Usina de Letras
                                                                         
Usina de Letras
228 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 59142 )

Cartas ( 21236)

Contos (13107)

Cordel (10292)

Crônicas (22196)

Discursos (3164)

Ensaios - (9441)

Erótico (13481)

Frases (46534)

Humor (19286)

Infantil (4462)

Infanto Juvenil (3732)

Letras de Música (5479)

Peça de Teatro (1337)

Poesias (138253)

Redação (3054)

Roteiro de Filme ou Novela (1060)

Teses / Monologos (2427)

Textos Jurídicos (1945)

Textos Religiosos/Sermões (5528)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Umbelina Linhares Pimenta Frota Bastos
Patrocine esse autor
Site:
Perfil:
Umbelina Frota teve sua origem na família de um dos cavaleiros que foram em uma frota do norte da Europa pelejar contra os mouros, na tomada de Alcácer do Sal (24 de junho de 1158), ficando em Portugal e sendo apelidado “Frota”. Segundo Enciclopédia Portuguesa Ilustrada, os “Frota” teve por armas escudo cortado em faixa: a primeira de ouro e a segunda de vermelho, com um leão entrecambado destes esmaltes; timbre, um leão de ouro nascente armado de vermelho. A grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira convém com os outros autores da descrição das armas dos Frotas (palavra “Frota”).
Umbelina Frota nasceu em Januária, Minas Gerais, em 21 de Agosto. Filha de Joaquim Linhares Frota e Anízia Pimenta Frota, casou-se em 1950 com Manoel Abadia Moura Bastos, professor e fazendeiro, natural de Sítio D’Abadia-GO. Com os filhos Juracy, Goiacy, Julmacy e Euds, e oito netos: Cíntia, Latifa, Vanessa, Viviana, Veruska, Nayara, Anderson e Tiago, residiam em Sítio D’Abadia, onde Umbelina Frota foi vereadora em 1969, mudando em seguida para Itapaci-GO. Há 32 anos atrás, vieram residir em Inhumas-GO. Motivo: ela, Gerante Postal, hoje Gerente do Banco Postal da cidade, funcionária da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, se considera inhumense de coração. Cursou o Científico, é autodidata, escritora, poetisa, contista e cronista, uma das fundadoras e presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas - ALCAI. Em 1994, lançou o seu primeiro livro, “Apenas uma Lembrança” (poesia) e, em 2000, lança “Às Sombras do Jatobá” (poesia), ambos já com a segunda edição. Em 2001, publica “Viagem ao Passado” (novela).
Detentora de inúmeras premiações literárias, inclusive em âmbito internacional, também é membro da União Brasileira de Escritores - Seção Goiás, sócia-correspondente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás - Casa Rosarita Fleury, membro da Associação Internacional IWA - Toledo-EUA, acadêmica por mérito da Academia Internacional Trinacria Messina - Itália, representante da Comunidade Cultural de Inhumas-GO pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, tendo participado de duas antologias: uma em Toledo-EUA, prêmio Honra ao Mérito DENNIS KANN “OEA AOHNA” - Toledo-EUA e outra em Atenas-Grécia, além de vários outros títulos por merecimento. Foi homenageada com medalha pelo reconhecimento nos cinco continentes por sua dedicação como Excelente Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas-GO, Brasil.
Umbelina Frota recebeu, em 2003, cumprimentos da Câmara Municipal de Goiânia-GO, representada pelo então presidente, Sr. Francisco Oliveira, e pelo Presidente da Comissão de Educação e Cultura, Ciências e Tecnologia daquela Casa, Dr. Hélio de Brito, pelo seu livro intitulado “Às Sombras do Jatobá ”, dizendo: “Umbelina, esta poetisa segura e iluminada, caminha em busca da imortalidade literária”. Recebe também o prêmio de Honra ao Mérito da Associação Goiana de Imprensa, da qual faz parte. Neste mesmo ano, já em novembro, recebeu o prêmio internacional de poesia “Publio Virgilio Marone”, em Roma, na sala do Senado (Parlamento Italiano), em Vicolo Valdina, pela poesia “Palavras” escolhida entre 449 participantes, e que será publicada na antologia “Convívio 2003”, a ser editada pela Academia Internacional II Convivio.




Livros Publicados:

ÀS SOMBRAS DO JATOBÁ - KELPS -GOIÂNIA - 2000
LOUCURAS DE POETA -KELPS GOIÂNIA - 2008
APENAS UMA LEMBRANçA - KELPS -2008
CAMINHOS DE PEDRA - KELPS - 2008
VIAGEM AO PASSADO - KELPS 2002
 
 
Patrocine esse autor
 
Fale com o autor