Vou repassar, aqui, alguns trechos de um livro publicado há dois anos. Um pequeno livro de autoria do jornalista Aloysio Biondi, falecido no ano passado e que exerceu sua profissão, durante 44 anos nos mais importantes jornais do país. É um relato que nos permite, hoje, fazer um retrospecto e tomar conhecimento das verdadeiras razões daquilo que acontece conosco e o porquê das mazelas que nos transtornam.
“No caso dos serviços telefônicos e de energia elétrica, o projeto de governo sempre foi fazer exatamente o contrário, por baixo do pano ou, na surdina.”
“O governo enganou a sociedade...Utilizando como exemplos, ainda, os setores de energia e telefonia, pode-se comprovar essas mentiras.”
“Até aqui, foram apontadas algumas das causas dos lucros...Quem se interessar por maiores detalhes sobre essas operações deve consultar a magnífica reportagem da jornalista Maria Christina de Carvalho, publicada pela Gazeta Mercantil em 17 de novembro de 1998”.
“Mas, neste Brasil em que a mentira campeia solta, as empresas “compradoras” dizem, e os meios de comunicação repetem, que os problemas surgidos... A mesma mentira repetida, também, pelos “compradores”das empresas paulistas de energia elétrica já privatizadas...”
“Essa falta de consciência coletiva, reforçada pelos meios de comunicação, repita-se, explica a indiferença com que a opinião pública viu o governo doar por 10 o que valia 100”.
“A doação do patrimônio público, empreendida pelo governo Fernando Henrique Cardoso tem uma agravante. – Essa hipótese existia no governo Itamar... Com a posse de Fernando Henrique Cardoso e sua equipe, a proposta foi abandonada, para alegria de grupos empresariais”.
A obra mencionada, de autoria de Aloysio Biondi tem por título:
“O Brasil Privatizado” (Um balanço do desmonte do Estado).