Já não é de hoje que as grandes empresas de comunicação elegem este ou aquele candidato. Aconteceu com Fernando Collor em 89, quando a Rede Globo o tratou como “caçador de Marajás”, o grande salvador da pátria. Dois anos depois, a mesma emissora de televisão o depôs do cargo, colocando os “caras pintadas” nas ruas para “exigir” que o presidente sofresse o processo de impeachment.
Há algumas semanas, a emissora carioca até pareceu intencionada a fazer jornalismo como há muito não fazia. Deu a chance de conhecermos o melhor leitor de TP, Willian Bonner, como um jornalista de verdade, daqueles que fazem a lição de casa e pegam pesado com seus entrevistados. Foi uma atitude bastante feliz.
No entanto, como nem tudo pode ser perfeito, novamente a Globo põe todo esse potencial a perder. Fez Bonner ser um excelente jornalista, e alguns dias depois, transforma o Jornal Nacional no principal cabo eleitoral de José Serra, o candidato do governo, fazendo o mesmo Bonner apresentar aquelas séries de reportagens especiais, a qual tem como assunto dessa semana “As contas do governo”.
As repostas que o candidato Serra deveria ter dado ao seu oponente em debate na Rede Bandeirantes, a respeito do dinheiro da enorme dívida interna, foi dada ontem em rede nacional. E não é só isso. Essa série só está mostrando as coisas “positivas” desse atual governo (se é que elas existem, principalmente agora!).
E dizer que foi o governo que mais investiu em projetos sociais, foi além da conta. Tentar enganar os telespectadores deveria dar cadeia.
Concordo que cada um deve defender o que acredita, mas dessa forma e usando um canal tão avassalador como a televisão, é covardia, tanto com a população quanto com os outros candidatos.
Acredito que todos deveríamos ter o direito de ir à TV para falarmos o que pensamos, afinal, se levado ao pé da letra, a TV é uma prestação de serviços à comunidade, pois se é concessão do próprio governo para atuarem, e governo deveríamos entender “povo”, por que não podemos estar lá para falar bem desse ou daquele, disso ou daquilo?
Democracia!!! É o que dizem...
Mas não é só a TV Globo que tem feito isso, alguns jornais e revistas também tem dado certo destaque para o candidato do governo. Mesmo que implicitamente, como foi o caso da Revista Época (que por coincidência é do grupo Globo), dando a capa da edição retrasada a Paulinho o vice de Ciro, onde “enroscava” ele a uma falcatrua com compra de fazenda pelo sindicato, e mais algumas coisas. Fato é que até agora ninguém provou nada e o próprio Ministério Público pediu “desculpas” num comunicado dizendo que o erro teria partido de funcionários da Força Sindical ao cadastrar um trabalhador no sistema. A revista não se manifestou.
A Veja também vem colaborando. Falem sério: na semana passada saiu uma reportagem sobre como os candidatos estavam no debate, se suas gravatas tinham nós bonitos, se a camisa combinava com os pescoços... isso é matéria para uma revista que se diz comprometida com a “verdade”?
E esse empréstimo do FMI? Gente, isso só foi para adiar a morte do já morto Brasil. Esse dinheiro é para fins eleitorais, não tem outra alternativa, tanto é que vem uma pequena parcela, e o restante virá ao longo do ano que vem!
Só tenho uma coisa a dizer dentre tantas que já disse, e não só hoje, estamos fritos! (para ser otimista, e educado) A manipulação do povo está de novo no ar. Quando será que perderemos o medo de enfrentar essa força? Não é possível um país tão rico como o Brasil ser tão miserável ao mesmo tempo!
Será que só eu vejo isso? Não é possível que não tenhamos pelo menos um olho (mesmo com catarata) que não consiga enxergar isso!