Marcelo era um indivíduo muito especial. Do alto dos seus quase sessenta anos, aquele senhor de aspecto tranqüilo , irmão do lendário Maestro Cipó, passava-nos a impressão de que havia levado mais da metade de sua vida debruçado em livros de filosofia, psicologia ,relações humanas e assuntos afins, tal era a sua perspicácia. Fez mestrado e doutorado na Universidade da Vida, o que lhe conferia um status para encerrar qualquer polêmica com um postulado Freudiano ou uma máxima de Vinícius de Moraes. Porém muito ao contrário, evitava emitir conceitos gratuitos sobre as coisas, a não ser quando consultado por uma pessoa mais chegada, levando a crer para os que não o conheciam que ele fosse o maior embusteiro da paróquia.
Tive o prazer de trabalhar por anos a fio ao seu lado e após muito observá-lo, cheguei a conclusão que ele era um gênio. Digo isso porque Marcelo nos passava a forte impressão de ter sido capaz de sintetizar toda a sabedoria universal em apenas duas palavras : “Aí Tem ! .”
Era batata! Você consultava o digníssimo sobre um problema qualquer, ele parava fazia uma pequena pausa e mandava a máxima : “Aí tem!” E o mais impressionante é que com certeza tinha. Era um consultor para assuntos aleatórios de primeiríssima qualidade.
Falar aí tem, qualquer imbecil fala, o xis da questão é falar na hora certa, no local certo e para as pessoas certas. E esse era o mérito de Marcelo. Quando o Lloyd Brasileiro estava começando a ficar em dificuldades “inexplicáveis”, entrava presidente e saía presidente prometendo sanear a empresa e o nosso querido companheiro sempre avisava aos mais eufóricos: “- Aí tem! ” E não deu outra coisa. O Lloyd Brasileiro , uma empresa com mais de cem anos de existência levando o pavilhão brasileiro para os quatro cantos do mundo, foi brutalmente extinto ou melhor, exterminado. E nessa história toda o Marcelo tinha razão: Ali tinha!
Fico cá pensando com os meus botões sobre essa febre de privatizações, essa fome no nordeste que não acaba nunca, esse monte de CPIs sempre terminando em pizza , essa avalanche de escândalos, as mesmas pessoas fazendo as mesmas promessas durante esses anos todos. Isso só me leva a constatar que o meu querido amigo era um homem bem a frente do seu tempo.
Hoje o nosso companheiro está em outra dimensão e dele nos restou uma preciosíssima lição : Cuidado com tudo o que te dizem, cuidado com tudo o que te prometem, cuidado com as facilidades que te oferecem, porque por trás disso tudo, com certeza : AÍ TEM!