Tempo de Matar é realmente um excelente filme! Seu enredo é bastante polêmico e claro, real, já que o fato central da história é uma coisa bastante comum.
Em Canton, no Mississipi, dois homens brancos bêbados espancam e estupram uma menina negra de uns dez anos, se eu não me engano. Eles são presos, mas quando estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada o pai da garota (Samuel L. Jackson) em um acesso de ódio decide qualquer preço fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um barril de pólvora e, além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que não permite que no julgamento se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro.
A partir dai o filme abre uma polêmica que leva ao expectador muitos sentimentos. O preconceito vem à tona no filme e o tema é debatido com muita força, com diferentes pontos de vistas e claro, uma boa história, que é pelo menos o essencial, para ligar o expectador ao filme.
A história pode parecer de ínicio um pouco absurda, mas o modo pela qual é explorada, desenvolvida, acaba convencendo quem vê de que aquilo pode Ter realmente conhecido. A história nesse filme acontece justamente o inverso de outros filmes: a história é apenas um pano de fundo, a questão em destaque é realmente o preconceito racial.
Já as interpretações estão boas. Algumas excelentes, outras nem tanto. Samuel L. Jackson é o grande destaque do filme. Está ótimo, realmente excelente performance, como já é de costume do ator. O homem que faz o advogado, o Matthew McConaughey está bem na medida do possível e Sandra Bullock, no pequeno papel que recebeu está muito bem. Já outros famosos como Kevin Spacey, Ashley Judd & Oliver Platt todos estão ótimos, mesmo não estando muito em destaque.
Claro que o filme tem momentos de recaída, mas no geral, a história é muito boa e claro, abre uma discussão! O final do filme é ótimo! Resumindo, Tempo de Matar é um filme que veio com um grande propósito: causar polêmica! E deu resultado: faturou mais de US$ 130 milhões ao redor do planeta. Sucesso merecido, bom filme!
Dirigido por Joel Schumacher (Um Dia de Fúria) e com Samuel L. Jackson, Matthew McConaughey, Kevin Spacey, Sandra Bullock, Oliver Platt, Donald Sutherland e Kiefer Sutherland no elenco.