Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63161 )
Cartas ( 21349)
Contos (13300)
Cordel (10357)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10656)
Erótico (13589)
Frases (51651)
Humor (20171)
Infantil (5588)
Infanto Juvenil (4932)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141277)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6349)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UM ARCO DO TRIUNFO PARA LULA -- 13/10/2002 - 11:50 (medeiros braga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Brasil bem que poderia ter nesse momento um "arco do triunfo" para receber, não apenas o presidenciável Lula, mas, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Porque a vitória que se prenuncia inevitável, representa o que há de mais extraordinário na política mundial. Nem Valesa chega perto de Lula na conquista do poder, uma vez que Lula o fez em um país, tradicionalmente, capitalista e conservador.



Para isso, nesses últimos vinte anos, ele palmilhou cada rincão deste país, apertou milhões de mão, conversou com cada brasileiro de costumes distintos, ganhando a confiança de todos, ao mesmo tempo em que teve de enfrentou as elites dominantes, os reacionários, as discriminações, a ingerência imperialista, a chantagem dos especuladores do dólar e das bolsas. Mas, não se abateu. Cresceu no conceito popular. O seu fortalecimento foi tão grande que no momento há políticos tradicionais recorrendo ao "apoio a Lula" para se salvar de uma possível derrota de um adversário seu, também conservador.



O fato de um retirantes das secas, torneiro mecânico e sindicalista receber a faixa presidencial é, deverasmente, extraordinário. Com propostas de fazer mudanças como reforma agrária, distribuição de renda, erradicação da fome e implementação de programas que beneficiem os eternos desprotegidos, Lula contou com o apoio da grande massa.



Mas, o mais importante não é a conquista do poder, mas, a sua transformação como instrumento de luta em defesa do povo, e no combate à espoliação internacional. Não há como resolver os problemas nacionais sem antes estabelecer a soberania do país, hoje aviltada pela ingerência desmoralizante da Casa Blanca.



O povo que o colocou no poder deve continuar apoiando quando esse apoio se tornar imprescindível à efetivação das ações pelo próprio poder. Mas, sempre lembrando que o trabalho de educação política do povo deve continuar, até porque, está reconhecido que "sem conscientização, a luta será em vão".





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui