Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TEMPO: O SÁBIO SENHOR DE TODAS AS COISAS -- 25/03/2000 - 18:10 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os empresários e os executivos de marketing do Transporte Aéreo costumam dizer que não existem produtos mais perecíveis do que poltrona ou porão de avião. A porta do avião fechou, a porta do compartimento de carga foi travada, adeus! Aquele lugar para o passageiro ou aquele espaço para a carga aérea no porão estão definitivamente perdidos. Nunca, mas nunca mais mesmo, serão recuperados. Os jornalistas, por sua vez, costumam afirmar que notícia é algo mais perecível que alface ou tomate. De manhã, algo pode ser uma grande notícia, um furo jornalístico. Horas e, às vezes, até minutos depois, perdeu todo o charme e o encanto da novidade.



Temos que ser humildes e entender que o tempo que nos é dado por Deus, muito embora todos os recursos hoje existentes para dilatar nossa permanência sobre a Terra, é finito e não renovável. Como o petróleo. Ou outros recursos naturais.



Por isso, certamente o mais sábio de todos os ministros que já passaram por Brasília foi aquele que disse: "Eu não sou ministro. Eu estou ministro."



Assim ocorre nas atividades profissionais ou pessoais em que nos empenhamos em nossa vida.



Trabalhei com um grande executivo que me dizia todos os dias: "Vamos fazer o máximo nesta empresa, porque não sabemos por quanto tempo ainda estaremos por aqui."



Realmente, quando menos esperávamos, três anos depois de termos começado o nosso trabalho naquela companhia, quando acreditávamos que havia ainda muito por fazer e que nos seria dado mais tempo, era o momento de deixá-la. Tínhamos feito ali um grande trabalho. O faturamento tinha mais do que duplicado, todo um sistema de comunicação interna e externa tinha sido implantado, os computadores eram de última geração, a administração estava mais leve e mais dinâmica, mas, o nosso tempo havia acabado. Era hora de partir.



Fazer o tempo render, com uma agenda positiva, eficiente, eficaz e produtiva, talvez seja o segredo mais importante do sucesso de todos os empresários e executivos que alcançam êxito em suas atividades. Dedicar-se, na vida pessoal, às coisas que realmente têm importância e fazer acontecer, talvez seja o principal segredo do sucesso pessoal e da felicidade de cada um dos seres humanos.



Quanto tempo perdemos, quanto tempo nos fazem perder!



A vida é um relâmpago, que brilha por um maravilhoso instante, fulgura intensamente e, um dia, acaba, inapelavelmente, por mais que se estenda pelos anos a fio. Nossa saúde e vigor são um presente maravilhoso que temos que aproveitar. Os amigos, e mesmo os amores, quando acontecem, são uma dádiva nem sempre permanente. Por tudo isso, não podemos perder a oportunidade que nos é dada de realizar um trabalho, de curtir um momento, de viver intensamente o dia. Carpe Diem! (Aproveitem o Dia!), diziam os romanos. Daí a importância das agendas, nas quais vamos listar diariamente o que será importante naquele dia para concretizarmos nossos planos e alcançarmos nossos objetivos. Daí a necessidade da busca permanente da eficácia, tão ou mais importante que a eficiência, ou seja, fazer bem feito e rápido aquilo que realmente é importante e que nos leva na direção correta. Estabelecer alvos precisos, atingi-los com setas certeiras, é tão ou mais importante do que disparar todas as flechas.



E não nos esqueçamos ainda do que o mais sábio de todos os seres disse um dia, há 2.000 anos, aumentando a nossa responsabilidade pelo que foi recebido: os "talentos" (moedas) recebidas por nós, humildes servos do Senhor Tempo, um dia nos serão cobrados, para que se possa verificar se os administramos com responsabilidade e os fizemos render juros. Ou será que, simplesmente, ficamos preguiçosos a esperar que a vida se escoasse, sem que nos empenhássemos em realizar o máximo que estava a nosso alcance, acorde com a nossa inteligência e capacidade.



Dizia também Francisco Galvão, meu sábio pai e professor de vida: "Ser bom não é apenas não praticar o mal. Ser bom é praticar todo o bem que é possível fazer, no curto espaço de tempo em que nos é dado viver."



Carpe Diem! Bom fim de semana para todos os leitores da Usina de Letras e do Correio.



Mário Galvão - Jornalista e Profissional de RP.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui