Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62376 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50765)

Humor (20066)

Infantil (5479)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140859)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6228)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A DIFÍCIL ARTE DE ESCREVER SIMPLES -- 10/08/2001 - 23:41 (Maurilio Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






O título deste artigo estabelece um paradoxo. Como pode ser difícil escrever de maneira simples?

Escrever de forma simples e alcançar os objetivos propostos é uma arte que poucos dominam. Muita gente opta pela erudição de seus textos, como uma forma de demonstrar profundo conhecimento da matéria, e impressionar o leitor com uma verborragia e malabarismos lingüísticos.

Jorge Amado foi esse grande escritor, justamente por ter oferecido ao povo brasileiro, e posteriormente ao mundo, uma prosa simples, honesta e objetiva , onde o leitor é literalmente sugado pela magia de seus textos, onde repousa o espírito e a alma do povo brasileiro, na sua essência mais pura. Explorando a brasilidade de seus personagens, Jorge Amado passou a ser um escritor universal. Um russo, um americano ou um asiático sente a mesma emoção ao ler os seus livros. Jorge não complicava o texto, e esse foi o maior de seus méritos, responsável pela sua universalidade.

Na França do século 19, havia um homem, por nome de Camille Flamarion, considerado um grande vulgarizador. O vulgarizador era um elemento capaz de trazer à luz do conhecimento popular os assuntos mais complexos. Com o passar dos tempos, esses elementos foram desaparecendo, restando apenas a categoria dos complicadores. A finalidade do complicador é colocar bem longe do alcance popular, as matérias e assuntos de interesse relevante ao público, estabelecendo assim, uma espécie de reserva de domínio, ou monopólio sobre determinadas áreas do conhecimento humano. Normalmente são homens influentes, narcisistas e mergulhados até o pescoço no charco da vaidade. São bastante fluentes no economês, e sempre que tiverem chance de complicar, com certeza o farão com maestria.

Certa ocasião, fiz uma demonstração a pedido de um amigo, de como se poderia escrever um texto, onde o leitor menos preparado ficaria preso num labirinto de idéias desconexas.

Vejam o texto:



CONVITE À REFLEXÃO



Levando-se em consideração o quadro vigente e o risco em potencial de cairmos em um circunlóquio ideológico, onde estiolar-se-íam todas as tentativas de estabelecermos parâmetros conclusivos, embora revestidos de caráter legal, é mister que não esmoreçamos e procuremos atingir um consenso. Porém, para tal, haveremos de nos abster de atitudes insólitas e malévolas, o que certamente far-nos-ía decrescer na escala ascendente rumo a um "up grade" espiritual, condição à qual nos exporia à uma situação dantesca.

Contando com o seu irrestrito apoio, coloco-me à disposição para acolher os seus conceitos para ulteriores considerações, tendo em vista que V.Sa. possui um vasto cabedal científico concernente ao assunto em epígrafe, sendo o mesmo, verdadeiro agente catalisador para o intercâmbio de proposições.



Certo da sua compreensão e nobre colaboração,



envio os meus préstimos.



-------fim------



Fora a complicação, e salve a simplicidade!



Maurílio Silva - silmaster@yahoo.com.br







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui