Usina de Letras
Usina de Letras
53 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Humberto
Destaque esse autor
Site:
Perfil:

Nascido no Rio de Janeiro, Humberto radicou-se em Brasília desde o início da construção da cidade. O choque da visão do Planalto Central do Brasil, quando da sua chegada ainda menino, marcou-lhe profundamente. Morando em acampamento de casas de tábuas, conviveu com pessoas simples, operários, agricultores, mateiros, índios, nômades e benzedores, quando iniciou o seu aprendizado de ecologia, desvendando os segredos do cerrado.

Graduou-se em engenharia eletrônica na Universidade de Brasília, onde trabalhou na Estação Sismológica, conveniada com entidades científicas britânicas. Após vivências em áreas as mais diversas, como na engenharia, na de saúde e na esportiva, iniciou as suas experiências artísticas pela fotografia, em viagens para a prática de montanhismo nos Andes. Então trouxe para essa arte a sua sensibilidade para as coisas do cerrado, onde se identifica intensamente. Motivado pela beleza da fotografia, elaborou vários poemas, enriquecendo as imagens com a força da palavra.

A poesia tem cada vez maior lugar em seus objetivos, como necessidade vital. Últimamente tem pesquisado e elaborado poemas no sistema tradicionalmente conhecido como "haikai" no Japão.
Contatos: ecofoto@bol.com.br


Livros Publicados:

Obras Publicadas

EXPOSIÇÕES REALIZADAS


A exposição "O Cerrado Desvendado" já foi vista por muitas centenas de pessoas. Nos anos de 1997 e 1998, quando o trabalho foi iniciado, foi apresentada de forma reduzida em lançamentos culturais de livros e eventos de cunho ambientalista, em espaços privados, como no Restaurante Carpe Diem, ou em públicos, como no Parque Nacional de Brasília - Água Mineral. Alguns eventos significativos foram os "Dia da Água" e "Dia Internacional do Meio Ambiente", naqueles anos.

No final de janeiro de 1999, contando com o apoio do Ministério da Cultura, foi exibida na Sala Guimarães Rosa, térreo do Ministério e em Setembro do mesmo ano esteve na Biblioteca Central da Universidade de Brasília - UnB.

Em novembro, participou dos eventos comemorativos dos 10 anos da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia - SEMATEC, do Governo do Distrito Federal, em exposição conjunta, no Shopping Conjunto Nacional Brasília.

No ano de 2001 esteve na Galeria de Arte da Casa Thomas Jefferson, de setembro a outubro, com abertura no início da primavera.

No dia 23 de novembro de 2001 foi exibida no "foyer" do Teatro Nacional de Brasília, como parte do evento de lançamento do livro "Olhares Sobre o Lago Paranoá", promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Governo do Distrito Federal.

De 30 de abril a 02 de maio de 2002 participou da feira "Ciência Para a Vida", na Embrapa.
Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, de 03 a 09 de junho de 2002, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, foi apresentada no Conjunto Nacional Brasília.

Em janeiro de 2004, com o apoio dos Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente e do Consulado-Geral do Brasil, o autor esteve no Museu de História Natural de Nova York, recebendo convite para apresentar o projeto da exposição "O Cerrado Desvendado", com data de exibição a ser marcada.

De 9 a 13 de fevereiro de 2004 foi exibida no XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, na Universidade de Brasília, como parte da mostra "Zoologia em Arte".

Como o trabalho é contínuo, novas fotos são acrescentadas oportunamente, assim como as poesias.
Atualmente está procurando viabilizar a sua exposição nos EUA, Grã-Bretanha e Japão, de onde recebeu convites.
Em 2005 publicará o seu primeiro livro de poesias.
 
 
Destaque esse autor
 
Fale com o autor