Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62407 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22546)

Discursos (3240)

Ensaios - (10448)

Erótico (13578)

Frases (50801)

Humor (20074)

Infantil (5487)

Infanto Juvenil (4810)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1377)

Poesias (140871)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2437)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6235)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O turismo de negócios e de congressos -- 18/02/2003 - 11:25 (Izabel Morssoletto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Turismo de negócios e de congressos está relacionado, de acordo com Montaner Montejano (2001), em parte com o turismo urbano a ser desenvolvido, normalmente, nas grandes cidades ou nas populações com tradição industrial, comercial, científica e cultural. Ainda que a atividade comercial e de negócios, em sentido exato, não seja uma atividade turística propriamente, tem um grande vínculo com as atividades paralelas que se desenvolvem a ocupação principal dos profissionais e homens de negócios que são:



Hospedagem,

Transporte,

Restauração,

Visitas turísticas

Compras

Atividades culturais, entretenimento, recreação, esportiva.

Organização de feiras, simpósios, reuniões de trabalho, workshops, etc.



O turismo de negócios e de congressos é uma atividade de grande rentabilidade devido às grandes relações comerciais e de negócios que são realizadas nas sociedades industrializadas e pela qualidade dos serviços a serem prestados, que geram uma alta taxa pelo seu elevado custo. Os tipos de clientelas dessa atividade correspondem ao seguimento da população fundamentada basicamente em profissionais dedicados aos negócios com o poder aquisitivo médio e alto.

De características parecidas com as de turismo de negócios são as do turismo de congressos, seminários e simpósios de caráter cientifico e cultural, vinculado a cidades com grande importância nesses campos que, muitas vezes, coincide com as do turismo comercial e de negócios.









2.5 Aspectos conceituais da categoria de empresa turística estudada



Para Montejano (2001), as empresas turísticas são aquelas que se dedicam prestar por mediação ou diretamente uma série de produtos ou serviços turísticos.

O autor apresenta cerca de seis categorias de empresas turísticas, entre elas: Empresas de mediação e comercialização de produtos e serviços turísticos (agências de viagens e operadoras de tour); Empresas de transporte; Empresas de hospedagem hoteleiras; Empresas de hospedagem extra-hoteleiras; Empresas de restauração, e, por último, na categoria de “outras empresas” as Agências de informação turística, as Empresas de diversão e entretenimento e, a que será instrumento de avaliação deste trabalho, as Empresas de organização de congressos, seminários e atividades de animação turística. Dentro dessa categoria estão todas as atividades ligadas a eventos, abrangendo as mais diversas áreas como:

QUADRO 3 – ATIVIDADES LIGADAS AO TURISMO DE NEGÓCIOS E DE CONGRESSOS

* Congresso - organizado por uma entidade que agrega outras da mesma área.

*Convenção - um congresso organizado por uma empresa, patrocinado por ela mesma, que subvenciona a participação do público.

*Seminário - uma explanação verbal de alguém previamente preparado para o assunto. Abrange as etapas de exposição, discussão e conclusão e, com elas, elabora-se um documento;

* Simpósio - reunião de várias pessoas para expor um determinado assunto. Os expositores não debatem entre si, apenas o fazem com o plenário;

* Fórum: Trata-se da existência de um tema sobre o qual não há exposição e sim um debate direto entre a mesa e o plenário

* Eventos sociais: coquetéis, festas, inaugurações;

* Eventos políticos: assembléias, encontros;

Eventos educativos: cursos, competições desportivas, promoções culturais variadas;

* Eventos comerciais: feiras e exposições de vários tipos.



Fonte: Adaptado de Angeli (2001)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui