"Atentado contra a ONU no Iraque ocorreu por negligência
O atentado contra a sede da ONU no último dia 19 de agosto em Bagdá aconteceu por negligência da própria organização nas regras e procedimentos de segurança. Foi o que revelou inquérito de um comitê independente sobre a ação terrorista que resultou na morte de 22 pessoas, entre elas o representante das Nações Unidas no país, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello (foto).
Segundo o relatório, os regulamentos e recomendações para a proteção dos funcionários foram ignorados até mesmo pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. A ONU teria rejeitado a proteção porque se sentiu desconfortável com a presença de tanques norte-americanos, e pediu a retirada do exército e seu equipamento que cercava a área atacada. A idéia era separar-se de tudo que lembrasse a ocupação dos EUA.
Até mesmo depois do atentado as regras de segurança foram ignoradas, o que proporcionou a oportunidade para um segundo atentado a bomba ao escritório da ONU. Desta vez, em setembro, apenas um segurança iraquiano morreu.
Diego Casagrande - Publicado em 22.10 - 19h40."
Obs.: Antiamericanismo puro e babaca dá nisso (F.M.).