Usina de Letras
Usina de Letras
273 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



FERNANDO PELLISOLI
Destaque esse autor
Site:
Perfil:
SOBRE O AUTOR




FERNANDO PELLISOLI (POETA DA LOUCURA), Fernando Gomes, Rafael Gafforelli, Fabiano Montouro e Juliano Alves são heterônimos de Luiz Fernando Gomes. Filho de Carlos Gomes e Rosa Maria Pellisoli Gomes nasceu em Porto Alegre, no dia 17 de outubro de 1957, no estado do Rio Grande do Sul. Mas cresceu em Santa Maria.





ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Jornalista, artista plástico, escritor, poeta, pensador, filósofo espiritista, crítico, pesquisador, revisor, dramaturgo, ator, diretor, dançarino, produtor artístico, colunista social e compositor.





DÉCADA CARIOCA



Em 1981, parte rumo ao Rio de Janeiro, onde permanece por uma década. Casou-se com a carioca May Costa Gomes (psicóloga, modelo, atriz e artista plástica). Oito anos de amor intenso e profundo, segundo o nosso artista, foram os anos mais relevantes de sua vida inconstante, sonhadora, literária e artística. Viveu apaixonado, e ele confirma: - “em todos os sentidos, és mulher amada e minha musa inspiradora”.
Ainda no Rio, fez curso de Qualificação Profissional de Ator e estudou Direito na USU. Na ocasião, foi coordenador cultural do CAD e colaborador cultural do DCE. Cabe aqui lembrar, também, que Fernando Pellisoli cursou o 2º grau no Colégio Pedro Álvares Cabral e no Eça de Queirós, onde exerceu a função de Fiscal de contas dos estudantes secundaristas.
E trabalhou na revista Catálogo de Pronta Entrega, exercendo as funções de jornalista, de revisor e de diretor comercial. Repórter do Jornal Copacentro, começando a sua carreira como Artista plástico, expondo em coletivas e individuais na USU e no Instituto de Artes Parque Laje.




RETORNO À SANTA MARIA


Em 1991, depois de um rompimento amoroso extremamente doloroso, retorna à Santa Maria, suportando, nas costas, uma década de cultura carioca. E, predestinado, envolve-se, de imediato, na cultura, na vida artística santa-mariense e no academicismo, vinculando-se ao curso de Letras da UFSM.
Assumiu várias atividades artísticas e culturais em nossa cidade: colaborador do Projeto Cultura na Praça; criador de espaços culturais alternativos em bares (Fernando Pellisoli Espaço Cultural); colunista social do Jornal Traços e Fatos e do Jornal A Razão, assinando a coluna “Voz de Artista”. Essa coluna ainda foi veiculada no Jornal Regional Belo Vale. Membro da Associação Santa-Mariense de Letras e sócio-fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria. Realizou 36 exposições de artes plásticas - 8 foram individuais. Ainda carnavalesco da Escola de Samba Barão de Itararé, proprietário da Pellisoli Produções e proprietário da Floricultura Mar de Flores. E, dentre outras atividades literárias, artísticas e culturais, foi o presidente do Grupo Quéops – formado por três empresas envolvidas com cultura. E, como produtor artístico, representou, em Santa Maria, a Beverly Hills/Hollywood-Productions (Agência de Modelos e Talentos par USA – Europa – Japão). Por último, presidente e proprietário da Rede Gafforelli (todos os seus empreendimentos e sonhos empresariais não se concretizaram, e a perda foi total...)
Atualmente, reside em Porto Alegre dedicando-se, exclusivamente, à produção literária. E a sua prestimosa mãe, que é pensionista militar, faz o seu sacrifício sendo a sua modesta e limitada Mecenas... E Fernando Pellisoli confirma que todas as suas conquistas literárias e artísticas são realidades devido a este grande amor materno.



CONTA O ARTISTA COM AS SEGUINTES OBRAS,
AQUI AGRUPADAS EM TRÊS SEÇÕES


1 – POESIA


Antologia – Mil Poetas Brasileiros. Porto Alegre, Instituto da Poesia Internacional, 1991.

Antologia – Poetas da Paz e Justiça Social. Porto Alegre, Editora Alcance, 2010.

Individual – Vertigem Lunar. Porto Alegre, Editora Alcance, 2010.

EM PREPARO:

Abissal; Alguma Coisa; Avesso; Vórtice de Ilusões; Gemidos; Vozes Vedadas; Lamúrias; Coração Alado; Oceano de Tristeza; Ânsia do Sonho; Silêncio Sinistro; Face lunar; Raios de Sol; Mar de Paixão; Amor de Boneca; Figuração Corporal; Carioca da Gema; Obtuso das Trevas; Oceano Poético; Influxo Imaterial; Alarido do Verso; Clamor Poético; Meus Versos; Acrósticos à Silvana Saionara; Acrósticos à Fernanda Montreal; Acrósticos à Cármen Lúcia; Sonetos de Amor; Elegias; Poemas Breves; Dissabores; Arrepio do Verbo; Vozes Ocultas; Cânticos; Olho Mágico; Versos Adversos; Delírios; Espelho Trágico; Vozes Telúricas; Nebulosas; Luzes Astrais; Miragens; Desabafos; Descaminhos; Tentáculos; Estilhaços; Vendavais; Impulsões; Labirintos; Nuanças; Suspiros; Amor Sensual; Poemetos; Vagobtuso; Sussurros; etc.




2 – PROSA


Antologia – Contos do Brasil Contemporâneo, Brasília, Clube Literário, 1998.

EM PREPARO:

Eternidade; Língua de Cronista; Escola da Vida; Deusa ou Mulher?; Contador de Estórias; Revolução Espiritual; Visão Cósmica; Fé Científica; Regeneração da Terra; Novo Estudo da Vida; Nova Ordem Mundial; Sistema Ecomunitarista; Cristo Contemporâneo; Ruídos do Cotidiano; Turbulência Cotidiana; Dias Nefastos; Democracia Amarelada; Crônicas Poéticas; O Tempo Vai Passar; Revolução Solidária; O poder da Caridade; Metamorfose do Amor; Os Perigos da Fé Cega; Democracia dos Justos; A Ilusão do Poder; Revolução da Arte; O Poder dos Oprimidos; Esta Vida Material; Noções da Ilógica; O Prazer de Pensar; A Mãe Natureza; A Máfia Comanda o Caos; O Anestésico da Rede Globo; A Lucidez da Vida; A Ideologia é o Mal; O Ópio dos Poderes; Os Meus Ventos Ecomunitários; O Mundo dos Negócios; etc.

3 – DRAMATURGIA

EM PREPARO:

TEATRO DA LOUCURA: Um Maníaco no Caos do C.A.L.; Juízo Anormal; Rio da Vida; Um Louco Genial; Amor Louco; Viciado em Loucura; Um Espectro Teatral; O Golpe da Luxúria; A Psiquiatria é Louca de Doer; O Grande Louco; Lucidez da Loucura; Loucura Reprimida; Loucura Animal; Loucura Anormal; Loucura Normal; Loucura Criativa; Loucura Alistada; Loucura do Improviso; Loucura do Poder; Loucura Profunda; etc.


DADOS PESSOAIS:

Nome: Luiz Fernando Gomes
Pseudônimo: Fernando Pellisoli

Endereço: Rua Gomes de Freitas 295/204
Bairro: Jardim Itu Sabará
Cep: 91380-000
Porto Alegre – RS

Fones: (051) 33721561 / 99521561

E-mail: fernandopellisoli@yahoo.com.br

pellisoli.blogspot.com
pellisoli-fernandopellisoli.blogspot.com

www.fernandopellisoli.com


Livros Publicados:

JÁ FORAM CITADAS ACIMA ANEXADAS AO CURRÍCULO
 
 
Destaque esse autor
 
Fale com o autor