Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63265 )
Cartas ( 21350)
Contos (13302)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10693)
Erótico (13594)
Frases (51790)
Humor (20180)
Infantil (5606)
Infanto Juvenil (4954)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141323)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6359)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CURANDEIRISMO -- 13/09/2002 - 11:37 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Faculdades de medicina, cursos profissionalizantes, escolas,livros técnicos, horas e horas de pesquisas, investimento na engenharia de criação de equipamentos, formação de profissionais habilitados e todo o progresso da ciência podem simplesmente não surtir o efeito desejado na oferta das curas ou consolação dos aflitos.

Por isso muitos recorrem aos curandeiros que prescrevendo substâncias, usando gestos, palavras ou meios outros quaisquer, fazem diagnóstico e aplicam beberagens danosas e deletérias. Tais agentes violam o disposto no Artigo 284 do Código Penal Brasileiro.

Quando o sujeito não tem título e nem habilitação para prescrever remédios, chás e procedimentos que supostamente levariam a cura, francamente está abusando da sorte e da boa fé daqueles que se sujeitam a tais práticas. Está cometendo crimes previstos na legislação penal brasileira.

A credulidade, a extensão do território, a falta de escolas e o analfabetismo imperante, são as variáveis independentes de que se valem os de mau caráter sempre dispostos a tirar vantagem da ingenuidade alheia.

Os curandeiros fazem cirurgias espirituais, prescrevem substâncias, recomendam rezas e orações, determinam despachos nas encruzilhadas, impressionam os desalentados e exploram a bone fide dos desesperançados.

Quando médicos cometem erros, humanamente possíveis, têm o juízo da sua entidade de classe a passar em revista os atos e procedimentos que conduziram a tais conseqüências.

Quando médiuns enganam-se na prescrição medicamentosa, provocam danos físicos com instrumentos cirúrgicos e até matam, impedem aos prejudicados a obtenção da justiça reparadora, na medida em que não têm uma associação que responsabilize.

Por isso ou a sociedade pune com rigor a violação da lei ou revoga os dispositivos que impedem tais práticas, assegurando aos usuários de tais serviços as garantias iguais que podem ofertar aqueles que estudam e se preparam para o exercício de uma profissão.





Se você gostou deste texto, contribua com qualquer importância depositando-a na conta 01-012.782-7 da agência 0016-7 do Banco Nossa Caixa S.A. para que mais e mais pessoas possam usufruir.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui