Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62324 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10405)

Erótico (13576)

Frases (50704)

Humor (20051)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A biblia contradiz a ciência moderna? -- 01/03/2003 - 19:45 (José Roberto Braz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Bíblia contradiz a Ciência moderna?



Hoje é bem difundida a idéia de que a Bíblia é anticientífica. Mas é isso verdade? Ao respondermos a esta pergunta, temos de nos lembrar que a Bíblia é um livro de profecia, história, oração, lei, conselho e conhecimento sobre Deus. Ela não pretende ser um compêndio de ciência. Não obstante, quando a Bíblia toca em assuntos científicos, aquilo que ela diz é inteiramente exato. Considere abaixo o que ela diz sobre:



O Nosso planeta:

No livro de Jó lemos: "[Deus] estende o norte sobre o vazio, suspende a terra sobre o nada". (Jó 26:7) Compare isso com a declaração de Isaías, que diz: "Há Um que mora acima do círculo da terra". (Isaías 40:22) O quadro apresentado, de uma terra redonda, "suspensa sobre o nada", "no vazio", lembra-nos fortemente as fotografias do globo terrestre suspenso no espaço, tiradas por astronautas.



O ciclo da água

Considere também o espantoso ciclo da água, da terra. A enciclopédia de Compton descreve do seguinte modo o que acontece: "A água ... evapora da superfície dos oceanos para a atmosfera... Correntes de ar em constante movimento na atmosfera da terra levam o ar úmido terra adentro. Quando o ar esfria, o vapor condensa-se para formar gotículas de água. Estas costumam ser vistas mais como nuvens. Frequentemente, essas gotículas se juntam para formar gotas de chuva. Se a atmosfera estiver bastante fria, formar-se-ão flocos de neve, em vez de gotas de chuva. De qualquer modo, a água que viajou desde um oceano por centenas ou mesmo milhares de milhas cai para a superfície da terra. Ali se junta em correntes ou penetra no solo, e inicia sua viagem de volta para o mar".

Este notável processo, que possibilita haver vida em terra seca, foi bem descrito na Bíblia cerca de 3.000 anos atrás, em termos simples e diretos: " Todos os rios correm para o mar, porém o mar não fica cheio. A água volta para onde nascem os rios, e tudo começa outra vez". (Eclesiastes 1:7)



A Saúde e o Saneamento

Considere agora a maneira de a Bíblia abranger outro campo: a saúde e o saneamento. Quando um israelita tinha uma mancha na pele de que se suspeitava ser leprosa, ele era posto em isolamento. " Será impuro todos os dias em que a praga estiver nele. Ele é impuro. Deve morar isolado. Seu lugar de morada é fora do acampamento". ( Levítico 13:46) Até mesmo as vestes contaminadas eram queimadas. (Levítico 13:52) Naqueles dias, esta era uma maneira eficaz de impedir que a infecção se espalhasse.



Outra lei importante era relacionada a eliminação do excremento humano, o excremento deveria ser enterrado fora do acampamento. (Deuteronômio 23:12,13) Esta lei, sem dúvida, resguardou Israel de muitas doenças. Até mesmo hoje, em alguns países, criam-se graves problemas de saúde por causa da eliminação imprópria dos dejetos humanos em lugares impróprios. Se as pessoas nessas terras tão-somente seguissem a lei escrita há milhares de anos na Bíblia, teriam muito mais saúde!

As elevadas normas de higiene, da Bíblia, até mesmo envolviam a saúde mental. Um provérbio bíblico diz: " O coração calmo é a vida do organismo carnal, mas o ciúme é podridão para os ossos." ( Provérbios 14:30) Em anos recentes, a pesquisa médica demonstrou que nossa saúde física de fato é afetada pela nossa atitude mental.





A criação

Uma questão espinhosa para os evolucionistas e que eles simplesmente deixaram de esclarecer é a questão sobre qual foi a origem da vida e como veio a existir a primeira forma de vida simples da qual todos nós supostamente descendemos. Há séculos, isto não teria parecido problema. A maioria das pessoas acreditava então que moscas podiam desenvolver-se a partir de carne em decomposição e que uma pilha de trapos velhos podia produzir espontaneamente ratos. No entanto, há mais de cem anos, o químico francês Louis Pasteur demonstrou claramente que vida só pode proceder de vida preexistente!



E o que dizer então sobre a Teoria da Evolução tão popularizada por Charles Darwin?



- Continua e continuará sempre sendo uma Teoria!!!



A "Enciclopédia Delta Universal" relata: " Todos os elementos químicos que formam os seres vivos também estão presentes na matéria inanimada". Em outras palavras os elementos químicos básicos que compõem os organismos vivos, inclusive o homem, também são encontrados na própria terra. Interessante que isto se harmoniza plenamente com a declaração da Bíblia: " E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo". (Gênesis 2:7)





Relatos sobre o dilúvio

Compêndios modernos tendem a rejeitar um dilúvio universal. De modo que temos de perguntar: O Dilúvio é uma fantasia humana relatada na bíblia, ou aconteceu realmente? Antes de responder a isso, devemos notar que posteriores escritores da bíblia encaravam o dilúvio como fato e o aceitavam como história genuína; Isaías, Jesus, Paulo e Pedro estavam entre aqueles que o mencionaram como algo que realmente aconteceu. ( Isaías 54:9; Mateus 24:37-39; Hebreus 11:7; 1Pedro 3:20,21) Mas há perguntas que precisam de respostas a respeito deste Dilúvio universal.



Primeiro, não é muito extremista a idéia de toda a terra ter ficado inundada? Na realidade, não é, não! De fato a terra ainda está inundada até certo ponto. Setenta por cento dela está coberta por água e apenas 30 por cento dela é terra seca. Além disso 75 por cento da água potável da terra está presa em geleiras e nas calotas polares. Se todo este gelo fosse derreter-se o nível do mar ficaria muito mais elevado. Cidades tais como Nova Iorque e Tóquio desapareceriam.



Além disso, A nova Enciclopédia Britânica diz: "A profundidade média de todos os mares foi calculada em 3.790 metros em uma cifra consideravelmente maior do que a elevação média da terra acima do nível do mar, que é de 840 metros. Se a profundidade média for multiplicada pela sua respectiva área de superfície, o volume do oceano Mundial será 11 vezes superior ao da terra acima do nível do mar".



Se admitimos que um grande dilúvio pode ter acontecido, então por que é que os cientistas não encontraram nenhum vestígio dele? Eles talvez o tenham encontrado, mas interpretaram a evidência de modo diferente. Por exemplo, a ciência ortodoxa ensina que a superfície da terra foi modelada em muitos lugares por poderosas geleiras, durante uma série de épocas glaciais. Mas a aparente evidência de atividade glacial pode às vezes ser o resultado da ação da água. É bem provável, então, que parte da evidência do Dilúvio seja interpretada erroneamente como evidência duma época glacial;



Tem havido enganos similares. Lemos a respeito do tempo em que os cientistas desenvolveram sua teoria das épocas glaciais: "Para eles, houve épocas glaciais em todo estágio da história geológica, em harmonia com a filosofia da uniformidade". Um cuidadoso reexame da evidência, feita em anos recentes, porém rejeitou muitas destas épocas glaciais; formações anteriormente identificadas como morenas glaciais foram reinterpretadas como leitos depositados por enxurradas de lama, deslizamentos submarinos de terra e correntes turvas: avalanches de águas turvas que depositam sedimentos, areia e cascalho no leito fundo do oceano.



