O Complexo de Mulher Maravilha consiste no papel em que a mulher dos tempos atuais assumiu, ao colocar sob sua responsabilidade as funções masculinas sem deixar de exercer as femininas, sobrecarregando-a excessivamente. Na prática, quis não apenas agir como a Mulher Maravilha lutando por direitos de igualdade junto aos homens, mas também sendo mais forte e mais ágil que eles.
Fantástico! No entanto, ela terminou por colocar sobre seus ombros inúmeras atividades como: trabalhos árduos de muitas horas, responsabilidades outras que associadas às preocupações femininas com a família (filhos, casa, marido, pais) lhe sobrecarregaram. Levando-a a duplicar e até mesmo a quadruplicar suas tarefas. O resultado tem sido um alto nível de estresse e doenças cardíacas, bem como outras mais comuns nos homens, mas agravadas pelo excesso de trabalho e preocupações. O homem sempre conseguir suportar estas tarefas pois ao chegar em casa não tinha outras obrigações, com isso ele descansava mais, porém a mulher chega em casa e outra jornada de trabalho a espera.
Entretanto ela continuou acreditando ser a Mulher Maravilha que, com o laço mágico consegue de todos a verdade (inteligente – mesmo exercendo funções que não são suas enquanto o outro fica folgado – que ela é muito dinâmica e dedicada aos filhos e a casa, pois é capaz de chegar do trabalho aos frangalhos e ainda fazer tudo em casa – mesmo estando morta de cansada), e com seu avião invisível sai de casa para o trabalho e ninguém vê – nem mesmo os filhos que ficam chorando quando ela retorna ao trabalho depois do almoço corrido e os deixa com a empregada (outra mulher na mesma situação, porém mais sofrida) ou mesmo com a filha mais velha que, muitas vezes não tem mais que nove anos (outra do sexo feminino que se sufocará desde a infância).
Nos últimos anos, algumas mulheres estão descobrindo que a realidade é bem diferente da fantasia e que já é hora de usufruir dos mesmos direitos que os homens; ordenar, questionar, tomar partido, exigir justiça e não calar quando estiver certa, porém que não precisa carregar o mundo nas costas.
O Complexo de Mulher Maravilha é típico em mulheres que se vêem como a responsável única pelo sustento da família, mesmo que o marido trabalhe. O problema se agrava quando elas não se contentam com o que o marido ganha. Com o tempo relutam em ir para casa após o trabalho, pois a doença já afetou o relacionamento e elas não conseguem amar o esposo (que elas vêem como um peso) e não se importam mais com os filhos.
O problema não está em trabalhar fora e em se realizar profissionalmente, o problema está em não saber o limite. Quando a mulher com filhos decide trabalhar fora pela manhã, à tarde e à noite, ainda busca uma atividade extra nos fins de semana está doente e precisa de tratamento para curar seu problema de fuga através da personalização da figura de super mulher, ou seja um Complexo de Mulher Maravilha. Aquela que veio de um país chamado ilha do paraíso onde homens não existem, por isso a mulher precisa dar conta de tudo. É uma mulher cheia de poderes...e de culpas.
O Complexo de Mulher Maravilha tem levado muitas mulheres a canalizarem quase completamente suas energias sexuais para o trabalho, deixando-as frias, sem a sensilbilidade criativa característica do feminima. Como a mulher sente necessidade de carinho do toque e do companheirismo independente do ato sexual a maioria delas termina por abrir mão de todos os aspectos sexuais, inclusive o da procriação planejada.
Para resolver o complexo de Mulher Maravilha é preciso que primeiramente a mulher assuma que tem o problema e busque ajuda, depois com bastante diálogo com o companheiro decidam rever as despesas para que ela não se sobrecarregue com trabalhos em horários que deveria dedicar a família e a si mesma, sem perder a chance de se realizar profissionalmente. O ideal é que enquanto os filhos estão na escola a mulher esteja no trabalho, no outro período ela ficará em casa com eles, já que mães ausentes formam filhos delinqüentes. Enfim é preciso que a mulher se realize profissionalmente e afetivamente de forma equilibrada, pois o Complexo de Mulher Maravilha não afeta apenas as que trabalham fora de casa mas as que passam o dia todo apenas cuidando da casa, esquecendo-se que as pessoas são mais importantes que as coisas, afinal, onde está escrito que cabe à mulher lavar os pratos?
Este texto é parte do livro "A outra face do sexo"de Marislei e Emídio Brasileiro, AB - Goiânia, 2000