Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63136 )
Cartas ( 21349)
Contos (13299)
Cordel (10355)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10647)
Erótico (13588)
Frases (51616)
Humor (20167)
Infantil (5584)
Infanto Juvenil (4928)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141264)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6344)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->11 de setembro -- 16/09/2003 - 17:09 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos










Para aqueles que estão enjoados de ver as imagens do ataque ou seja lá o que for da Al Qaeda contra os Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001 uma porção de jornalistas nacionais e internacionais estão pedindo que seja reconhecida também a data em que foi derrubado o regime socialista chileno, sob a batuta de Salvador Allende, pelo sanguinário General Augusto Pinochet.

Pinochet recebeu apoio maciço dos EUA através da CIA, e também do Exército Brasileiro, que na época obedecia ordens de uma ditadura, que não respeitava regimes simpáticos a Cuba e ao leste europeu.

Este tipo de informação, que deveria ser passada aos militares das novas gerações e para toda a sociedade civil, é facilmente encontrado em livros, e ao contrário do que muitos possam pensar, ajudam um povo a depurar seus pecados. É óbvio que as forças armadas sempre estão sujeitas aos caprichos dos governantes e na época seguiram diretrizes de Washington D.C. para impedir a continuidade de um regime que foi eleito pelo povo.

O que aconteceu no Chile também foi terrorismo, muito bem orquestrado. A causa do golpe foram as nacionalizações de empresas multinacionais, muitas americanas, que abriram feridas no relacionamento entre os latinos do Pacífico e Washington.

O tema é largamente abordado em obras como "A Revolução Impossível", de Luís Mir, editado pelo Círculo do Livro no início dos anos 90. Os norte-americanos costumam falar do 11 de setembro em Nova Iorque e Washington, mas evitam falar sobre quem sustentava as ditaduras militares na América Latina.

Para que houvesse sustentação das ditaduras foi necessário investir muito capital, treinar torturadores, e acima de tudo, violar todos os direitos humanos, num momento que é registrado como um dos piores da história moderna dos países de língua espanhola e portuguesa da América.

Era apenas uma guerra econômica, mas ganhou suporte ideológico e ainda existem bolsões da extrema direita infiltrados em diversos segmentos sociais.

Para os demais povos latinos o 11 de setembro chileno representa mais do que o 11 de setembro dos norte-americanos. Os latinos foram atacados de todas as formas pelo regime insidioso de Washington D.C. e nada puderam fazer a não ser contar os mortos encontrados. As ditaduras latinas tinham o péssimo costume de sumir com os seus adversários e muitos deles foram jogados em valas ou mesmo no mar para não deixar rastros.

Houve um 11 de setembro mais importante um dia na América, no Chile, e os terroristas eram os norte-americanos, que todos saibam.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui