Usina de Letras
Usina de Letras
90 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62340 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10410)

Erótico (13576)

Frases (50723)

Humor (20055)

Infantil (5475)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3314)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Rio das Pedras: Administração Cabeça de Engenheiro -- 10/10/2002 - 21:17 (Ernandes Aparecido Campagnoli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


São grandes os rumores do descontento da população com a atual administração municipal. E com isso começam a surgir comentários que um engenheiro não teria capacidade nem cacoete suficiente para administrar uma cidade. Gostaria a partir de agora de expor o que penso sobre este assunto.

O primeiro fato a se esclarecer é que os profissionais com formação em engenharia, tradicionalmente sempre tiveram possibilidade de ocupar cargos de administração e finanças e, diga-se de passagem, com grande competência para fazê-lo. Costumo sempre dizer, pois me formei na Escola de Engenharia de Piracicaba e convivi com estes profissionais de perto e com isso posso afirmar que o curso de engenharia organiza a cabeça do profissional, do ponto de vista lógico. Isso faz com que ele seja apto a enfrentar diferentes tipos de problema usando um método sólido e voltado para resultados. Mas há um detalhe que precisa ser levado em conta. Freqüentemente os cursos de engenharia dão pouco peso à formação humanista e à cultura geral.

A cabeça do engenheiro é lógica e resolutiva e, isso poderia impedir que ele tivesse uma visão ampla do mundo ou uma capacidade de relacionamento pessoal e afetivo mais desenvolvida. Acho que não é o caso do nosso prefeito. Para mim o grande problema da atual administração se baseia em duas coisas: capacidade de alguns vereadores de fazer e sua forma de atuar. Mas isto é irrelevante pois, o decisivo é a capacidade de fazer alguma coisa de um jeito que ninguém mais faz e o nosso prefeito se esforça, para exatamente fazer isso. Só que com isso, algumas pessoas pouco instruídas ou mal intencionadas começam a fazer críticas sem um embasamento adequado. Capacidade de fazer alguma coisa de um jeito que ninguém mais faz é ter, uma personalidade própria, profissional e pessoal, capaz de distinguir a sua posição hierárquica. Em outras palavras, é ter talento e principalmente não ser coagido. Galvão, todos devem concordar, tem talento, cultura e uma grande visão das questões complexas do mundo atual, só que ele pode estar de “mãos atadas” e com isso consequentemente não pode e não consegue fazer grandes coisas em função de alguns dos vereadores que não colaboram com ele, fazendo “projetos” como: só protocolar requerimentos para tampar o mesmo buraco em uma determinada rua. O papel do vereador será que é este? Sim, ESSE É UM DOS papéis do vereador e não o papel único e exclusivo. Alguns podem achar que sou hipócrita, pois hora estou criticando, hora elogiando. Gostaria de deixar claro que sou uma pessoa que penso e escrevo se baseando em fatos e não em boatos, como muitos que me criticam o fazem.

Vale lembrar que quanto às críticas que fiz em outras situações, elas nunca foram dirigidas exclusivamente ao Sr. Prefeito, ou a alguma secretaria específica, pois eles dependem, e muito, das verbas do estado, do governo e principalmente da câmara de vereadores para solucionar e resolver algumas questões. O que gostaria de ver é uma Câmara de vereadores, mais atuante e com idéias atuais e, que mereçam realmente a sua posição à frente de nós, a fim de melhorar as condições da população em geral. O ideal seria que existe uma perfeita harmonia entre os três poderes, o que em raríssimos casos acontece. Juntamente com isso, todos deveriam esquecer as diferenças políticas e pessoais e se unir, como poucos dos nossos vereadores fazem, para que juntos podem ter uma força maior para atuar com determinação em qualquer das situações. Não creio que Galvão em situação alguma durante o seu mandato tenha feito algo para prejudicar a população, pois sempre que me passa pela cabeça este fato eu penso: “Por que um homem, com sua idade um pouco avançada e de boa situação financeira, com um passado tão limpo e exemplar como a do Sr. Galvão, iria querer sujar sua reputação agora, nesta parte de sua da vida em que poderia simplesmente estar desfrutando do carinho de sua família e de sua a situação financeira que foi conseguida pelo esforço e dedicação por anos de trabalho e luta como engenheiro?” É uma questão complexa para alguns e por isso gostaria que antes que vocês, leitores, fizessem uma crítica analisassem bem profundamente todos os fatos que cercam uma determinada situação e como disse se baseassem em fatos e não em boatos.

Creio que a questão dos rumores de uma má administração municipal não se dá em função dos fatos mas sim, em função dos boatos, criados por algum infeliz que não consegue ser autêntico e que vive copiando o que se vê na TV. É muito bom se lembrar que problemas, em qualquer lugar do mundo eles existem e, não são uma exclusividade de Rio das Pedras. Para finalizar este meu artigo uma frase: “Saibam, vocês, ignorar os alardeadores do caos e da sinistrose, acreditem na força do trabalho para superar os obstáculos e, acima de tudo, procurem sempre as grandes oportunidades que o país e a nossa cidade oferecem a todos aqueles que acreditam, que nossa Rio das Pedras, é e sempre será, maior que toda e qualquer crise e que basta um pouco de esforço e dedicação para que com isso você possa realmente alcançar seus objetivos e viver um pouco ou muito melhor”.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui