Repercutiu imensamente a nota sobre a TVE publicada ontem nesta coluna, de que a emissora estatal evitava convidar jornalistas críticos ao governo Olívio. O telefone não parou o dia inteiro. Boa parte das ligações foram de pessoas que deixaram clara a insatisfação com os rumos editoriais da TVE e que não são mais convidadas para participar da programação da emissora. “Quando o PT estava no governo, eles ainda precisavam passar a impressão de que ouviam o outro lado na TVE e na FM Cultura. Era sempre desigual a presença dos afinados ideologicamente e dos contrários. Mas pelo menos de vez em quando eu participava de algum programa como convidado” contou um jornalista que prefere não se identificar".
EXCLUÍDOS
Ao que parece não são apenas jornalistas os excluídos da TVE. Ex-presidente e atual conselheiro do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS, Jair Krischke ainda não colocou os pés na emissora desde que o governo Rigotto assumiu. O mesmo acontece com os demais membros da ONG, que teve papel fundamental na CPI da Segurança Pública, ou CPI do Bicho, como ficou conhecida nacionalmente. “Eu e meus colegas nos sentimos censurados. O que nós temos a dizer não pode ser dito na TVE” afirmou.
Krischke garante que enquanto isso, ONGs ligadas ao PT e que foram infladas no governo passado, parecem ter cadeira cativa em programas da emissora.
A PRESIDENTE NEGA
A presidente da TVE-RS, Liana Milanez, nega que exista “quer tipo de censura” na emissora estatal gaúcha. “Sou uma pessoa democrática que respeita opiniões contrárias e que cumpre aqui o papel de uma jornalista atenta, criteriosa e procura exercer aqui a dignidade do jornalismo. Aqui não se faz política, se faz jornalismo” defende ela.
(OpiniaoLivre.com.br - Coluna de informação e opinião do jornalista Diego Casagrande, editada para o Rio Grande do Sul - n° 507 – Porto Alegre - quarta-feira – 27 de agosto de 2003)"
Obs.: As TVEs, no Brasil, foram todas tomadas de assalto pelos esquerdistas – o mesmo ocorrendo em todas as outras áreas, culturais ou não - a tal "sociedade civil".
A TV Cultura de São Paulo ("TV Lumumba"), p. ex., é dominada pelos Barbeiros e Markuns, não sobrando o mínimo espaço para os pensadores que não são filiados a esse ou aquele grupelho ideológico. Por isso, o caso gaúcho não é diferente e, ao contrário do que diz sua presidente, lá se faz política e politicagem, sim. (F.M.)