Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63427 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22584)
Discursos (3250)
Ensaios - (10749)
Erótico (13601)
Frases (51945)
Humor (20205)
Infantil (5640)
Infanto Juvenil (4990)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141379)
Redação (3372)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2443)
Textos Jurídicos (1974)
Textos Religiosos/Sermões (6386)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->K-Pax - O Caminho da Luz -- 28/01/2003 - 07:40 (Renato Rosatti) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“K-Pax – O Caminho da Luz” (K-Pax) é um drama com elementos de ficção científica que estreou nos cinemas brasileiros em 12/04/02, com uma dupla de ótimos atores encabeçando o elenco, Kevin Spacey e Jeff Bridges.

O filme conta a história de Prot (Spacey), um homem que aparece repentinamente numa estação de trens em New York e ao tentar ajudar uma senhora vítima de assalto é preso como suspeito por informar sua estranha origem: o distante planeta K-Pax. Recolhido pela polícia e encaminhado para um hospital psiquiátrico público, ele passa a ser paciente do Dr. Mark Powell (Bridges) com quem cria uma forte interação e relação de amizade. Prot explica que veio de K-Pax, um planeta distante mil anos luz da Terra, viajando através da poderosa energia da luz, e seus conhecimentos em astronomia e supostas contribuições nas curas dos outros pacientes insanos do hospital conseguem confundir o psiquiatra que acaba considerando-o como o mais convincente dos loucos (ou não?). O Dr. Powell recorre então a sessões de hipnose com Prot e consegue descobrir informações importantes sobre seu passado obscuro que podem esclarecer a verdade.

“K-Pax” é um filme dramático com um tema central de FC, na idéia de um alienígena visitando a Terra (ou um humano louco que acha que é de outro planeta), com um roteiro contado de forma cadenciada nas grandes interpretações de Spacey e Bridges, com diálogos interessantes e agradáveis que tornam os longos 120 minutos de projeção numa prazerosa atração. A eterna dúvida sobre a real identidade de Prot permanece durante todo o filme, o que é um grande mérito do roteiro mantendo o interesse do espectador, podendo ter uma dupla interpretação no final.

Algumas cenas são memoráveis como quando Prot, que adora frutas de nosso planeta, participa de uma sessão de terapia com o Dr. Powell e devora com grande satisfação uma banana com casca e tudo e antes de terminar, com a boca ainda cheia, diz que pela banana que comeu já valeu a viagem até a Terra.

Curiosamente, o filme lembra um outro semelhante, “Starman – O Homem das Estrelas” (1984), dirigido pelo especialista John Carpenter, onde justamente o alienígena dessa vez é Jeff Bridges, que alega ter vindo de um outro mundo. Em “K-Pax” ele está do outro lado e é o psiquiatra que estuda o comportamento suspeito do “extraterrestre” Kevin Spacey.

Enfim, um filme agradável, com uma história suave, repleta de momentos poéticos e de fantasia, sem efeitos especiais, correrias, agitações. Tudo transcorre calmamente, com situações de interação com o público na tentativa de descobrir o segredo da real identidade do simpático Prot, alienígena ou louco?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui