No que pese os ataques contra as administrações do PT na cidade de São Paulo e no estado do Rio Grande do Sul, vitrine dos adversários, os seus candidatos continuam crescendo na preferência do eleitorado mais esclarecido, inclusive, nas mencionadas localidades. Diante disso a conclusão que podemos tirar é que os atiradores têm péssima pontaria ou mesmo não há verdade nas afirmações.
A verdade é que o PT está avançando por todo país. Cresce em São Paulo, Rio Grande do Sul, Piaui, Rio de Janeiro, Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá, Distrito Federal e até mesmo em estados onde as oligarquias políticas conseguem manter o seu poder de dominação.
Isso porque a população começa a descobrir que o Partido dos Trabalhadores é a melhor opção para governar o Brasil. Embora ainda haja falha a ser corrigida, as suas administrações procuram desenvolver um trabalho participativo, transparente, solidário, honesto, sempre acreditando que é possível tornar o Brasil melhor para todos.
Os ataques contra Lula, ao contrário do que esperavam os seus sicários políticos, só contribuiram para reafirmar a sua liderança perante a nação. Nem mesmo os mafiosos da imprensa, aqueles que não conseguem esconder o veneno das suas malícias, puderam modificar o comportamento da evolução do partido no conceito popular.
Exemplo disso é a atuação da governadora Benedita da Silva do Rio de Janeiro. Pois é, com muita determinação e bem mais coragem está enfrentando o poder paralelo calcado no banditismo. E não apenas enfrentando, mas, conseguindo bons resultado. Já vai prendendo mais de 100 traficantes de droga, colocou mais de 40 mil policiais nas ruas e está garantindo o pleno funcionamento do comércio e de escolas que, em áreas estratégicas, sempre eram fechados por ordem das organizações criminosas. A governadora e seus auxiliares, incluindo a polícia, estão colocando em risco as suas próprias vídas. Mas, alguns mafiosos da imprensa, ao invés de estimular o seu trabalho, ou mesmo fazer justiça, desfecham as piores acusações contra a sua administração.
Mesmo assim, o partido avança. Sem compra de voto, sem desperdício de recursos públicos com publicidade, sem negociar a distribuição do poder com aqueles que vêm ao seu encontro, o Partido dos Trabalhadores cresce. O povo está fazendo o seu dever. Parece até que segue aquele ensinamento de Confúcio: "Deve-se pagar o bem com o bem, e o mal com a justiça". Espero que o dia 6 de outubro seja o terceto de ouro a fechar o grande soneto produzido pela inspiração de um mundo melhor.