A grande diferença em expressões de linguagem e ler algo metaforicamente. A expressão de linguagem é reconhecidamente como uma discrepância no sentido lógico em favor do metafórico; quando se fala metaforicamente, sem o uso de tais expressões, não é tão fácil perceber pois parece que se fala de outra coisa.
Quando se fala que a bíblia é uma grande texto metafórico, se usa o pretexto de que ela pode ser interpretada de qualquer jeito. Então, não se deve preocupar se o que está escrito está certo ou errado, se funciona ou não, sempre se arranja um jeito de se fazer seus escritos perfeitos e coerentes.
O que dizer então, metaforicamente falando, a besta com seus milhões de presas e chifres saindo do mar para dar cabo da humanidade? significa que a humanidade vai acabar, por exemplo? Por que se faz questão de dizer o número exato de presas e chifres desses monstros? E por que a "besta" ou o animal do apocalipse? e não, o ser humano do apocalipse?
Vou mais tarde, para calar a boca daqueles que acham que nós, ateus, temos implicância gratuita com deuses e tudo mais, colocar aqui um ensaio sobre o genesis. Muitos de nós já leram a bíblia por simples curiosidade e crescimento cultural.
Em nenhum momento se diz que a cobra é o diabo, há menção à mitologia greco-romana e, em várias partes, se tem erros lógicos de continuidade, como o mais conhecido: de onde apareceram as mulheres dos filhos de Adão e Eva?