Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SOBRE O ARTIGO SOCORRO! A NOSSA LÍNGUA ESTÁ ENCOLHENDO -- 06/08/2001 - 09:36 (Maurilio Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ÀS PESSOAS QUE SE SENSIBILIZARAM COM O ARTIGO

“SOCORRO! A NOSSA LÍNGUA ESTÁ ENCOLHENDO”.



Primeiramente gostaria de agradecer às pessoas que me honraram com a leitura do meu texto. Isso mostra que embora estejamos passando por um perverso processo de BESTIALIZAÇÃO e BUNDALIZAÇÃO de nossos valores sociais, ainda existem pessoas que estão atentas a essa violenta erosão a que o nosso idioma vem sendo submetido.

O idioma de um país é na minha opinião o MAIOR de seus símbolos. Uma bandeira pode ser modificada a qualquer momento atendendo a mudanças geopolíticas. Um novo hino poder ser escrito sob encomenda atendendo a uma mudança de regime político. Uma nova moeda pode surgir da noite para o dia, e desaparecer também da mesma forma. O idioma de um povo é o seu legado mais sagrado e a sua última defesa contra a dominação cultural.

Eu passei vinte e cinco anos de minha vida viajando para os mais diferentes quadrantes do mundo. Em um ano, só vinha ao Brasil por cerca de três meses. Isso me pôs em contato com as mais diversas culturas e nessas minhas andanças pude notar que muitos povos cultivam o hábito de falar corretamente o seu idioma. Um camponês de língua espanhola ou mesmo um humilde trabalhador português faz a devida colocação dos pronomes em uma frase, mesmo sem conhecimento de regras gramaticais. Ele fala certo sem saber porque. A integridade de seu idioma foi preservada e a sua identidade cultural também. Quem já ouviu um cubano falar espanhol fica encantado com a estética e o rebuscado do estilo. Infelizmente no Brasil o português só é bem tratado nos tribunais ou no Congresso, onde quanto mais eloqüente e versátil for o orador maior é a chance de absolvição e persuasão.

Gostaria de deixar bem claro que nada tenho contra a prática de outros idiomas no Brasil, muito ao contrário. O que me entristece é ver o nosso querido português ser maltratado, empobrecido, achincalhado e posto em baixo do tapete.

Enquanto isso no longínquo Timor Leste,na Ásia, o heróico povo Timorense está lutando para adotar o nosso idioma como idioma oficial do país. Acho que deveríamos aproveitar o ensejo e promover uma invasão cultural em um país que ao invés de adotar o inglês como língua oficial, o que seria mais cômodo, derramou o seu sangue para ter o privilégio de falar a nossa língua. Façamos isso antes que os americanos o façam.

Deixo em aberto a discussão, pois sei que nesta comunidade usineira há gente de altíssimo nível que também já estava há muito tempo incomodada com essa desvalorização de nosso idioma.



Maurílio Silva - silmaster@yahoo.com.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui