Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62374 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10433)

Erótico (13578)

Frases (50763)

Humor (20066)

Infantil (5479)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140859)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6226)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A exatidão dos conceitos Bíblicos - V -- 03/05/2003 - 18:42 (José Roberto Braz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
”A exatidão dos conceitos Bíblicos” – V






A Bíblia e a Ciência - A Bíblia tem coerentemente triunfado sobre a crítica. Por exemplo, quando é lida com mente aberta, vê-se que ela está em harmonia com a verdadeira ciência. É claro que a Bíblia foi preparada como guia espiritual, não como manual de Ciência. Mas, vamos continuar vendo se a Bíblia está ou não de acordo com fatos científicos.



Anatomia: A Bíblia diz com exatidão que ‘todas as partes’ do embrião humano estão “assentadas por escrito”. (Salmo 139:13-16) O cérebro, o coração, os pulmões, os olhos — estas e todas as outras partes do corpo estão “assentadas por escrito” no código genético do óvulo fecundado no útero da mãe. Este código contém cronogramas internos para o surgimento de todas essas partes na devida ordem. Imagine! Este fato sobre o desenvolvimento do corpo humano foi registrado na Bíblia quase 3.000 anos antes de os cientistas descobrirem o código genético.



Arqueologia: Reis, cidades e nações bíblicas voltaram à existência devido à descoberta de tabuinhas de argila, cerâmica, inscrições, e coisas assim. Por exemplo, povos tais como os hititas, mencionados nas Escrituras, existiram realmente. (Êxodo 3:8) Sir Charles Marston, no seu livro The Bible Comes Alive (A Bíblia Revive), disse: “Os que abalaram a fé do povo na Bíblia, minando a sua autoridade, estão por sua vez minados pela evidência que veio à luz, e a autoridade deles está sendo destruída. A pá de cavar está lançando o criticismo destrutivo fora do campo de fatos duvidosos para o de ficção reconhecida.”



A arqueologia tem dado apoio à Bíblia em muitos sentidos. Por exemplo, as descobertas têm confirmado os lugares e os nomes encontrados no capítulo 10 de Gênesis. Os escavadores descobriram a cidade caldéia de Ur, centro comercial e religioso onde Abraão nasceu. (Gênesis 11:27-31) Acima da fonte de Giom, na parte sudeste de Jerusalém, os arqueólogos encontraram a cidade jebuséia tomada pelo Rei Davi. (2 Samuel 5:4-10) A Inscrição de Siloé, gravada numa extremidade do conduto, ou aqueduto, do Rei Ezequias, foi descoberta em 1880. (2 Reis 20:20) A queda de Babilônia diante de Ciro, o Grande, em 539 AEC, é relatada na Crônica de Nabonido, descoberta no século 19 EC. Pormenores constantes no livro de Ester foram confirmados por inscrições em Persépolis e pela descoberta do palácio do Rei Xerxes (Assuero) em Susã, ou Susa, entre 1880 e 1890 EC. Uma inscrição encontrada em 1961 nas ruínas dum teatro romano em Cesaréia provou a existência do governador romano Pôncio Pilatos, que entregou Jesus para ser pregado numa estaca. — Mateus 27:11-26.



Astronomia: Há uns 2.700 anos, muito antes de as pessoas em geral saberem que a Terra é redonda — o profeta Isaías escreveu: “Há Um que mora acima do círculo da terra.” (Isaías 40:22) A palavra hebraica hhug, traduzida aqui por “círculo”, também pode ser vertida por “esfera”. (A Concordance of the Hebrew and Chaldee Scriptures [Concordância das Escrituras Hebraicas e Caldéias], de B. Davidson) Por outro lado, também, o “círculo” do horizonte da Terra é claramente visto do espaço sideral e às vezes em viagem de avião a grande altitude. Incidentalmente, Jó 26:7 diz que Deus “suspende a terra sobre o nada”. Isto é verdade, porque os astrônomos sabem que a Terra não tem nada visível que a sustente.



Botânica: Alguns concluem erroneamente que a Bíblia não é exata, porque Jesus Cristo falou do “grão de mostarda” como “a menor de todas as sementes”. (Marcos 4:30-32) É provável que Jesus se referisse à semente da mostarda-negra (Brassica nigra ou Sinapis nigra), que tem um diâmetro de cerca de 1 a 1,6 milímetro. Embora haja sementes menores, tais como as da orquídea, finas como pó, Jesus não estava falando a pessoas que cultivavam orquídeas. Aqueles judeus galileus sabiam que, dentre os diversos tipos de sementes usadas pelos lavradores locais, a semente da mostarda era a menor. Jesus estava falando sobre o governo de Deus, não dando uma aula de Botânica.



Geologia: Referente ao relato bíblico da criação, o famoso geólogo Wallace Pratt disse: “Se eu, como geólogo, tivesse de explicar concisamente nossas idéias modernas sobre a origem da Terra e o desenvolvimento da vida sobre ela a um povo simples, pastoril, tal como o das tribos a quem foi dirigido o Livro de Gênesis, dificilmente poderia fazê-lo melhor do que seguir bem de perto grande parte da linguagem do primeiro capítulo de Gênesis.” Pratt observou que a ordem dos eventos em Gênesis — a origem dos oceanos, a emergência do solo seco e daí o aparecimento da vida marinha, das aves e dos mamíferos — é essencialmente a seqüência das principais divisões do período geológico.



Medicina: C. Raimer Smith, no seu livro The Physician Examines the Bible (O Médico Examina a Bíblia), escreveu: “Para mim é bem surpreendente que a Bíblia seja tão exata do ponto de vista da medicina... Quando se mencionam tratamentos, como de furúnculos, feridas, etc., ela é correta, mesmo segundo padrões modernos... Ainda um grande número de pessoas crê em muitas superstições, tais como a de que uma espécie de castanha norte-americana no bolso evita o reumatismo; que tocar em sapos causa verrugas; que usar flanela vermelha em volta do pescoço cura dor de garganta; que um saquinho de assa-fétida previne doenças; que toda vez que uma criança adoece é porque ela tem vermes; etc., mas não se encontram tais declarações na Bíblia. Isto, em si, é notável, e para mim é prova da sua origem divina.”



Vida animal: Segundo a Bíblia, “a lebre . . . é ruminante”. (Levítico 11:6) François Bourlière (The Natural History of Mammals [História Natural dos Mamíferos], 1964, página 41) diz: “O hábito da ‘coprofagia’, ou de fazer o alimento passar duas vezes pelos intestinos, em vez de apenas uma, parece ser um fenômeno comum nos coelhos e nas lebres. Os coelhos domésticos em geral comem, e engolem sem mastigar, seu excremento noturno, que constitui pela manhã quase a metade do conteúdo geral do estômago. No coelho-selvagem, a coprofagia ocorre duas vezes por dia, e relata-se que a lebre européia tem o mesmo hábito.” Sobre o mesmo ponto, a obra Mammals of the World (Mamíferos do Mundo; de E. P. Walker, 1964, Volume II, página 647) declara: “Isto pode ser similar à ‘ruminação’ dos mamíferos ruminantes.”



Fidedigna em Pormenores Históricos

O advogado Irwin H. Linton, no seu livro A Lawyer Examines the Bible (Um Advogado Examina a Bíblia), faz a seguinte observação: “Ao passo que os romances, as lendas e o testemunho falso tomam o cuidado de colocar os eventos narrados em algum lugar distante e em algum tempo indefinido, violando assim as primeiras regras que nós, advogados, aprendemos sobre o bom patrocínio duma causa em juízo, de que ‘a declaração precisa dar o tempo e o lugar’, as narrativas da Bíblia nos dão a data e o lugar das coisas narradas, com a máxima precisão.”



Para provar este ponto, Linton citou Lucas 3:1, 2. O escritor do Evangelho mencionou ali sete autoridades, a fim de especificar o tempo em que Jesus Cristo iniciou Seu ministério. Note os pormenores que Lucas forneceu nas seguintes palavras: “No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia e Herodes era governante distrital da Galiléia, mas Filipe, seu irmão, era governante distrital do país da Ituréia e de Traconítis, e Lisânias era governante distrital de Abilene, nos dias do principal sacerdote Anás e de Caifás, veio a declaração de Deus a João, filho de Zacarias, no ermo.”



A Bíblia está cheia de pormenores similares. Além disso, partes dela, tais como os Evangelhos, foram escritas num período altamente desenvolvido da cultura judaica, grega e romana. Era uma época de advogados, escritores, administradores e outros semelhantes. Certamente, pois, se os pormenores encontrados nos Evangelhos e em outras partes da Bíblia não tivessem correspondido aos fatos, teriam sido expostos como fraudulentos. Mas os historiadores seculares confirmaram pontos tais como a existência de Jesus Cristo. Por exemplo, Tácito, historiador romano, escreveu a respeito de Jesus e Seus seguidores: “O autor deste seu nome [cristãos] foi Cristo, que no governo de Tibério foi condenado ao último suplício pelo procurador Pôncio Pilatos.” (Anais, Livro XV, 44, Clássicos Jackson) A exatidão histórica da Bíblia ajuda-nos a provar que ela é a dádiva de Deus para a humanidade.



BOMBA!!!! - A Maior Evidência

Embora a Arqueologia, a Astronomia, a História e outros campos de conhecimento apóiem a Bíblia, a fé nela não se baseia em tais confirmações. Entre as muitas provas de que a Bíblia é a inspirada dádiva de Deus para nós, não se poderia apresentar evidência maior do que o cumprimento de suas profecias.



Deus é a Fonte da verdadeira profecia. Ele disse por meio do seu profeta Isaías: “As primeiras coisas — eis que chegaram, mas eu estou contando coisas novas. Antes de começarem a surgir, faço que as ouçais.” (Isaías 42:9) Além disso, a Bíblia diz que seus escritores foram inspirados por Deus por meio do Seu espírito santo, ou Sua força ativa. Por exemplo, o apóstolo cristão Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus.” (2 Timóteo 3:16) O apóstolo Pedro escreveu: “Nenhuma profecia da Escritura procede de qualquer interpretação particular. Porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo.” (2 Pedro 1:20, 21) Portanto, examinemos as profecias bíblicas.



Entre as centenas de profecias na Bíblia há aquelas que se referem à capital assíria, Nínive, “cidade de derramamento de sangue”, que inspirava terror em todo o antigo Oriente Médio por mais de 15 séculos. (Naum 3:1) No entanto, no apogeu do poder de Nínive, a Bíblia predisse: “[Deus] fará de Nínive um baldio desolado, uma região árida como o ermo. E no meio dela estarão deitadas as greis, todos os animais selváticos de uma nação. Tanto o pelicano como o porco-espinho passarão a noite entre os seus capitéis. Uma voz estará cantando na janela. Haverá devastação no limiar; porque ele certamente exporá os próprios lambris.” (Sofonias 2:13, 14) Atualmente, os visitantes vêem apenas uma elevação de terreno que marca o lugar desolado da antiga Nínive. Além disso, ali pastam rebanhos de ovelhas, ATÉ HOJE conforme predito.



Daniel, profeta de Deus, observou numa visão um carneiro de dois chifres e um bode com um grande chifre entre os olhos. O bode derrubou o carneiro, quebrando-lhe os dois chifres. Daí, o grande chifre do bode foi quebrado e em seu lugar surgiram quatro chifres. (Daniel 8:1-8) O anjo Gabriel explicou: “O carneiro que viste, tendo dois chifres, representa os reis da Média e da Pérsia. E o bode peludo representa o rei da Grécia; e quanto ao chifre grande que havia entre os seus olhos, este representa o primeiro rei. E que este foi quebrado, de modo que por fim se ergueram quatro em seu lugar, haverá quatro reinos que se erguerão de sua nação, mas não com o seu poder.” (Daniel 8:20-22) Conforme a história comprovou, o carneiro de dois chifres — o Império Medo-Persa — foi derrubado pelo “rei da Grécia”. Este figurativo bode tinha um “grande chifre” na pessoa de Alexandre, o Grande. Após a morte deste, seus quatro generais substituíram este “grande chifre” por assumirem o poder em “quatro reinos”.



Dezenas de profecias nas Escrituras Hebraicas (“Velho Testamento”) já se cumpriram em relação com Jesus Cristo. Algumas delas foram aplicadas a ele por escritores divinamente inspirados das Escrituras Gregas Cristãs (“Novo Testamento”). Por exemplo, Mateus, escritor dum Evangelho, indicou o cumprimento de profecias bíblicas no nascimento de Jesus por meio duma virgem, em Ele ter um precursor, e em Ele entrar em Jerusalém montado num jumentinho, filho de jumenta. (Compare Mateus 1:18-23; 3:1-3; 21:1-9 com Isaías 7:14; 40:3; Zacarias 9:9.) Essas profecias cumpridas ajudam a provar que a Bíblia é deveras a inspirada dádiva de Deus.



A tabela abaixo, intitulada “Profecias Bíblicas Cumpridas”, apresenta APENAS ALGUMAS das centenas de profecias bíblicas que poderia listar aqui. Eu tenho ciência de que muitos na Usina se interessam apenas pela inutilidade como está provado, afinal, é muito mais fácil estacionamos nosso cérebro deixando “o barco correr” por si só! Com a Bíblia, é muito diferente! Você tem que ter disposição ao trabalho, disposição para estudar, para “raciocinar”. “Tem que tirar a bunda da cadeira e correr atrás”, como diz o dito popular. E, um outro chavão, bem apropriado ainda diz: “As coisas, não caem do céu”, e, é verdade!



Então, por que não investigar a bíblia mais a fundo? Eu desejo que sua sincera busca de conhecimento do Altíssimo e dos Seus propósitos o convença de que a Bíblia deveras é a inspirada dádiva de Deus.





“Profecias Bíblicas Cumpridas”




Gênesis 49:10 - Judá é constituída em tribo real de Israel. (1 Crônicas 5:2; Hebreus 7:14);



Sofonias 2:13, 14 - Nínive é desolada por volta de 632 AEC;



Jeremias 25:1-11; Isaías 39:6 - A conquista de Jerusalém dá início a 70 anos de desolação.(2Cronicas 36:17-21; Jer 39:1-9);



Isaías 13:1, 17-22; - Ciro conquista Babilônia;



Is 44:24-28; 45:1, 2 - Judeus retornam à pátria. (2 Crôn 36:20-23; Esd 2:1-6);



Daniel 8:3-8, 20-22 - A Medo-Pérsia é derrubada, Império Grego é dividido;



Isaías 7:14; Miquéias 5:2 - Jesus nasce duma virgem em Belém. (Mat 1:18-23; 2:1-6);



Daniel 9:24-26 - A unção de Jesus como Messias (29 EC). (Lucas 3:1-3, 21-23);



Isaías 9:1, 2 - Divulgação do novo governo começa na Galiléia. (Mat 4:12-23);



Isaías 53:4, 5, 12 - A morte de Cristo como resgate. (Mat 20:28; Mat. 27:50);



Salmo 22:18 - Lançaram-se sortes sobre a roupa de Jesus. (João 19:23, 24);



Salmo 16:10; Mateus 12:40 - A ressurreição de Cristo (Marcos 16:1-6; 1 Coríntios 15:3-8);



Lucas 19:41-44; 21:20-24 - A destruição de Jerusalém pelos romanos (70 EC);



Lucas 21:10, 11;- Guerras, fome, terremotos, pestilências, e coisas assim, sem paralelo, indicam o novo sistema de governo que virá, Porém, todos serão avisados de que o novo governo já está estabelecido, e, em breve assumirá o poder. (Mateus 24:3-13; 2Tim 3:1-5)(Mateus 24:14; Isaías 43:10; Salmo 2:1-9; Mateus 24:21-34)



Revelação 7:9-17 - Um povo escolhido, se prepara para sobreviver;







- A Bíblia, tinha razão!” -


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui