Os candidatos nos estados onde o PT governa estão em primeiro lugar nas pesquisas, ou seja, no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso do Sul e no Acre. No estado de São Paulo onde Marta Suplicy governa a capital, o candidato do PT, José Genoíno, que há cerca de alguns poucos dias se encontrava com nove pontos, já subiu para dezenove. O candidato do PT está em primeiro lugar, também, no Estado do Piauí. No Rio de Janeiro, com o gol marcado por Benedita da Silva, pela sua determinação de caça e prisão do facínora Elias Maluco, tudo leva a crer que ela crescerá alguns bons pontos.
Pois é, todo esse sucesso se deu graças a ação administrativa de um punhado de "inexperientes", como denominam os seus adversários. Há pessoas aí que votaram em Lula em 1989 e passados 13 anos, essas pessoas acusam-no de enexperiente. Fernando Henrique Cardoso não tinha experiência e muito menos compromisso e, sem a menor queixa, fizeram-no presidente. Quanta contradição!
Também, como não podem acusar Lula de desonesto, de mau caráter, de descomprometido, de desconhecedor dos problemas nacionais, de traidor de classe procuram, como último recurso, falsear a sua imagem. Mas, todo brasileiro honesto que tem acompanhado as apresentações de Lula e conhecido a sua versatilidade no campo da política nacional e internacional, está seguro da sua capacidade de governar o Brasil. E o que é mais importante: governar o Brasil para os brasileiros.
A verdade é que, se uma parte formada de maus políticos tem preconceito; não admite, como afirma Lula, o fato do Brasil ser governado por um torneiro mecânico, outra pequena parte formada pelo poder econômico internacional, por latifundiários, banqueiros e uma elite empresarial que de há muito mama nas tetas do poder, tem medo de ver os seus interesses contrariados. É isso mesmo, uns têm preconceito; outros se apavoram diante dessa perspectiva. O próprio presidente dos EUA já se pronunciou a esse respeito, temendo a posição de independência que o Brasil deverá tomar em um governo Lula. Inclusive, chegou a insinuar um provável relacionamento com Bin Laden.
Mas, dessa vez o jogo sujo não prevalecerá. A maioria do povo brasileiro está consciente de que Lula atingiu a maturidade, que tem um compromisso sincero, que é honesto e que está preparado para governar o Brasil a partir de 2003. O outro candidato com mais chances nós sabemos o que ele representa: o continuísmo. Representa, exatamente, o oposto àquele grito que há muito está entalado na garganta: BASTA!!!