Usina de Letras
Usina de Letras
221 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62407 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10448)

Erótico (13578)

Frases (50800)

Humor (20074)

Infantil (5487)

Infanto Juvenil (4810)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1377)

Poesias (140871)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2437)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6235)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A POESIA REFLEXIVA DE GIL CORREIA -- 07/09/2003 - 10:27 (ZACARIAS MARTINS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sair em busca de palavras fujonas, captura-las e depois transforma-las em belas páginas poéticas. Esta parece ser a sina do poeta e jornalista Gil Correia, presidente da Academia Gurupiense de Letras e Editor Geral do jornal A Notícia, que estará lançando no dia 26, no distrito de Taquaruçu, o livro “Espelho D alma - Reflexões Poéticas”, cuja capa foi concebida pela artista plástica Bel Perini.

Operário braçal da palavra, Gil Correia é destes poetas que não fogem a luta. Sua arma mais potente é a inspiração, da qual surgem poesias irrequietas, audaciosas e até mesmo traquinas, as quais se apresentam multiformes e irisadas. Vai do social à poesia existencialista, sem, no entanto, banalizar a temática escolhida com textos que nada nos dizem em termos de sentimento. Sua poesia tem vida, emoção e é contagiante.

O livro é bilíngüe (português/espanhol) e de acordo com a escritora e mestra em Educação Sônia de Itoz, em suas reflexões poéticas, Gil Correia “traduz as experiências, amores, sabores e dissabores desta vida tão ínfima e tão grandiosa para deixar dito para sempre que é bela a vida”.

Já o crítico literário Fabiano Donato, professor de Literatura Brasileira e Portuguesa da Fafich, ao comentar a obra de Gil Correia, afirma que se a crença na poesia é a prática da esperança, a prática da poesia é um grito contestador contra a nadificação do indivíduo pelas amarras do capitalismo caduco. Fabiano explica que é contra esse esvaziamento do homem e dos valores do tempo, como do sagrado conceito da existência, que se insurge a poética de Gil. “É contra esta paz simulacro, contra estas convenções interditos, que o artista ergue seu canto”, enfatiza o crítico literário.

O lançamento do livro integra a programação do Festival Artcult, que será realizado no período de 18 a 28 e reunirá produtores culturais de várias partes do Estado, como Dorivã, Orley Massoli, Keila e Banda, Lucinha Quilombo, Grupo de Teatro Chama Viva, dentre outros. Também acontecerão mostras de fotografia de artes plásticas e esculturas, bem como espetáculos várias oficinas e espetáculos de dança, teatro e um concurso literário.



-------------------------------------------------

Publicado no Jornal "A Noticia", de Gurupi (TO), edição de 19 a 25 de julho de 2003

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui