Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63427 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22584)
Discursos (3250)
Ensaios - (10749)
Erótico (13601)
Frases (51945)
Humor (20205)
Infantil (5640)
Infanto Juvenil (4990)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141379)
Redação (3372)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2443)
Textos Jurídicos (1974)
Textos Religiosos/Sermões (6386)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Isso é importante??? - economia -- 27/08/2003 - 16:18 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Há momentos em que as notícias que encontramos soariam melhor se fossem piadas como as que se contam em fim de churrascada e aniversário de sogra. É o caso da pérola do Banco Central, anunciando a retirada de circulação das moedas de R$ 1, numa demonstração de descaso com o erário nacional.

Segundo a informação divulgada pela Reuters Investor, na tarde do dia 27 de agosto de 2003. A moeda completaria no próximo ano dez anos de circulação, mas segundo o diretor de administração do BC, João Antônio Fleury, a moeda de aro dourada, lançada em 1998, é mais resistente e mais fácil de ser distinguida por pessoas com dificuldades visuais.

Até concordo que os deficientes visuais precisam ser respeitados, mas consideremos o fato que existem cerca de 211 milhões de moedas antigas de um real em circulação e 83 milhões da moeda de aro dourado, segundo o próprio Banco Central. Será que é necessário retirar as moedas de circulação mesmo, principalmente quando se fala em otimizar recursos e a economia está passando por momentos tão difíceis?

A moeda de um real de aço inoxidável lançada em julho de 1994, com o Plano Real, será retirada de circulação e substituída integralmente pela moeda de um real de aro dourado, ”de melhor qualidade e mais facilmente identificável pela população”, segundo o Banco Central.

Dentro de 90 dias, a moeda antiga não deverá ser mais aceita pelo comércio, mas poderá ser trocada pelo modelo mais novo nos bancos em um prazo de 6 meses e, nas agências do Banco do Brasil e postos de atendimento do Banco Central, por tempo indeterminado.

Para esclarecer a população sobre o processo da troca, o Banco Central lançará uma campanha de divulgação nos jornais, televisão e rádio a partir da próxima semana, o que implica em gastar mais dinheiro público.

Criticar um homem sério como o presidente Lula da Silva é chato, mas as competências e prioridades do governo atual são muito esquisitas. Tomara que o programa Fome Zero pelo menos venha alcançar os objetivos propostos e esperados por boa parte da população.

Trocar moeda em tempo de recessão é no mínimo curioso. Poderíamos trocar também uma porção de políticos, já que se desgastam com bobagens quando deles se espera um pouco mais de coerência com o destino de milhões de almas tupiniquins.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui