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Cristiana de Barcellos Passinato Prima Castro Alves
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Perfil:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: Prática de Ensino (EDU) TURMA: 08

PROFESSOR: Flordenice Souza Castanheira

I) Dados de Identificação:

Nome: Cristiana de Barcellos Passinato

Residência: Estrada Benvindo de Novaes
Telefone: 9692-9493 Habilitação: Licenciatura em Química

II) Formação acadêmica e demais cursos:

Último Curso Completo / Profissionalizante:

A antiga denominada Escola Técnica Federal de Química Unidade do Rio de Janeiro (Hoje CEFETQ-RJ) – Curso especial Técnico em Química.
Instituto de Macromoléculas Heloisa Biasotto Mano – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IMA / UFRJ
Primeira turma do primeiro módulo do curso técnico em Polímeros, hoje extinto.

Nível Médio Completo/ Clássico:

Colégio Anglo Americano – Unidade Barra da Tijuca – SISTEMA ANGLO DE ENSINO

Complementos

Cursinho Pré-Vestibular:

Unidade GPI – Colégio Saint John – Barra da Tijuca


Inglês:

Brasas English Course – Unidades: Barra da Tijuca, Leblon, Taquara (Jacarepaguá).

(Cursado até o 8o livro com complementação de, inclusive algumas aulas de conversação na unidade Tijuca)

OBS: Também freqüentei vários cursos e palestras extracurriculares em congressos e encontros na área de química e educação que seria muito extenso de se colocar em pauta aqui mediante apresentação sucinta e objetivo desse documento.

Computação / Noções:

Windows e Internet (webmaster e webdesigner).

Obs: Não tendo curso algum dessa área.

Ensino:

Licenciatura UERJ – último ano

Matérias de pedagógicas (Faculdade de Educação) e profissionais, cumpridas inclusive com os estágios supervisionados nos Colégios Cap UERJ (Fernando Figueiras) e Colégio Estadual Ernesto Faria cumpridos (Estagio I – 30 h cada Colégio e Estágio II também, sendo o primeiro somente de observação e o segundo de metade observação e a outra metade de co-participação e participação).
Tanto na primeira como na segunda práticas de ensino foram debatidos temas geradores em sala de aula, questões de âmbito didático-pedagógicos abrangendo à temática de sala de aula, onde foram propostas simulações de aulas a colegas e aos professores, onde colocávamos debates em último momento dos educandos e mestres contra o nosso desempenho.

III) O que espera da disciplina quanto a:



IV) Experiência com educação:

Experiência Curricular na Área de Educação:

Aulas particulares desde 1992.
Aulas de apoio desde 1992 *Anglo.
Monitoria em pré-vestibular e no próprio nível médio *Anglo e Unidade GPI.
Monitoria com bolsa de estudos em Laboratório de Físico-química na ETFQ-RJ.
Co-participação e aulas ministradas em estágios curriculares obrigatórios Cap UERJ e CEEF.
Aulas ministradas para turmas de Pré-vestibular comunitário *Mangueira vestibular aos sábados no CEEF.
Aulas de recuperação paralela como bolsista CETREINA no Cap UERJ.
Aulas particulares – Acompanhamento Escolar e Preparação para Vestibular e ENEM (venho tendo um grande número de alunos, atualmente com rendimento de bom a muito bom em geral, tento avaliar meu desenvolvimento com meus alunos de acordo com 3 critérios: evolução comportamental e de interesse do aluno pelo contexto da matéria, a absorção diante de questões colocadas durante a preleção e o desenvolvimento de exercícios juntamente com sua nota adquirida em avaliações escolares, tais como ENEM e vestibulares. Venho tendo um excelente resultado junto aos alunos, sendo que não são turmas inteiras, mas ao menos consigo avaliar tanto a mim quanto ao aluno, para ajudar-nos a evoluir e vir a educar, mesmo que de forma tímida esse determinado setor e qualidade de alunado, ou a quem prefira denominar clientela).

Experiência Curricular na Área Técnica:

Estágio Curricular no período de 1 ano (1998 – 1999) – CPRM – Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais, Laboratório de Análises Minerais.

Responsabilidade técnica de uma linha de chás naturais de Ginseng e uma linha de artigos de látex pela U.S. Balloon (empresa) – 1 ano (1999-2000).

Experiência na Área Acadêmica em Congressos e Feiras da Área:

Confecção de uma ficha de informação sobre ácido fluorídrico, passando por várias etapas por 3 anos e avaliações constantes em congressos e feiras como:

SBQ – Anual
SBQ-Regional-RJ
Semanas da Química – ETFQ-RJ
Semanas de Química – UERJ

Na forma de painéis e ainda de exposições orais, com trabalhos escritos e pesquisas a Hospital Universitário e FIOCRUZ.

Associações:

SBQ – Sociedade Brasileira de Química – Sócia Colaboradora
CRQ – III Região – RJ – ES – Conselho Regional de Química Terceira Região / Rio de Janeiro – Espírito Santo.

V) “Espaço aberto” (propor, sugerir, solicitar, etc):

Propor demandaria uma determinada caminhada e frente a matéria e nossas aulas, para saber se o que penso por alguma proposição já não esteja mencionada na ementa ou mesmo pautada pela professora, mas acredito que a prática de ensino que irei cursar na faculdade de Educação, ministrada pela professora Flordenice, não seja muito diferente do que já pude degustar em sala de aula anteriormente nas demais cadeiras a mim oferecidas curricularmente na licenciatura. Que, diga-se de passagem, sem qualquer tom demagógico, me apresentaram e acrescentaram a minha formação, até então, uma ética e um conteúdo magnífico e sem tamanho.
Seria, a minha proposição, a adequação de análises de textos em forma de dinâmicas e discussões através ou de seminários ou mesmo de exposições orais de nossas opiniões. Formando uma cadeia e senão teia de teses e contra-teses de determinados temas geradores sempre dentro do contexto de leituras efetuadas em particular. Parece-me que não se fugirá muito do que aqui coloco, o que me deixa confortável e satisfeita.

Sugestão seria um pleonasmo citar toda a minha admiração e não demonstro ir de encontro com o que foi apresentado em primeiro momento, na minha primeira aula que assisti da professora. Agradou-me o tom com o qual foram destinados os nossos conteúdos e assim acredito que venha a progredir ainda mais como educadora, que acredito já vir a ser a alguns anos, apesar de não estar, no momento em sala de aula, mas tutelo alguns alunos particulares que estão se orientando muito bem através de meus direcionamentos. Acredito não ensinar a ninguém, e sim orientar.
Somente acrescento à problemática do tempo e da nossa falta de experiência burocrática, a sugestão de que se indique o site http://www.see.rj.gov.br, que contém a listagem de todas as coordenadorias e outros departamentos do Estado, além de conter nesse sítio na internet também todas as escolas , com seus nomes, endereços completos e seus telefones, afim de agilizar o nosso trâmite de estágio, já que são 2 escolas, e estudamos a noite e podemos também ter outras atividades em conjunto a Universidade, não dispondo de tanto tempo quanto nossos colegas de outros turnos, mas não nos melindrando de percorrermos o mesmo processo de toda a nossa classe para vir a completar nosso estágio supervisionado.

Solicitação no momento não me ocorre nenhuma solicitação, somente a de colocar o conteúdo e nossos textos na pasta do 12o andar, no seu nome, a pasta já existente 24, pois além de a pasta do 7o ser em outro andar, e ser geral da educação, parece ser de maior sobrecarga, tendo em vista que a demanda de xerox da Faculdade de Direito é muito maior, e o tempo que se perde é muito aumentado em relação a outra xerox citada, apesar da fila ser maior, nós reparamos que a quantidade de cópias por atendimento é menor e a qualidade da xerox do 12o também é notadamente superior. Enfim, somente segue a solicitação de que centremo-nos na Educação, para nossa comodidade, tanto sua quanto nossa e para não se perderem originais e qualidade, até porque a documentação terá que ter bom estado para nosso uso entre escolas e coordenadorias de educação.

VI) PNA?

· Educadores, nascem feitos ou são feitos?

Acredito que educadores possam nascer essencialmente com esse dom, mas também penso que haja uma grande necessidade de lapidação de cada uma dessas pedras brutas preciosas que se denominam anteriormente, como dom.
Embasamento e teoria são chãos e esses têm que ser muito bem estruturados para formar educadores completos e seguros de seus princípios juntamente a seus ideais, ou quase isso, pois a perfeição não seria o ideal, pois educar é transformar e mudar nunca, na minha concepção teremos um processo estático, imutável, atemporal.
Não deixando de lado uma prática social e de sala de aula ativas o que é necessário para o alicerçamento dessas bases teóricas.
Uma escola de educação, uma faculdade que gere questionamentos e desestruture preconceitos e forme então a partir desse processo conceitos próprios de cada educador se faz indispensável e relevante para esse tipo de formação.
Não acredito que um determinado indivíduo que não se identifique com esses elementos venha a ser bem sucedido em sua carreira, ou mesmo consiga vir a se formar. Alguns nem conseguem completar o quadro de cadeiras pedagógicas, por inteira falta de interesse em conjunto com a não identificação com os tópicos abordados em sala de aula.

· Afinal, para que serve a escola?

Acredito que a escola vá ainda que tardiamente, mas terá um caráter menos informativo e mais educativo.
O que quero dizer? Aonde quero chegar?
Tentar minimizar o abismo entre professor e aluno e desmistificar a imagem do educador, não assim permitindo uma perda de postura ou respeito de ambas partes para com as outras, algo tão temido entre os licenciandos.
Tento idealizar algo menos utópico e mais prático, menos caracterizado como sonho, pois se Paulo Freire conseguiu e de maneira brilhante e satisfatória estabelecer diálogos e educar literalmente seus educandos, por que não nós?
Bem se sabe que em sua época veio a ser preso e combatido, mas hoje? Depois de tudo já pronto e estabelecido? O que temer em praticar esse tipo abordagem?
Sou freiriana, sim, de corpo e alma e não me considero uma total idealista e sonhadora que só saio filosofando sobre educação e pouco pratico, como alguns colegas de mais experiência gostam de tentar me colocar.
O pouco que me mantive em uma sala de aula ensinando e tendo a pretensão de manter uma dupla troca, com reversibilidade incrível entre mim e meus alunos, tive isso como experiência em minha pele sendo sentido e com qualidade e me manterei posicionando dessa forma: aberta ao diálogo, pois com ele mantenho o canal aberto para informação transitar e a ser orientada e chegar assim, com receptividade ao meu alunado.
Para isso, acredito ainda, que a escola exista para nos manter socialmente abertos a discussões e aprendizados freqüentes. Não meros repetitivos discursos pré-fabricados de conceitos obsoletos iguais aos de gerações anteriores e que gerariam tão idênticas reproduções de retóricas discussões dos alunos em suas avaliações, sendo robotizados em pleno século XXI.
· Qual a função da escola na atualidade brasileira?

Dos momentos de transição da história da escola brasileira, vivemos o momento de maior crise e menor crescimento de conteúdo e no que diz respeito a infraestrutura e a redação de suas leis de diretrizes, bases e suas doutrinas.
Diz-se ter sido realizado uma determinada reforma recente, mas ao meu ver nada se modificou nos contextos em sala de aula.
Somente modificaram, sim, terminologias dos textos truncados dessas leis que formatam (neologismo necessário, no caso, com relação a moldar formas antigas convenientemente a um novo contexto e necessidade) uma escola neoliberal, com pacotes vendidos às clientelas diferenciadas de acordo com as esferas das quais são pertencentes. Esse é o ônus do ser um país que tem um governo de tendências LIBERAIS.
Então como ver o papel dessa escola na atualidade de um país como o Brasil?
Para uma otimista, como eu, dita por muitos idealista, muitas idéias minhas definidas como então supostamente utópicas, a visão de escola sempre será a mais prazerosa e saudável possível. Continuar-se-á a relação professor/aluno, por mim, preferida como dueto, e não de constante duelo, como vem sido preterida e simultaneamente professada ainda por alguns insistentes. Por mais que a era cibernética avance freneticamente e o distanciamento entre as classes discente e docente se façam, somente se representará de forma geográfica. Por mais que se gravem fitinhas de vídeo sereadas e se abram canais de rede de televisão aberta ou a cabo, aberta ou fechada a tele-educação estará sempre distante de ser essa a ideal. Sempre haverá a necessidade do contato, da contestação, da inquietação, da dúvida. Robôs e eletrônicos podem até ser os meios e os canais estabelecidos de interlocução entre as partes na educação, porém os interlocutores e receptores serão sempre elementos humanos e constituirão o dueto anteriormente proposto.
Difícil pensar num país de extensões continentais e num povo pobre no que diz respeito ao que se apresenta pelos índices de analfabetismo, por exemplo, ainda altos. Falar-se em escola dessa forma e apontar os indicativos acima, com esse tipo de postura se torna complexo. Mas são tendências que não podem ser descartadas porque toda a forma ou modelo escolar é válido para que se melhore esse quadro.
Educar é mais que passar informações ou catequizar um povo, e sim orientar, mexer, catucar o ser humano para que cresça e saiba opinar, fazer escolhas e não ter a sensação de que é ludibriado a todo instante.
Educar, no Brasil, é preciso. O meio não importa, o que importa é lutar por esse direito e usa-lo da melhor forma possível e se beneficiar da consciência e crítica sempre presentes e como característica e movimentação do crescimento de um país como o nosso.
Curriculum Vitae
Cristiana de Barcellos Passinato
Data de Nasc.: 23 / 12 / 73
Av. Benvindo de Novaes - Rio de Janeiro - RJ
Tel / Fax: (021) 9692-9493 (Res.)
Objetivo: Estágio de 20 h semanais, nível superior ou técnico em laboratórios de pesquisa.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
03 / 06 / 96 a 02 / 12 / 96
Estágio em Análises Químicas
CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Rio de Janeiro - RJ

CURRICULUM VITAE
Cristiana de Barcellos Passinato

Est. Benvindo de Novaes, 1441 – Recreio dos Bandeirantes – Rio – RJ – 22.795-710

Tels: 21 487-8515/437-8816
Fax: 21 487-8516
Cel: 21 9692-9493

e-mails: crispassinato@hotmail.com
crispassinato@infolink.com.br


Objetivo: dar aulas de química para 8a série do nível fundamental (introdução a química), nível médio/vestibular (química geral, físicoquímica, inorgânica e orgânica), de acordo com que anuncia o currículo e programa proposto pelos parâmetros curriculares nacional (PCN) e instituição de ensino em questão, podendo ainda ministrar aulas de apoio e elaborar e coordenar aulas de laboratório as supervisionando tendo em vista portar nível técnico.

Último Curso Completo / Profissionalizante:

A antiga denominada Escola Técnica Federal de Química Unidade do Rio de Janeiro (Hoje CEFETQ-RJ) – Curso especial Técnico em Química.

Nível Médio Completo/ Clássico:

Colégio Anglo Americano – Unidade Barra da Tijuca – SISTEMA ANGLO DE ENSINO

Complementos

Cursinho Pré-Vestibular:

Unidade GPI – Colégio Saint John – Barra da Tijuca

Inglês:

Brasas English Course – Unidades: Barra da Tijuca, Leblon, Taquara(Jacarepaguá).

(Cursado até o 8o livro e algumas aulas de conversação na unidade Tijuca)


Computação / Noções:

Windows e Internet (webmaster e webdesigner).

Obs: Não tendo curso algum dessa área.

Ensino:

Licenciatura UERJ – último ano

Matérias de pedagocia e profissionais com estágio supervisionado nos Colégios Cap UERJ (Fernando Figueiras) e Colégio Estadual Ernesto Faria cumpridos.

Experiência Curricular na Área de Educação:

Aulas particulares desde 1992.
Aulas de apoio desde 1992 * Anglo.
Monitoria em pré-vestibular e na próprio nível médio *Anglo e Unidade GPI.
Monitoria com bolsa de estudos em Laboratório de Fisicoquímica na ETFQ-RJ.
Co-participação e aulas ministradas em estágios curriculares obrigatórios Cap UERJ e CEEF.
Aulas ministradas para turmas de Pré-vestibular comunitário *Mangueira vestibular aos sábados no CEEF.
Aulas de recuperação paralela como bolsista CETREINA no Cap UERJ.

Experência Curricular na Área Técnica:

Estágio Curricular no período de 1 ano (1998 – 1999) – CPRM – Compania de Pesquisas de Recursos Minerais, Laboratório de Análises Minerais.

Responsabilidade técnica de uma linha de chás naturais de Ginseng e uma linha de artigos de látex pela U.S. Balloon (empresa) – 1 ano (1999-2000).

Experiência na Área Acadêmica em Congressos e Feiras da Área:

Confecção de uma ficha de informação sobre ácido fluorídrico, passando por várias etapas por 3 anos e avaliaçoes constantes em congressos e feiras como:

SBQ – Anual
SBQ-Regional-RJ
Semanas da Química – ETFQ-RJ
Semanas de Química – UERJ

Na forma de painéis e ainda de exposições orais, com trabalhos escritos e pesquisas a Hospital Universitário e FIOCRUZ.


Associações:

SBQ – Sociedade Brasileira de Química – Sócia Colaboradora
CRQ – III Região – RJ – ES
































Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2001.






Cristiana de Barcellos Passinato
CRQIII - 03418341


Órgão de Lotação: Departamento de Desenvolvimento e Relações Institucionais (DRI), Depatamento de Apoio Técnico (DEPAT), Laboratório de Análises Minerais (LAMIN).
Locação: Controle de Qualidade e Normatização (CONOR - LAMIN).
Atividades Desenvolvidas:
· análise quantitativa de metais preciosos em amostras minerais ou geológicas usando as técnicas:
ü Ensaios por Fusão (“Fire Assaying”) - operadora e analista.
ü Copelação - operadora e analista.
ü Espectrometria de Absorção Atômica - operadora e analista.
· Cálculos estatísticos:
ü Análise estatística - Método dos mínimos quadrados, regressão linear, média, desvio padrão, e outros.
ü Emissão de resultados - transfomações para o laudo final.


03 /12 / 96 a 02 / 06 / 97
Estágio em Análises Químicas
CPRM
Rio de Janeiro - RJ
Órgão de Lotação: DRI - DEPAT - LAMIN
Locação: CONOR - LAMIN
Atividades Desenvolvidas:
· análise semi - quantitativa de teores de metais em amostras mineralógica ou geológica utilizando:
ü Espectrografia de Emissão - operadora em: compactação e pesagem de amostras e espectrógrafo.
· Revelação dos filmes / amostra e padrão - abservadora.
· Leitura de padrões - iniciação.

EXPERIÊNCIA CURRICULAR
! Análise Instrumental
Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), gasosa, em placa (de
camada fina).
Análise por Injeção e Fluxo (FIA).
Potenciometria: pHmetria, análises de cloreto, fluoreto (por curva de
calibração ou método de adição padrão), titulação potenciométrica.
Métodos Óticos: colorimetria fotoelétrica e espectrofotometria de absorção
atômica, infravermelho, visível (também usando curva de calibração ou
método de adição padrão).
! Macromoléculas
Polímeros
! Segurança
Industrial.
Acidentes em Laboratório - Estudo de Casos Reais.
Acidentes em Laboratório - Estudo Estatístico.
Acidentes em Laboratório - S O S Lesões e Acidentes com Ácido
Fluorídrico.
Acidentes com Produtos Químicos - Enfoque Estatístico.
! Química Ambiental
Dioxinas no Impacto Ambiental.
! Edição / Editoração
Word for Windows.
! Planilha
Excel (noções).
Lotus 1, 2, 3 DOS e for Windows.
! Banco de Dados
Access for Windows (noções)
! Ferramentas
Power Point, Corel Draw (noções).
Instant Artist.
Print Shop Deluxe.
! Ambientes
DOS.
Windows 95.
! Redes
Internet.
Bitnet.

! Documentação
Diagramação de textos:
ü monografias;
ü painéis;
ü relatórios.
! Inglês
FORMAÇÃO ESCOLAR
1997


1997
! Superior
Licenciatura em Química.
IQ - UERJ
70 PERÍODO.
! MÉDIO - TÉNICO
ESPECIAL DE QUÍMICA
ETFQ - RJ
FORMANDA

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO
! MINI - CURSO DE SEGURANÇA INDUSTRIAL
ENTIDADE: UERJ
PERÍODO: 10 / 06 / 94
! CURSO TÉCNICO EM POLÍMEROS
ENTIDADE: IMA - UFRJ
PERÍODO: 08 / 95 a 12 / 95
! CURSO HISTÓRIA DA CIÊNCIA
ENTIDADE: UERJ
PERÍODO: 08 e 09 / 06 / 95
! INTRODUÇÃO À CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (HPLC)
ENTIDADE: ETFQ - RJ
PERÍODO: 17 a 20 / 07 / 95 e 04 a início 05 / 97
! ANÁLISE POR INJEÇÃO E FLUXO (FIA)
ENTIDADE: UERJ
PERÍODO: 22 a 24 / 11 / 95
! TESTES ESTATÍSTICOS PARA ANÁLISE QUÍMICA
ENTIDADE: ETFQ - RJ
PERÍODO: 11 a 14 / 11 / 96
! CONHECENDO A QUALIDADE
ENTIDADE: CPRM
PERÍODO: 20 / 08 / 96
! INGLÊS
ENTIDADE: BRASAS ENGLISH COURSE
PERÍODO: 08 / 90 a 08 / 92 e a partir de 05 / 97 até então

Partipação em Congressos

! VII SEMANA DE QUÍMICA
ENTIDADE: UERJ
PERÍODO: 31 / 05 a 04 / 06 / 93
! IX SEMANA DE QUÍMICA
ENTIDADE: UERJ
PERÍODO: 06 a 10 / 06 / 94
! I ENCONTRO TÉCNICO DE QUÍMICA DE MATERIAIS
ENTIDADE: IPQM
PERÍODO: 07 a 10 / 11 / 94
! X SEMANA DE QUÍMICA
ENTIDADE: UERJ
Período: 05 a 09 / 06 / 95
Participação: Coordenadora discente.
! XVI SEMANA DA QUÍMICA E III ENCONTRO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
ENTIDADE: ETFQ - RJ
PERÍODO: 23 a 27 / 10 / 95
Participação: Coordenadora de projeto
! VI ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA
ENTIDADES: SBQ - RIO / UERJ
PERÍODO: 22 a 24 / 11 / 95
Participação: Coordenadora de projeto apresentado na forma de
“stand”
! 19 a REUNIÃO ANUAL E VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE QUÍMICA INORGÂNICA
ENTIDADE: SBQ
PERÍODO 27 a 30 / 05 / 96
Participação: Autora de trabalho (ED - 25), apresentado na forma de
painel.
ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS
! SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ
SÓCIA COLABORADORA 4804 - C
Rio de Janeiro, 21 de abril de 1997.
Cristiana de Barcellos Passinato




Livros Publicados:

Obra Inédita sendo registrada!
Estou preparando um material para dentro em breve, na forma de e-book ser oferecido para download gratuito e um projeto de um CD para cegos, assim como tb oferecerei livros para ediçao em Braille, no Instituto Beijamin Constant.
 
 
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