Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62328 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20053)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Como fazer e para que serve o Intercâmbio? -- 19/01/2003 - 23:06 (Isabela Fani Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Intercâmbio





Intercâmbio é uma maneira interessante de estudar, de se aperfeiçoar fora do país e de conhecer uma nova cultura, enviando brasileiros e recebendo estrangeiros.





Entrevistei Luciana Pimentel Berzoini, brasileira, que mora em Juiz de Fora, que fez intercâmbio no ano 2000 e retornou em 2001 para o Japão, em Nagoya, pelo rotary club.





Luciana que fala inglês, no início teve dificuldades com a língua e os costumes japoneses, que sua adaptação foi difícil com a 1a. família, já que não havia comunicação porque nessa época ela ainda não falava japonês e a “host-family” não falava inglês. Na 2a. família a adaptação foi excelente, já que estes possuíam maior contato com estrangeiros. Já na 3a. família sua “mãe” Nobue lhe dava lições de japonês todos os dias, inclusive nas férias. Na 4a. família estava ainda mais familiarizada com o Japão por isso aproveitou ao máximo a vida familiar. Na 5a. família estava muito aborrecida, pois sua volta ao Brasil estava próxima.





Ela conta que já recebeu intercambistas em sua casa : uma japonesa, uma mexicana e um americano.





O objetivo principal do intercâmbio é o estudo de uma nova língua e o aprendizado de uma nova cultura. Luciana, por exemplo, tinha aula de japonês todos os dias na escola. Nos momentos de laser se divertia com os amigos japoneses e outros intercambistas, ela também conheceu lugares novos como as cidades: Nagoya, Kyoto, Nara, Osaka, Tokyo, Hiroshima, Myagima, Toyota... Ela disse que a experiência é indescritível, que valeu à pena, e que se pudesse faria tudo de novo, devido ao crescimento pessoal, à conquista de novas fortes amizades, ao aprendizado de uma nova cultura e uma nova língua, mas principalmente pelo carinho e apego às novas famílias.





Existem intercâmbios diversificados para vários países e de duração diferente, de idades diversificadas ou só para menores de 18 anos, podendo ficar em casas ou em escolas, alguns que se recebe estrangeiros e outros não, alguns com períodos em que só se vive em uma família e outros em que se vive em várias famílias...





Para se fazer intercâmbio é preciso que se faça parte de clubes fechados ou que se procure agências de turismo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui