Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63167 )
Cartas ( 21349)
Contos (13300)
Cordel (10357)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10657)
Erótico (13589)
Frases (51656)
Humor (20171)
Infantil (5588)
Infanto Juvenil (4933)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141277)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6351)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Cidadania da Alma -- 07/02/2003 - 04:04 (Marcelino Rodriguez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A CIDADANIA DA ALMA





Vivemos hoje, como nunca na historia humana, um tempo árido e alienante do ponto de vista sociocultural e humano. A educação formal, deficiente ao extremo na formação das sensibilidades, forma consumidores para o mercado ou comerciantes; não forma inteligências, estetas ou filantropos.

Esses nascem e se educam pelas margens, aos troncos e barrancos, forjados pela necessidade natural de que hajam mentes vanguardistas e questionadoras.

São a minoria pensante do planeta que ousa olhar para os lados.

Hoje vivemos com uma falsa consciência absurda.

Entende-se por paises desenvolvidos, primeiro mundo, os paises que vivem de espoliar os paises pobres; O capital passou a ser o grande agente supremo das relações; o homem, mero detalhe.

Como resultado disso, assistimos estarrecidos ao espetáculo dantesco de estupidez, violência e indignidade em que a humanidade, reduzida a mercadoria descartável, debate-se perigosamente perto da demência.

O caos dessa falsa consciência, ali mais, aqui menos, e´coletivo.

Hoje, qualquer ser humano inteligente há de ser contra um certo tipo de cultura (seja educacional, religiosa, comercial, politica, etc. ) que descarta a solidariedade e a dignidade como valores.

E´preciso desligar as televisões, os computadores, os movimentos supérfluos e apressados do espírito, para resgatarmos do fundo do nosso ser a verdadeira cidadania que temos: a do reino dos céus, a alma dentro de nós.



06/02/2003

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui