Usina de Letras
Usina de Letras
63 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62253 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10374)

Erótico (13571)

Frases (50645)

Humor (20034)

Infantil (5443)

Infanto Juvenil (4773)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6200)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Lia-Rosa Reuse
Destaque esse autor
Site:
Perfil:
Nasci em Caxias do Sul-RS-Brasil no primeiro dia de um Mês
de Março, entre o aniversário de Papai, JOSÉ ALBINO REUSE, em 24 de Fevereiro e de Mamãe, VERGINIA BOTINI REUSE, em 5 de Março.

Ambos foram funcionários dos Correios e Telégrafos durante anos. Papai tendo sido Agente e Tesoureiro, moramos muito tempo no respectivo prédio e desde então fui conhecida como A MENINA DOS CORREIOS, título que dei a um de meus livros.

Nós todos sempre adoramos a natureza e os animais. Tivemos pombas,coelhos, canários, maravilhosas cadelas ( Luva, Totóia,Tatinha ) e gatos encantadores ( Meggui Michelle Nicolle, Guilherme Felipe Wagner ) dos quais ainda tenho a gatinha Guilhermina Meggui, que é meu mais querido anjo da guarda.
Por meu aniversário em 2003, a magia da existência presenteou-me com dois adoráveis gatinhos recém-nascidos, Guilhermino e Guitcho Renato, novas jóias de ternura na riqueza da minha vida afetiva.

Tenho ancestrais que imigraram do Valais (Suíça) e de Mántoa (Itália) no século dezenove, sendo meus bisavós DANIEL RODUIT e PHILOMENA BONDAN RODUIT pioneiros dos valesanos no Rio Grande do Sul - Brasil.
As últimas pessoas que viveram com todos esses europeus ,testemunhando os sonhos,as lutas,as alegrias e aborrecimentos de sua vida quotidiana, morreram todas em poucos anos e de repente vi-me única a saber e poder em duas línguas - o Francês e o Português - contar capítulos da História de dois continentes antes que o esquecimento se feche sobre fatos cheios de sentimentos que estão no meu livro bilingue - EN SOUVENIR D´ÉTOILES - LEMBRANDO ESTRELAS e que se apagariam da terra ao final da minha vida.

Escrevi-o às pressas e para ser mais rápida em sonetos em Francês por mim mesma traduzidos para o Português. Sem preocupar-me com a forma, pensei antes de tudo na História que me fora proporcionada pelas narrativas de meus pais e do padrinho de meu pai JOÃO ALBERTO SAUHIER ( nascido em 06.05.1902 ), por nossos estudos e pesquisas durante anos pela região.

Sou então escritora em Francês e em Português, autora do livro citado e de outros também bilingues,de sonetos (mais de 500) escritos em Francês por mim mesma traduzidos para o Português :

PÉTALES DE LUMIÈRE - PÉTALAS DE LUZ.
PAYSAGES DE MON CORPS - PAISAGENS DO MEU CORPO.
MES PENSÉES-RIEN QU´UNE PENSÉE - MEUS PENSAMENTOS-UM AMOR PERFEITO.
CHANT DE SIRÈNE AU BORD DU FANTASTIQUE – CANTO DE SEREIA À BEIRA DO FANTÁSTICO.
LUEUR ROSE - LUAR ROSA.
PETIT MOUTON JAUNE CLAIR - CARNEIRINHO AMARELINHO.

Sou também autora dos livros A MENINA DOS CORREIOS, ROSALIA e A ESTRELA DE DANIEL, editado em 1997, de contos, crônicas e poesias em Português publicadas em jornais e revistas.

Conquistei alguns diplomas de estudos superiores:
Língua e Literatura Francesas - Universidade de Nancy - França - aos 16 anos de idade; Letras, Ciências Jurídicas e Sociais, Filosofia, Psicologia.
Desde meus 10 anos dei aulas a amiguinhos,colegas e vizinhos ; a seguir na Aliança Francesa depois em escolas do segundo grau e enfim nos cursos de Letras e Direito da Universidade de Caxias do Sul. Fui advogada. Sou psicóloga.
Desde que aprendi a ler sozinha,antes dos meus três anos ,fui uma leitora voraz e desde meus seis anos escrevo minhas páginas. Faço parte da Academia Caxiense de Letras de Caxias do Sul-RS, Brasil.

A

Livros Publicados:

A ESTRELA DE DANIEL - Ed. 1997
 
 
Destaque esse autor
 
Fale com o autor