Mas uma forte evidencia a favor do Dilúvio parece existir na documentação fóssil. Em certa época, segundo esta documentação, grandes tigres-dentes-de-sabre caçavam suas presas na Europa, cavalos maiores do que quaisquer atualmente vivos percorriam a América do Norte e mamutes percorriam a Sibéria em busca de alimentos. Daí, em todo o mundo, espécies de mamíferos se tornaram extintas. Ao mesmo tempo, houve uma repentina mudança no clima. Dezenas de milhares de mamutes foram mortos e rapidamente congelados na Sibéria. Na boca desses animais ainda havia relva verde indicando que o clima era tropical. Alfred Wallace, bem conhecido contemporâneo de Charles Darwin, achava que essa ampla destruição deve ter sido causada por algum excepcional evento mundial. Muitos têm argumentado que este evento foi mesmo o grande dilúvio.



Os cientistas ainda não sabem explicar como algumas espécies de animais, como os dinossauros por exemplo, desapareceram repentinamente da face da terra. Alguns ainda teorizam que um meteoro de grandes proporções atingiu nosso planeta extinguindo por completo diversos animais. Agora, essa polemica toda, não sugere uma evidência fortíssima a favor da narrativa bíblica a respeito do dilúvio? Claro que sim!



Portanto, nos aspectos essenciais, a Bíblia está em plena harmonia com a ciência moderna. Onde há um conflito entre as duas, a evidência dos cientistas é duvidosa . Onde concordam, a Bíblia muitas vezes é tão exata, que temos de crer que ela obteve suas informações duma inteligência sobre-humana. De fato a concordância da Bíblia com a ciência provada fornece evidência adicional de que ela é mesmo a palavra de Deus, e não a de homens.



Só não dá para entender porque alguns querem destruir um livro tão precioso e que só pretende ajudar. Se todos aplicassem os conselhos da bíblia certamente nós teríamos um mundo muito melhor para viver! O próprio apóstolo Paulo disse que a Bíblia é "proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas". (2timóteo 3:16) A verdade é que a podridão das religiões e a atitude das pessoas nada tem a ver com bíblia!!! Afinal, o que a Bíblia diz, não é popular. Por exemplo, ela condena atos homossexuais, mas homossexualismo é amplamente encarado como estilo de vida aceitável. ( Romanos 1:24-27) A bíblia diz também que a vida dum bebê por nascer é importante para Deus e não deve ser deliberadamente destruída, mas cerca de 50 milhões de abortos por ano são realizados mundialmente. ( Exôdo 21:22,23; Salmo 36:9; 139:14-16)



Mas o que dizer do resultado de quem não cumpre as normas bíblicas? Os humanos são muito limitados no que se refere à sabedoria. Raras vezes conseguem prever as consequencias finais das suas ações. O profeta Jeremias confessou: " bem sei, ó Jeová, que não é do homem terreno o seu caminho. Não é do homem que anda o dirigir o seu passo". (Jeremias 10:23) Basta olhar em volta de nós para ver que esta avaliação é correta. A maioria dos problemas que afligem o mundo são o resultado direto de as pessoas não seguirem o conselho bíblico. A longa história atribulada da humanidade tem mostrado que os humanos não conseguem com bom êxito decidir por si mesmos as questões de moral. Deus é infinitamente mais sábio do que nós. Então, por que não aceitar o que ele diz, em vez de nos estribarmos na nossa própria sabedoria? ( Provérbios 28:26)



Aqueles que se julgam donos da verdade e se acham intelectuais deveriam atacar as religiões e não a bíblia. Andar com a bíblia embaixo do suvaco ou mantê-la na estante ou no altar, não indica que estamos seguindo suas normas!



A Bíblia foi escrita a milhares de anos por diversos escritores, que viveram em épocas diferentes, no entanto a harmonia entre esses escritores é tão grande e acaba provando realmente se tratar de um livro "inspirado". Nenhum outro livro escrito no passado pode ser utilizado hoje pelo homem moderno, mas a bíblia pode! Só o fato de muitos tentarem destruí-la em pleno ano 2003 já indica que se trata de um livro diferente e sobrenatural.





José Roberto Braz

Consultor de Empresas, músico e produtor de áudio digital

jrwebjornal@ieg.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui