Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63478 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22587)
Discursos (3250)
Ensaios - (10766)
Erótico (13602)
Frases (51978)
Humor (20212)
Infantil (5646)
Infanto Juvenil (5003)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141394)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6392)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Ilusão do Carnaval - mscx -- 07/03/2003 - 01:02 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Ilusão do Carnaval

Maria do socorro c. xavier



O deslumbramento, o luxo, as cores das fantasias, os colossais carros alegóricos dos desfiles, das Escolas de Samba, durante o carnaval carioca lembra os reinados. O narcisismo também da classe média. Brincar de rei e de rainha. É um espetáculo também lúdico.

Por quatro dias esquecem as agruras da existência, o ano inteiro se sacrificam para gastar com as indumentárias luxuosas.É como um anestesiar de problemas de cada um. – uma fuga num reino encantado da fantasia. Afinal de contas, cada um tem o direito de sonhar, mesmo que este sonho seja fugaz e até vire pesadelo. “Pra tudo se acabar na quarta-feira”, como diz a letra de samba.

Não resta dúvida as temáticas variadas bem selecionadas, atraentes; umas lendárias outras realistas, - As Escolas de Samba, os sambas-enredo são instrutivos, mostram flashes deslumbrantes da cultura brasileira, suas várias manifestações. E até denunciam os flagelos sociais.

Há dois lados da moeda e até mais:

- os gastos excessivos e até supérfluos para se consumir em quatro dias, cuja renda poderia ser investida em necessidades prementes – quais sejam programas sociais;

- Há uma movimentação de comércio formal e informal e do turismo, o que gera dividendos a receita das cidades, onde o carnaval é mais concorrido e se tornou tradicional: Rio, Salvador, Olinda e ultimamente São Paulo. Dá ocupação e meio de vida temporário a muitas pessoas;

- Desenvolve a criatividade, a imaginação dos artistas, costureiros, decoradores, publicitários e tantos outros profissionais, - dando-lhes oportunidade de se projetarem, de crescerem profissionalmente. Há carnavalescos famosos, dá status.

- a promiscuidade sexual que rola a partir da liberação moral, com uso excessivo de álcool e drogas, etc

O povão prefere correr riscos, se endividando, contraindo doenças, mas cair na folia. Quer ter alegria, extravasar, liberar emoções, traumas a até esquecer o medo da violência. Há pessoas introspectivas que se soltam no carnaval. É uma alegria exterior, não resta dúvida. Geralmente se procura a felicidade na vida exterior, na alegria superficial, quando é mais lídimo encontrá-la dentro de nós mesmos. A harmonia interior. Os carnavais da vida passam. Foi bom enquanto durou.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui