Usina de Letras
Usina de Letras
43 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63497 )
Cartas ( 21356)
Contos (13308)
Cordel (10364)
Crônicas (22588)
Discursos (3250)
Ensaios - (10775)
Erótico (13602)
Frases (51997)
Humor (20212)
Infantil (5649)
Infanto Juvenil (5007)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141399)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6396)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Networking - Amigo profissional -- 16/05/2003 - 16:17 (Linda Cidade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Amigo profissional



Os anti-sociais estão com os dias contados. Num futuro breve, só os bem-relacionados triunfarão na carreira corporativa. Veja aqui como montar um networking estratégico, que alavanque oportunidades no mercado



Carlos Francis



Dize-me com quem andas que te direi quem podes vir a ser. O velho ditado ganha nova versão na era do networking. Antigamente, o que funcionava era o Q.I. - traduzindo, "quem indica". Hoje, a ascensão e a recolocação profissional exigem mais do que uma boa indicação: é preciso construir uma rede versátil de relacionamento profissional. Ela é que vai impedir as quedas livres que se seguem ao desemprego e às crises no trabalho.



José Augusto Minarelli, presidente da Lens Minarelli & Associados - Consultoria de Outplacement e Aconselhamento de Carreira, detalha o assunto no seu livro "Networking - Como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na sua carreira", Editora Gente: "Tenho a convicção de que a rede de relacionamentos humanos é agora a ferramenta mais eficaz para proporcionar aos profissionais acesso à informação e a oportunidades no mercado de trabalho." Além disso, essa rede poderá servir de termômetro para saber qual é a hora e a vez de montar negócio próprio. O networking, resume Minarelli, é um canal que capta, integra e distribui informações, bens e serviços com maior eficiência. Na visão do autor, quando a pessoa se integra e cultiva sua rede de relacionamentos, tem sempre mais oportunidades de captar o que necessita e de distribuir o que tem disponível.



Compartilhando do mesmo pensamento de Minarelli, Fernando Nogueira, presidente da Consulting House, vê a prática da rede de relacionamentos como um instrumento indispensável na construção da carreira e dos negócios. "A estratégia gera vantagens em vários pontos e possibilita estar perto dos decision makers das instituições, o que pode alavancar um negócio ou uma carreira com a horizontalização do relacionamento, além de gerar alinhamento dos rumos do pensamento empresarial, ou seja, o profissional se atualiza quanto ao que gira na cúpula das organizações", explica.



Ampla distribuição de cartões de visita não basta



Os consultores da área fazem um alerta aos networkers e última hora, que recorrem à técnica somente nas horas difíceis e crêem que construir uma rede de relacionamentos seja somente distribuir cartões de visita. Assim não funciona! Além de ser um recurso que deve ser cultivado longa e dedicamente, o networking exige talentos e atitudes que costumam ser pouco valorizados no mundo executivo, explica o presidente da Gutemberg Consultores, Gutemberg B. de Macedo. Entre esses, se sobressaem a humildade, a vontade de servir desinteressadamente, moderação e uma alma generosa e desprendida: "O networking é uma ferramenta para ser utilizada ao longo da vida - do berço à sepultura, e não meramente na hora da necessidade, a exemplo do momento pós-demissão", destaca o consultor.



Reforçando essa linha de pensamento, a sócia-diretora da RightSaad Fellipelli, Adriana Fellipeli, explica que os relacionamentos têm de ser constantes e genuínos, preferencialmente transparentes, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. "As pessoas, quando assumem cargos de responsabilidade, como uma diretoria ou uma presidência, usufruem da posição sem considerar que se trata de um status momentâneo. Se durante o período no poder o profissional não cultivar verdadeiros relacionamentos, quando sair dessa posição, não terá base para a continuidade da carreira", conclui.



Potencial ainda inexplorado



Embora a arte de se relacionar seja cada vez mais exigida para ampliar as oportunidades de plantão, o número de pessoas que se utilizam dessa ferramenta para garimpar uma recolocação profissional é ainda considerado tímido. Uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho identificou que apenas 29,5% de profissionais que estão em busca de uma recolocação contatam conhecidos e amigos. A mesma pesquisa revela ainda que a inclusão dos ex-empregadores na rede de relacionamentos é ainda menor: apenas 22,8% desses profissionais procuraram as empresas para as quais já trabalharam.



A pesquisa teve como base o universo de 107.116 respondentes, em questionário disponibilizado pelo centro de pesquisas do Grupo Catho, dos quais 12,7% declaram-se desempregados. Na opinião de Thomas Case, fundador e presidente do Grupo, esses números refletem o desconhecimento dos profissionais em relação às técnicas de se cultivar o networking. Para ocupar espaço nesse vácuo do mercado, o Grupo Catho disponibiliza um programa especial em que, através de seminários e filmes, os consultores ajudam o associado a montar sua própria rede de relacionamentos. Thomas Case faz questão de frisar que, além do networking, o profissional que quer se recolocar ou cavar novas oportunidades profissionais deve recorrer às ações tradicionais, como anúncio em jornal, cadastro em sites de recolocação profissional e abordagem em empresas.



Na corrente a favor de que quanto maior o canal de relacionamentos, maiores as chances de indicação para uma recolocação profissional posiciona-se Roger Spencer Bardoe, sócio-diretor da Task Force, empresa do Grupo Gelre. Ele reforça a tese de que a indicação através do networking é uma das mais importantes ferramentas para quem busca oportunidade de trabalho.



22 Atitudes que constroem um networking eficiente



Autor do livro "Networking - Como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na sua carreira", José Augusto Minarelli dá dicas para o networker:



01- Conheça seus pontos fortes e procure enfatizá-los durante as conversas profissionais sem se mostrar convencido nem arrogante.



02- Adote o networking como uma postura de vida e pratique-o todos os dias, mesmo quando achar que não está precisando dele.



03- Não espere que os outros tomem a iniciativa: adote uma atitude pró-ativa e faça contatos regularmente.



04- De vez em quando, faça contato apenas para saber como vai o outro. Saiba demonstrar interesse pelas pessoas.



05- Preste atenção no que os outros dizem e contam. Todo mundo gosta de sentir-se importante.



06- Invista um pouco de seu tempo em "prosear", sem nenhum interesse específico.



07- Quando pedir ajuda a alguém, ajude o outro a ajudar você. Faça um pedido com foco e objetivo. Seja específico.



08- Nunca faça comentários negativos a respeito de ninguém, especialmente ex-empregadores.



09- Não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda. As pessoas gostam de ajudar e de se sentir úteis. Pratique a força da frase: "Estou com um problema e acho que você pode me ajudar a solucioná-lo."



10- Não se aborreça quando sentir certa rejeição. Tenha paciência e compreenda: a pessoa pode não estar em um de seus melhores dias.



11- Seja sempre mais persistente do que acha que deveria ser, ou seja, continue sempre a buscar seus caminhos, mesmo quando for preciso mudar de rota.



12- Seja amistoso e realista, isto é, saiba pedir ajuda com educação e gentileza e faça pedidos possíveis. Cuidado para não ser inconveniente.



13- Esteja sempre pronto a ajudar os outros, mesmo que o gesto não lhe traga nenhum benefício direto ou imediato.



14- Mantenha uma atitude positiva diante dos desafios. Afinal, você já chegou até aqui, e a hora certa de parar de caminhar não existe.



15- Torne-se conhecido em seu círculo por ser uma boa fonte de informações. Navegue na Internet nos sites de seu interesse, leia muito e ouça bastante a experiência dos outros. Quando for solicitado, passe todas as informações disponíveis.



16- Em eventos profissionais sente-se perto de estranhos. Não fique sozinho nem passe todo o tempo somente com aqueles que você já conhece.



17- Quando for apresentado a alguém, preste muita atenção nos nomes e procure usá-los de imediato para reforçar a memória.



18- Aprenda e pratique as regras da etiqueta social e de negócios. Todo o mundo gosta de se relacionar com alguém educado e gentil.



19- Só mande e-mails ou fax personalizados, e fique atento para não cometer erros de português.



20- Mantenha em mente seus propósitos profissionais e pessoais. Essa é a maneira de conduzir sua carreira com positividade e objetividade.



21- Ocasionalmente, dê um intervalo no networking, evitando ficar muito exposto.



22- Nunca saia de casa sem levar cartões de visita e, se estiver em busca de recolocação profissional, tenha sempre currículos na pasta executiva.



Alguns depoimentos de profissionais de RH



"Nós, profissionais de RH, precisamos de informações do mercado para muitas vezes definirmos políticas e procedimentos para nossas organizações. Geralmente o profissional dessa área participa também em grupos informais para troca de experiência e informações. Tudo isso fez com que eu sempre valorizasse a rede de relacionamentos que fui criando ao longo da minha carreira." Felipe Westin, diretor de Recursos Humanos da Bristol Myers Squibb.



"Os maiores frutos que colhi e colho diariamente em minha vida profissional são através do meu networking. Se não fosse por ele, não conseguiria um décimo das conquistas profissionais e até mesmo dos grandes amigos que tenho nesta metrópole." Marcos Nascimento, diretor de Recursos Humanos para a América Latina da Accenture



"O networking funciona como mola propulsora para quem mantém bons contatos atualizados, facilitando, assim, sua presença na vitrine mercadológica." Ivandel Batista Alves, consultor de empresas nas áreas de comunicação e desenvolvimento comportamental e profissional



"A arte de praticar networking me ajudou a tornar-me conhecido no meio executivo e considerar meu status de um dos mais destacados headhunters do mundo, segundo a revista The Economist." Robert Wong, senior client partner da Korn Ferry



Serviço: Lens Minarelli - www.lensminarelli.com.br; Consulting House - www.consultinghouse.com.br; Grupo Catho - www.catho.com.br; Grupo Gelre - www.gelre.com.br; Gutemberg Consultores - www.gutemberg.com.br; RightSaadFellipelli - www.rightbrasil.com.br



RH EM SÍNTESE Nº 51 - ANO IX - MAR/ABR 2003 - PÁGINAS 10 A 13
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui