Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Livro recusado por editora torna-se sucesso como e-book -- 18/09/2002 - 19:58 (Silas Correa Leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LIVRO RECUSADO POR EDITORA FAZ SUCESSO NO MUNDO DA INTERNET



PARTE DE TEXTO-DEPOIMENTO AO MUSEU DA PESSOA



Silas Corrêa Leite, nascido em Monte Alegre, Paraná, criado em Itararé-SP, Jornalista e Educador pós-graduado, Escritor, poeta e ficcionista premiado em verso e prosa, desde a USP até Bibliotecas Públicas de renome e Fundações Culturais idôneas, que consta em mais de quarenta Antologias Literárias em verso e prosa, inclusive no exterior, colaborador em vários jornais, revistas, tablóides marginais e Suplementos de Cultura, mesmo ignorado pelas chamadas grandes editoras do eixo-Rio-SP, quase que considerado como autor novo(SIC) - como uma espécie de "maldito" - continua ainda inédito como ficcionista em livro solo, apesar de vários trabalhos formatados, de coletâneas de contos a livros de poemas temáticos, sobre a juventude, ensaios e crônicas sobre pratica educacional vivenciada e até romances e uma novela.



Em 1998 criou uma obra literária em "três dimensões", quando o seu livro O Rinoceronte de Clarice, com onze contos fantásticos comportou três finais cada, um feliz, um de tragédia (ele adora Shakespeere) e um terceiro final surrealista (ou politicamente incorreto), e que seria vendido em uma espécie de Kit Literário: o livro impresso, juntamente com uma fita-cassete com os onze contos narrados pelo autor com o final predileto dele, mais um disquete com o trabalho formatado para leitura no computador, e onde o leitor também poderia entrar no processo final da criação – esse era o lado interativo do livro – criando um final todo seu, sob qualquer enfoque narrativo, e o enviaria a editora, sendo que os melhores finais dos leitores de talento seriam acrescentados numa segunda edição posterior.



Empolgado, encaminhou o livro à Editora Companhia das Letras, mas em pouco mais de seis meses, recebeu o trabalho em devolução, com a informação pura e simples de "recusado". Não houve nenhuma explicação, apanhado técnico-literário ou mesmo texto avaliativo da obra como um todo, sequer sugestão de alteração lógico-sequencial de um ou outro conto ou mesmo idéia qualquer de aproveitamento da própria iniciativa.



Frustrado, registrou o livro na Fundação Biblioteca Nacional, continuou a participar de mostras, concursos, exposições, congressos, debates, inclusive em Faculdades. Esse ano mesmo já foi premiado num Concurso de Poesia realizado em Cornélio Procópio, Paraná, promovido pelo Lions Clube/Sesc, quando criticou, no poema, a estranha comemoração dos 500 anos do "achamento do Brasil" (há motivos para comemorar?), além de ser um dos premiados no Concurso Ignácio de Loyola Brandão de Araraquara-SP. Elogiado, entre outros, por Elio Gaspari, Ricardo Ramos (Filho de Graciliano), Solon Borges dos Reis, Artur Távola, Jamil Snege, Nelson Oliveira (Prêmio Casa de las Américas, Cuba), Silas começou a sondar a Internet, depois de ganhar um computador num concurso literário promovido em Porto Alegre.



Foi contatado então pela Jornalista (Rádio CBN do Rio de Janeiro) e Escritora Roberta Rizzo, provedora do site www.hotbook.com.br de editoração eletrônica e livros virtuais para todos os gostos e níveis, e então incentivado a lançar o livro grátis no mundo virtual. O site, conhecido e bem acessado por internautas interessados em cultura de primeira, no link Interativos, bancou com estrutura o livro O Rinoceronte de Clarice como e-book e a partir daí a obra foi um sucesso. Campeão de dowloads, o livro estourou, com milhares de navegadores copiando-o grátis para o computador pessoal, para depois salvarem num arquivo ou disquete e fazerem a leitura prazerosa em casa ou escritório. Hoje passa de 35 mil downloads. Um sucesso!



Obra pioneira, inédita e de vanguarda na rede mundial da Internet, a partir de pesquisa feita em Nova York, o livro – anterior até ao do João Ubaldo Ribeiro e do Mário Prata – chamou a atenção de parte da mídia interessada em novidades com conteúdo. Saiu no JBonline (RJ), na ABI-Brasilia, no Caderno Dois do Estadão, na revista Minha Revista (dezembro 2000), no Diário Popular (caderno de Informática), na Revista da Web!, foi entrevistado pela Rede Brasil (TV a cabo), deu entrevista a rádios e jornais inclusive fora do eixo sudeste, abriu espaços em outros veículos de comunicação (a revista Poesia Sempre tem trabalhos dele na última edição), vem sendo veiculado em revistas e até em outros sites, recebeu muitos elogios de críticos literários, intelectuais, professores universitários, escritores famosos e outros. Foi destaque também em muitos jornais literários, suplementos de arte, e revistas sobre Terceira Idade, Teens, Educação, Informática e no Momento Cultural (Márcia Peltier) da TV Bandeirantes, e no Metrópolis (TV Cultura). Seu conto inédito, chamado Nicolau (Sesconline) foi elogiado como "brilhante" por João Silvério Trevisan.



O autor está em fase final de um outro livro interativo com o mesmo potencial criativo, cultural e acima da média. Já vem sendo sondado por algumas editoras, tendo um romance sendo avaliado pela Geração Editorial e um livro de poemas em poder do Poeta e Jornalista José Nêumanne Pinto (Estadão) para ser prefaciado. Pensa em montar um site todo seu, para mostrar melhor toda a gama de seu trabalho (escreve todo dia a mais de três décadas), pensa em traduzir suas obras para tentar editar no exterior (como fez com sucesso Ignacio de Loyola Brandão), pensa até em conseguir suporte técnico-funcional de uma multinacional de Informática para escrever três livros ao mesmo tempo (um romance, um de contos e um infanto-juvenil), sob a ótica diuturna da mídia e conectado direto com o mundo virtual.



*Enquanto espera ser "descoberto" por um editor de visão, Silas Corrêa Leite continua fazendo cursos (adora estudar), continua lendo e relendo (adora mais ler do que respirar, diz ele), e, nesse liqüidificador de frustrações, valorizações fora da grande mídia e trabalho de às vezes quinze horas por dia, vai escrevendo sempre, tentando abrir espaços, ganhar um mecenas, mostrar seu valor, ser apoiado por uma ONG internacional (ou obter uma bolsa de estudos no exterior) talvez, quem sabe um dia, ser reconhecido como um novo escritor brasileiríssimo, nem que seja depois de morto. Afinal, ele tem apenas 49 anos. Mesmo assim já pensa em contatar algum mestrando ou doutorando da USP a quem pensa confiar seu acervo para análise. O autor, que reside no número 138/Apto.28 da rua Sumidouro, em Pinheiros-SP (CEP 05428-0l0) – Fones: 9108-6352 (cel), 289.4333 (Rec. hor. com), 3034-6109 (res), está disponível no e-mail: poesilas@terra.com.br , e pode ser lido, além do livro virtual acima, nos sites www.itarare.com.br.com.br (Poemetos quase haikais, microcontos, foto, breve currículo bibliográfico e premiações até 1998), com textos e poemas no site www.navedapalavra.com.br no Jornal de Poesia, no site www.secrel.com.br/jpoesia/poesia/html e também com conto inédito e premiado (Anistia) e interessante entrevista no site CAOX que pode ser acessado direto no http://www.geocities.com/soho/lofts/1418/silas2.htm (link Mais Entrevistas), www.riototal.com.br/escritores-poetas/ e Romance Místico ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS, no site www.hotbook.com.br/rom01scl.htm – Sites pessoais: www.silaspoeta2222.kit.net e www.poetasilas.hpg.com.br .–E-mail: poesilas@terra.com.br

-0-

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui