Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63497 )
Cartas ( 21356)
Contos (13308)
Cordel (10364)
Crônicas (22588)
Discursos (3250)
Ensaios - (10775)
Erótico (13602)
Frases (51996)
Humor (20212)
Infantil (5649)
Infanto Juvenil (5007)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141399)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6396)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AMAZÔNIA: DESTRUIÇÃO x PRESERVAÇÃO - CHICO MENDES -- 23/02/2003 - 12:03 (Juventude Petista de Teresópolis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O assassinato do líder seringueiro e ecologista Chico Mendes, em dezembro de1988, chamou a atenção do mundo para a resistência dos chamados povos da floresta- os índios, seringueiros,ribeirinhos e etc,- contra o processo de devastação da Amazônia. Entidades ambientalista e milhões de pessoas em todo mundo preocupadas com a sobrevivência da maior floresta tropical do mundo, descobriram que no coração da Amazônia havia trabalhadores dispostos a dar sua vida para preservá-la. Antes de sua morte Chico Mendes era mais conhecido fora de seu país do que no interior do mesmo.



Desde 1974, quando começou a liderar a luta dos seringueiros de Xapuri, Chico já sofrera sete atentados e fora julgado duas vezes por tribunais militares. O profundo ódio contra ele nutrida pelos fazendeiros tinha como razão fundamental a prática dos chamados “ empates” : ações de resistência não violenta que impediam os desmatamentos. A partir do momento em que tomavam conhecimento de uma ação de derrubada da floresta por latifundiários gananciosos os seringueiros e suas famílias reuniam-se em grupos de dezenas e até centenas de pessoas e se postavam a frente das motosseras e dos tratores. Esses “ empates” vitoriosos impediram a devastação de mais de um milhão de hectares de floresta amazônica.



O movimento dos seringueiros não se limitou a resistir ao desmatamento, foi capaz igualmente de criar propostas de alternativa econônica para a região amazônica baseadas nas reservas extrativistas , regiões da floresta a serem demarcadas e dedicadas para as atividades extrativistas, que podiam ser desenvolvidas sem nenhum dano para a floresta.



A partir da morte de Chico Mendes e seus desdobramentos a questão ecológica tornou-se ainda mais presente nos meios de comunicação chegando a criar em certos momentos a ilusão de quase uma nova unanimidade nacional, onde todos seriam também um pouquinho ecologistas.



Chico Mendes ofereceu ao Brasil e ao mundo uma alternativa clara e viável de exploração extrativista e preservação ambiental.







POR QUE DERRUBAR TANTAS E TANTA S ARVORES ?



POR QUE ACABAR E GERAR A EXTINÇÃO DA NOSSA FAUNA ?



POR QUE DESTRUIR TANTO O VERDE ?



POR QUE TANTA POLUIÇÃO?



POR QUE ACABAR COM A VIDA ?







SÃO PERGUNTAS QUE COM SINCERIDADE NÓS GOSTARIAMOS DE SABER.









Autor:

Carlos Eduardo Tacto, 19 anos, coordenador da JPT
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui