Usina de Letras
Usina de Letras
37 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63156 )
Cartas ( 21349)
Contos (13300)
Cordel (10357)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10656)
Erótico (13589)
Frases (51638)
Humor (20168)
Infantil (5587)
Infanto Juvenil (4930)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141277)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6347)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Voto de emoção sem razão! -- 28/10/2002 - 19:03 ( Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dirceu será superministro



Um dos principais generais da campanha do presidente eleito Lula da Silva será o superministro do novo governo. No Palácio do Planalto, o deputado José Dirceu deve continuar ao lado de Lula, ou melhor, acima: vai trabalhar no quarto andar, onde fica a Casa Civil. Ao lado mesmo, no terceiro andar, ficará o secretário-geral da Presidência da República, cargo a ser ocupado pelo prefeito de Ribeirão Preto (SP), Antônio Palocci, que renunciará assim ao comando de um dos maiores orçamentos do País.

Genoíno na justiça

Três dias antes da eleição, o presidente Lula da Silva já considerava consumada a derrota de José Genoíno em São Paulo. Logo após o debate na Globo, ele disse a um assessor que Genoíno tem “o perfil ideal” para retomar o papel histórico de articulação política do Ministério da Justiça.

* * * *

Da guerrilha ao poder



Além de eleger um ex-metalúrgico presidente, o Brasil poderá ter o ex-guerrilheiro José Genoíno no comando da Polícia Federal, se for ministro da Justiça, ou na chefia das Forças Armadas, como ministro da Defesa.



Coluna do Claudio Humberto

Jornal O Dia. 28/10/2002

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

10/03/2002 Antonio Palocci, o prefeito de Ribeirão Preto e coordenador político do programa de governo do sr. Lula da Silva, forma um comitê de apoio às FARC da Colômbia.



Constantine Menges

MÍDIA SEM MÁSCARA, ANO 1, NÚMERO 4, 16 DE OUTUBRO DE 2002

----------------------------------------------------------------------------------------------

Esta é a folha corrida destes caras!

--------------------------------------------------------------

JOSÉ DIRCEU

- O mineiro José Dirceu de Oliveira e Silva tinha 19 anos por ocasião da Revolução de 1964. Nessa época, era estudante secundarista na cidade de São Paulo e já participava do movimento estudantil, filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).Dois anos depois, já universitário, José Dirceu estava totalmente impregnado pelas idéias radicais de seu líder no PCB, Carlos Marighella, e o acompanhara na denominada "Corrente Revolucionária", criada dentro do partidão a fim de defender a luta armada. No final desse ano de 1966, ingressou na "Ala Marighella", tranformada, um ano depois, no Agrupamento Comunista de São Paulo (AC/SP).

- Em 1968, José Dirceu exercitava sua liderança como presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) insuflando os jovens a pegarem em armas, nem que fossem uns contra os outros. Foi assim que, no início de outubro, constituiu-se num dos líderes do conflito no qual se envolveram, na Rua Maria Antonia, cerca de um mil estudantes universitários da Faculdade de Filosofia da USP e do Mackenzie. Armados de correntes, porretes, revólveres e coquetéis molotov, os estudantes digladiaram-se numa verdadeira guerra campal, finda a qual um estudante morto (baleado na cabeça), dez outros feridos e cinco carros oficiais incendiados atestavam a virulência do ocorrido.Entretanto, a prisão de José Dirceu - então mais conhecido como "Daniel"

- Em 12 Out 68, durante a realização do 30º Congresso da UNE, em Ibiúna, impediu que ele prosseguisse nas suas estrepolias.Além da UEE/SP. Ainda na prisão, acompanhou a transformação do AC/SP na Ação Libertadora Nacional (ALN).

- Em 05 Set 69, menos de um ano após sua prisão, foi um dos 15 militantes comunistas banidos para o México, em troca da vida do embaixador dos EUA, que havia sido seqüestrado no dia anterior, no Rio de Janeiro, pela ALN e pelo MR-8.Do México, "Daniel" seguiu para Cuba, onde, durante o ano de 1970, a partir de maio, participou de um Curso de Guerrilhas, no denominado "III Exército da ALN" ou "Grupo da Ilha" ou, ainda, "Grupo Primavera". Esse grupo, sentindo-se órfão com a morte de Marighella, rachou com a ALN (os divergentes passaram a ser conhecidos como o "Grupo dos 28"), dando origem à Dissidência da ALN (DI/ALN), mais tarde transformada no Movimento de Libertação Popular (MOLIPO).O MOLIPO foi uma organização de curta e triste história. A maioria do "Grupo dos 28" regressou ao Brasil, a fim de exercitar seu treinamento de ações terroristas. Entretanto, logo após chegarem ao país, os militantes foram caindo um a um, como peças de um dominó, cujo "armador", dizem, está vivo até hoje. No total, José Dirceu permaneceu em Cuba durante 18 meses quando teria feito uma operação plástica nos olhos e no nariz, para voltar ao Brasil com segurança. Apesar dessa operação não ter sido confirmada - muitos dizem ser uma mentira deslavada -, José Dirceu só voltou ao Brasil em Abr 75, quando a luta armada já havia terminado.Com o falso nome de "Carlos Henrique Gouveia de Mello", radicou-se em Cruzeiro d Oeste, no Paraná, onde casou-se com uma ricaça da região, com quem teve um filho.No final de 79, regressou a Cuba, dizem que para retificar a antiga operação plástica (??).Depois de ter uma filha com uma portuguesa e ter mais uma filha em um relacionamento desconhecido, José Dirceu casou-se pela terceira vez, agora com sua atual mulher.Tudo isso, poucos sabiam.

Extraído do Site: www.ternuma.com.br

------------------------------------------------

JOSE GENOINO NETO ("GERALDO")

- Organização Terrorista : PC do B;

- Aos 14 anos, foi estudar em Fortaleza;

- Formado em Filosofia; iniciou Direito;

- Em 1967 :ingressou na UFCE e no PC do B;

- Em 1967/68:Presidente do DCE/UFCE (0 Vice Pres/DCE era BERGSON GURJÃO FARIAS ("JORGE"), PC do B / ARAGUAIA);

- Em 12 Out68: Preso no Congresso da UNE em Ibiúna/SP

- Em 1969/70: Diretor da UNE;

- Em Jul 70: Foi ara o Araguaia morar com “OSVALDÃO”e João Amazonas;

- Guerrilheiro do Dst B, Ch Gp Gameleira;

- Companheiro de ANTONIO GUILHERME RIBEIRO RIBAS ("FERREIRA", "GORDO", "JOSE FERREIRA", "ZE FERREIRA");

-Em 17 Abr 72: Logo no início da 1ª campanha, nessa manhã, às 0500h,saiu para avisar o Dst C dos ataques;às 17 h chegou no Dst C, que já havia fugido, dormiu no mato sob chuva;

- 18 Abr 72: Ao retornar pela estrada foi preso por um bando de “bate-pau” (uns 10)."CURIÓ" Declarou que Genoíno foi preso por ele em 22 Abr 72;

- Foi algemado com as mãos para frente e a mochila amarrada nas costas.Saiu correndo, tentando fugir.Atiraram (um tiro raspou o braço).

- SET 72:Na 2ª campanha. O EB distribuiu cópias de uma carta de José Genoíno Neto (“GERALDO”) ao GLENIO FERNANDES DE SA ("PAULO", "ALBERTO"),ambos do Dst B/GP GAMELEIRA; dizia que estava sendo bem tratado e pedia para que ele se entregasse; trazia foto dele, GENOÌNO e de DAGOBERTO ALVES DA COSTA ("GABRIEL", "MIGUEL", "ERNESTO");

- Em Mai 73,o Dst C realizou uma ação punitiva contra a fazenda e a casa de comércio de NEMER KOURI (OU CURI) ("PAULISTA"). Este fazendeiro ajudou o Exército a JOSE GENOINO NETO ("GERALDO"),no início da luta e tinha se apossado de um burro que pertencia aos guerrilheiros. A Operação foi feita à noite. Sua fazenda foi cercada.Encontravam-se lá NEMER, sua mulher e mais treze trabalhadores. NEMER foi preso. Aos 13 peões, os guerrilheiros explicaram o motivo da ação e os objetivos da luta.Nada se fez contra eles.Os guerrilheiros confiscaram 400 cruzeiros, um revólver 38, roupas, alimentos e remédios."

- Em 1975: Julgado e condenado a 5(cinco) anos;

- Em Abr 77: Libertado.

- Divergências com o PC do B; foi para o PRC.

- Na prisão casou-se com RIOCO KAYANO, Militante do PC do B/SP.

- Publicou o livro "GUERRA DE GUERRILHAS NO BRASIL" ("GGB")

Extraído do Site: www.ternuma.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui