Usina de Letras
Usina de Letras
94 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140825)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Wellington Vicente
Destaque esse autor
Site:
Perfil:
Wellington Vicente: DO CORDEL AO FORRÓ.


Nome: José Wellington do Nascimento.
Nome artístico: Wellington Vicente (o “Vicente” em homenagem ao seu pai, repentista Zé Vicente da Paraíba, um dos mais antigos violeiros do Nordeste, autor da letra A NATUREZA, gravada por Zé Ramalho e Geraldo Azevedo).
Profissão: Funcionário público.
Formação: Licenciado e Bacharelado em Letras/Português (onde defendeu a monografia “Literatura de Cordel: O Social em Patativa do Assaré”), pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR, em 1996.
Atividades culturais: escreveu por algum tempo para colunas literárias do Jornal O Alto Madeira, O Estadão do Norte e O Diário da Amazônia, em Rondônia; é colaborador do Jornal Myster, de Altinho-PE e também autor-colaborador do site : www.usinadeletras.com.br (na coluna de Cordel), de João Pessoa-PB.
Primeiras composições: através de sugestões do professor Petrônio Beltrão e do radialista Jaelson Vicente “Xoradim”, começou a pôr melodias em seus cordéis chegando participar do Festival Aberto de Música do SESC, no ano de 2002, com o baião “Cordel a Corumbiara”, interpretado por Fabiana Mello, letra que retratava o conflito agrário, causa de tantas mortes no campo, como relatado nos versos: “Enquanto não concluírem/A grande reforma agrária/Agricultura assistida/Auxiliando a pecuária/Teremos gente morrendo/Nesta guerra fundiária”; música classificada entre as 13 melhores do Estado no Festival daquele ano.
Em 2005, a TV DIÁRIO, de Fortaleza, Ceará e a SOM ZOOM STUDIO, promoveram um concurso nacional “Os Novos Compositores do Forró”, transmitido aos sábados à tarde no programa “Sábado Alegre”, tendo Wellington Vicente sido classificado com a música “Voltei a ser feliz”, (xote), ficando em 3º lugar, no 12º programa. Dias depois a banda Catuaba Com Amendoim entrou em contato com o compositor, interessada em gravar as suas composições. Daí a entrada no concorrido mercado fonográfico nordestino, principalmente do Ceará, com as músicas “Voltei a ser feliz” e “Um Forró de Pé-de-Serra”, esta última em parceria com o xará Wellington Fontes, de Ariquemes, Rondônia.





Livros Publicados:

 
 
Destaque esse autor
 
Fale com o autor