Usina de Letras
Usina de Letras
113 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TRISTE SITUAÇÃO... -- 06/10/2002 - 17:26 (José Roberto Braz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mais um presidente se vai no entanto, uma triste situação fica: "RECORDE" NO DESEMPREGO E UM AUMENTO ENORME DA POBREZA NO PAÍS!  



O curioso é que com esta situação todos sofrem, inclusive os próprios magnatas que tem em sua conta bancária, toda a riqueza do país!



Um país sem emprego, é um país sem consumo, se não há consumo as consequencias são terríveis para TODOS!   



Não é difícil encontrar pessoas em desespero sem ter o que fazer, inventando mil e uma para ganhar alguns trocados.



Um desempregado com mais de 36 anos perdeu o emprego a algum tempo, sabem o que ele fez?

Pediu R$20,00 emprestado a um amigo, comprou alguns doces e chocolates e toda manhã sai a procura de emprego. Mas o que ele faz com os doces?

Ao chegar na porta da empresa e receber o famoso "AGUARDE QUE IREMOS LHE CHAMAR" ele explica sua deplorável situação e vende os doces ao funcionário da empresa que compadecido acaba comprando.

 

Este é o cenário atual do nosso país, sem contar na grande quantidade de camelôs que sem opção de emprego passam a viver como verdadeiros "bandidos" recebendo um tratamento violento por parte da fiscalização municipal.  



Perueiros em sua maioria desempregados investem toda indenização naquele serviço como única opção de trabalho e acabam sem nada, por terem seu veículo apreendido.

 

A pirataria que por sinal gera milhares de empregos no país, sofre com a repressão policial que acaba impedindo o desempregado de tirar dali o seu sustento.  



Sabemos que tudo isso é contra a lei. E não devemos defender o que é ilegal, mas o que fazer quando não há emprego? Ou o que fazer quando precisamos manter uma familia? Certamente se houvesse um emprego decente não haveria tanta gente trabalhando no mercado informal!



Na verdade o mercado informal faz apenas aquilo que o governo deveria estar fazendo: Gerar emprego!

 

Recente pesquisa realizada em São Paulo, revelou uma quantidade enorme de famílias vivendo em condições sub-humanas igualando-se a população pobre da África! Realmente é fim! E o que é pior, a mídia não revela isso.   



A verdade é que a atual situação só não é triste para o próprios governos municipais, estaduais e federais que continuam arrecadando Rios de dinheiro da população e das empresas através da INDÚSTRIA DA MULTA de trânsito; dos impostos diretos e indiretos e taxas em geral! E atenção empresas se preparem! Vem aí nessa transição de governo um AUMENTO NA ALÍQUOTA DO PIS/PASEP! É claro que vamos pagar algum rombo nos cofres públicos!

 

Bom, se todo dinheiro fosse pelo menos revertido em favor da população. Há mais ou menos dez anos os governos estaduais aumentaram a alíquota do ICMS em 1 ponto percentual, prometendo que esse dinheiro seria revertido para a compra da casa própria. Uma década se foi e o valor arrecadado muita gente humilde nem conseguiria ler se aqui eu escrevesse. Cadê as casas? Porque ainda existe aluguel? Está claro que a grana teve e tem até hoje um destino certo!

 

Não pense que o ICMS é pago só pelas empresas. Todos nós pagamos ICMS e IPI. Todos que consomem PAGAM! Até os desempregados! Você não acredita? Ora, vá até a padaria e compre um pãozinho, ali no preço daquele pão está embutido o mais terrível de todos os impostos que é o IMPOSTO INDIRETO! 



Vou contar agora um "segredinho" do nosso governo:  - Se você ganha R$ 500,00 por mês você paga no pãozinho o mesmo imposto que um apresentador de televisão com um salário de R$500.000,00 paga! Como o pobre é maioria nesse país, está claro que é o pobre que o sustenta! Portanto, os menos favorecidos financiam e mantém o estado,  pagando, ainda que sem carteira assinada os silenciosos impostos indiretos.

 

Que injustiça contra a população! Que vergonha do Brasil que ficou em 76º lugar numa pesquisa de países em crescimento!



Acho que agora fica fácil entender porque nós não temos escolas com ensino adequado e universidades gratuitas em cada municipio.



O sistema não quer que o povo descubra o "segredinho"! O povo ou o "povão" como comumente é chamado, não sabe que financia o estado e que tem direito a tudo! Hospitais, escolas, moradia, assistência médica, emprego etc. etc. etc. 



Bom, como a esperança ainda é a última que morre, quem sabe ainda estaremos vivos para presenciar uma virada nessa TRISTE SITUAÇÃO!





José Roberto Braz

Consultor tributário, músico e produtor de áudio digital

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui