Usina de Letras
Usina de Letras
10 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63478 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22587)
Discursos (3250)
Ensaios - (10766)
Erótico (13602)
Frases (51976)
Humor (20212)
Infantil (5646)
Infanto Juvenil (5003)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141394)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6392)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Falsas deduções -- 09/08/2002 - 16:14 (José Ronald Cavalcante Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Costumeiramente, em dadas situações, dizemos que estamos decepcionados com as pessoas:

- Fulano não podia ter agido assim. Sicrana não foi legal... E por aí vai.

Nos relacionamentos que travamos no nosso dia-a-dia, nem bem conhecemos os indivíduos, já nos metemos a construir uma imagem e a tecer uma personalidade para eles.

Ora, Beltrano é uma pessoa assim e mais assim, tem a conduta dentro do figurino tal.

E vamos nos convencendo de que aquilo que figuramos na nossa imaginação é a verdadeira pessoa.

Ora, ninguém se revela por inteiro no teatro da vida. Ademais, os nossos olhos só enxergam aparências e os nossos pensamentos e deduções são nossos pensamentos e deduções e não os pensamentos e as deduções das outras pessoas.

Por tal razão, quando a pessoa age de forma diamentralmente oposta àquela que concebemos nos nossos pensamentos, erroneamente, afirmamos que estamos decepcionados com a pessoa pois, no frigir dos ovos, a decepção é conosco mesmo, por não termos sabido utilizar a cautela, por querermos intuir uma previsibilidade comportamental inteiramente irreal.

Mas, é difícil aprendermos a lição, dois passos adiante e já estamos a dizer: Fulano é assim, Beltrano é assado, sempre presumindo que somos infalíveis nas nossas criações mentais baseadas em coisa nenhuma.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui