Ler deve ser, antes  de tudo, um prazer.
Por essa razão, preocupo-me com a seleção dos textos  que motivarão meus alunos aos diversos  conteúdos  que serão desenvolvidos durante o ano letivo.
Determinado texto tem, quase sempre, o poder de despertar e prender a atenção dos pupilos para os itens a serem inseridos naquelas cabecinhas “quase pensantes”.
Mas, falava eu do “prazer da leitura”. E o tema me foi despertado pela crônica do Affonso, em O GLOBO de hoje, cujo título plagiei para o rabisco que você está lendo agora.
 
Se Jesus chegasse agora, diz Affonso... Ao ver que ele se aproximava descendo das nuvens, uma repórter começaria: “Estamos aqui presenciando a chegada do Senhor Jesus, nascido em Belém, que veio especialmente para ver como vão as coisas neste mundo de Deus”...  É quase certo que uma marca de cerveja tentasse contratá-lo para que demonstrasse como se transforma água em cerveja e cerveja em água. E já que ele é uma celebridade,  ia ser um tal de pedir autógrafo e tirar retratos ao seu lado para mandar aos parentes do interior... No Brasil iam pedir que participasse do Fome zero,  que tornasse a multiplicar pães e peixes para as multidões...
 
Evidentemente, a crônica é bem maior, apenas ilustrei com um pequeno trecho, pois tem os que não lêem nada mesmo, e, qualquer palavrinha lida será um grande lucro. Até poderão dizer: 
“Caramba! Aquele Affonso que escreve no O GLOBO é mesmo fera! Viram como ele teve a coragem de falar aquelas coisas do Galileu?”...
 
Pois é... LER É UM PRAZER...
 
* trecho copiado da crônica de Affonso Romano de Sant’Anna, do Jornal O GLOBO, de sábado, 10 de abril de 2004.