Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Ana Maria Ramiro
Destaque esse autor
Site:
Perfil:
Poeta paulistana nascida em 1972. Advogada formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e designer por eleição. Absorveu, mais do que a própria doutrina jurídica, toda a tradição literária atribuída aos que passam pelas arcadas da velha academia.

Mas foi em 1996, ao se render à Internet, que conseguiu ampliar definitivamente, seus horizontes poéticos. Integrou a Esquina da Poesia, projeto cultural auxiliado pelo Centro de Computação da UNICAMP, que promovia a discussão, divulgação e o encontro entre poetas internautas. Cria paralelamente, a revista virtual Letra Viva, dedicada à poesia e literatura e com ampla repercussão na web brasileira e mídia impressa. Em 1999, lançou seu primeiro livro, "Menina-Poesia", pela Blocos, do Rio de Janeiro, editora capitaneada pela talentosa escritora Leila Míccolis, onde integrou ainda a "2ª Antologia dos Poetas Internautas".

Atualmente, reside em Brasília por conta das atividades diplomáticas do marido e em seu estúdio, em plena asa norte do plano piloto, traça perspectivas concretas, lineares, inspirada nas formas arquitetônicas da capital federal, e outras, feitas de matéria mais sutil: inspiração e poesia.

ana.m.ramiro@uol.com.br
http://ana.ramiro.blog.uol.com.br/

A autora ainda mantém o blog "Letra Viva, próprias e alheias":
http://anaramiro.blogspot.com


Livros Publicados:

MENINA-POESIA (1999)
Capa: Sergio Brito
poesia
64 págs.

"Obra cujo título traz sutil referência à infância do seu primeiro livro, e também ao doce ninar da poesia, que nos embala em todas as idades.


"A Menina-Poesia de Ana Maria Ramiro é como um passeio por várias gerações de meninas. Neste ciclo de geração e regeneração, mesmo no mais escuro útero, no mais escuro espaço, a beleza está sempre presente. E beleza é o que não falta a esta menina!" (Marcelo Penido, poeta e músico)


"Ana faz parte de um grupo muito especial e bem maior do que se imagina: o dos "poetas anônimos" que, espalhados pelo mundo, transformam imaginação em verso e emocionam muita gente" (Daniela Serra, in "O Estado de Minas")


"Em sua poesia, Ana Maria Ramiro ostenta a crença na abrangência das palavras, tantas vezes proféticas e talvez por isto mesmo, tantas vezes rejeitadas, pois as verdades capazes de melhorar o mundo, incomodam. Daí, como bem sintetiza a autora, cônscio da incompreensão que o cerca e o cerceia, (...) "o poeta fica só, versi...ficando!"" (Leila Míccolis, poeta, ensaista e roteirista)


Pedidos diretamente à autora, através do e-mail: ana.ramiro@uol.com.br
 
 
Destaque esse autor
 
Fale com o autor