Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62286 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6210)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->AS AVENTURAS DO PADRE DEODORO EM CAMPOS ETÉREOS - XII -- 29/07/2003 - 11:06 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Foi Deodoro quem chamou a atenção para a hora:

— Não conheço este local, mas presumo que, assim que terminar a refeição, virão procurar-me, para me levarem de volta à cela. Eu vou tentar caminhar sozinho, porque foi muito vexatória a minha entrada triunfal neste templo. Se titubear, queiram amparar-me.

Ato contínuo, deu uns passos firmes na direção da porta. Antes de cruzá-la, voltou-se para a enorme cruz que encimava o altar principal, ajoelhou-se, abriu-os braços como se estivesse oferecendo o seu coração ao Cristo e chorou algumas lágrimas bastante comovidas.

Os quatro discípulos fizeram menção de segurá-lo, mas voltaram atrás, porque entenderam que Deodoro estaria recebendo energias de um campo superior, de forma absolutamente inédita para eles. Então lhe imitaram a atitude de reverência e adoração, ajoelhando-se por sua vez, cada qual recitando íntima oração de agradecimento ao Pai pela lição transcendental.

Alguns minutos depois, os cinco adentravam o amplo salão em que se reuniam os habitantes do mosteiro, palradores e faceiros, chamando a atenção dos demais para a mudança radical em suas aparências.

Foi Crisóstomo que os recepcionou, um tanto intrigado:

— Bem-vindos, companheiros. Bons olhos os vejam! Que Jesus os abençoou, estamos sentindo. Partilhem de nossa refeição frugal, para que o dia seja proveitoso, em nome do Senhor!

E oferecia um posto a Deodoro na mesa dos abonados, indicando aos demais que deveriam achar lugar no meio da turba.

Notou Deodoro que havia certa fartura de viandas sobre a vasta mesa junto à qual se acomodavam os maiorais. Antes de se sentar no banco comum, examinou o ambiente, observando que as demais mesas não apresentavam sobras de alimentos. Percebeu que foi com muito má vontade dos outros que os seus quatro amigos conseguiram abrir espaço. Perpassou-lhe pela mente que deveria protestar contra as discriminações, mas, avaliando melhor, resolveu que seria demasiado prematuro argüir a postura da congregação. Se não sentia nenhum resquício de revolta, era preciso conhecer os reais intentos comunitários. Sem se fazer de rogado, porém, afastando da frente os utensílios, perguntou de chofre ao cardeal:

— Eminência Reverendíssima, noto que sobre a tábua principal estão dispostas muitas iguarias a tentar a gula dos Senhores, enquanto sobre as dos parceiros menores nada vejo. Aguça-me a curiosidade conhecer os objetivos sacramentais de tal distinção.

Crisóstomo pôs-se a rir à vontade.

— Pois saiba, Monsenhor, que a nossa mesa está servida para que sustentemos a virtude da temperança, como Tântalo à vista da água e dos frutos. Só que as correntes que nos prendem são morais, pois somos firmes na determinação de apenas tocarmos nos alimentos. Quanto aos demais, a sua ração diária é bem maior do que a que absorvemos, os principais, tanto que não vencem eles a fome e se arremessam selvagemente sobre a comida, devorando tudo em pouquíssimo tempo. Vossa Reverência...

— Vossa Eminência me havia deferido com tratamento mais familiar. Por favor, mantenha o você que me tornou cativo da vigorosa personalidade do companheiro.

— Está bem, Deodoro. Você, instintivamente, afastou de perto o prato, o copo e os talheres, como se conhecesse os nossos hábitos. Saiba, além do mais, que, assim que nos afastarmos, os religiosos da casa têm permissão para, regrada e ordeiramente, aproximarem-se das sobras e consumirem tudo, porque é norma comunitária que não se perca nenhum trabalho dos que se dedicam a fornecer-nos o alimento e a roupa, mesmo porque não somos muito hábeis em produzir o de que necessitamos, já que os recursos do mosteiro são limitadíssimos.

Deodoro desconfiou de que o cardeal escondia alguma coisa importante e jogou verde:

— Pelo que pude deduzir, faz bastante tempo que todos os habitantes estão reunidos no salão. Está a sala tão apinhada que suspeito que não restou ninguém para cultivar o solo, pala colher as messes, para cozer os alimentos...

Crisóstomo, demonstrando impaciência, interrompeu-o:

— Não fique agastado conosco, por favor, Reverência...

Deodoro mal chegou a esboçar um gesto de desagrado, não apenas pelo título, mas, principalmente, pelo significado emotivo que lhe estava sendo atribuído às palavras e ao pensamento, enquanto Crisóstomo prosseguia:

— ... porque estamos no limiar, no vestíbulo, diria melhor, junto à entrada do Paraíso. Cada um de nós trabalhou pela humanidade com denodo e sacrifício. Vossa Reverendíssima mesmo passou quase uma centena de anos a serviço do próximo, em louvor ao Pai, para honra e glória de nossa Madre Igreja. Sabemos que temos defeitos morais mas nós os confessamos e recebemos o perdão de Deus.

— Isto significa que o trabalho se perderia com o chamado do Senhor?

— O irmão conhece a passagem bíblica. Segundo São Mateus (XXII: 1-14.), “Falando Jesus ainda em parábola, disse-lhe: — O reino dos céus é semelhante a um rei que, desejando fazer as núpcias de seu filho, — enviou seus servos para chamar às núpcias os que tinham sido convidados.; mas eles se recusaram a vir. — Ele enviou ainda outros servos, com ordem de dizer de sua parte aos convidados: Eu preparei meu jantar.; eu mandei matar meus bois e tudo o que eu havia feito cevar.; tudo está pronto, venham às núpcias. — Mas eles, não se preocupando de jeito algum com isso, se foram, um para sua casa de campo, outro para seu comércio. — Os outros se apossaram dos servos do rei, e os mataram, após lhes terem feito muitos ultrajes. — Quando o rei foi informado disso, tomou-se de cólera, e, havendo enviado seus exércitos, exterminou os assassinos e queimou sua cidade. — Então, ele disse a seus servos: A festa de núpcias está pronta.; mas os que haviam sido chamados não foram dignos dela. Vão, portanto, às encruzilhadas e chamem às núpcias todos os que vocês encontrarem. — Tendo saído seus servos pelas ruas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons.; e a sala das núpcias ficou cheia de pessoas que se puseram à mesa. — O rei entrou em seguida para ver os que estavam à mesa e, tendo percebido ali um homem que não estava vestido com a roupa nupcial, — ele lhe perguntou: Meu amigo, como é que você entrou aqui sem a roupa nupcial? E aquele homem permaneceu mudo. — Então disse o rei a seus servos: Amarrem-lhe as mãos e os pés e joguem-no nas trevas exteriores: é lá que haverá prantos e rangidos de dentes.; — pois existem muitos chamados e poucos escolhidos.”

Enquanto reproduzia o texto sagrado, Crisóstomo foi empolgando-se, de forma que, ao encerrar a citação, deu especialíssimo destaque à frase final. Por seu turno, a numerosa assembléia seguiu a fala em silêncio, procurando absorver os ensinamentos mais uma vez, que Deodoro sabia que todos seriam capazes de declamar a lição de cor. Isso lhe deu outra idéia, que buscou de imediato confirmar:

— Vejo que os Evangelhos norteiam os procedimentos dos preclaros amigos. Notei a referência ao banquete e sinto que esse pensamento está configurando a atitude do povo presente, como se Jesus fosse chegar na qualidade de anfitrião para julgar que estão reunidos somente os escolhidos, porque os chamados se encontram do lado de fora das muralhas. O voto de pobreza se mantém, para que ninguém seja surpreendido sem as “vestes nupciais”. Estou certo, Eminência?

O outro assentiu com um generoso gesto de admiração.

Deodoro continuou:

— Se estiver errado, me interrompam, por favor. Quanto aos que partem para o Paraíso, acredito que desçam alguns mensageiros do Cristo, luminosas criaturas, anjos ou arcanjos, que separam alguns e os transportam em cortejo solene, cantando hinos de louvor ao Pai, em agradecimento pelo reconhecimento dos esforços e sacrifícios dos melhores. Estou deduzindo corretamente?

Novamente Crisóstomo confirmou em silêncio.

— Então, devo imaginar também que, às vezes, alguns são escorraçados para as trevas exteriores, chorando e rangendo os dentes?

— É isso mesmo, Deodoro. Mas permita-me solicitar-lhe que nos esclareça como é que chegou a esses resultados, não constando em nossos anais que tenha freqüentado nenhum curso a respeito de nossa comunidade, porque a região purgatória é tida entre os sacerdotes, até mesmo entre os mais estudiosos, como uma espécie de inferno atenuado, ou, como alguns preferem, inferno com esperança, onde os sofrimentos servem para que se eliminem os pecados venais que restaram sem arrependimento, apesar de muitos de nós termos recebido a sacratíssima comunhão um momento antes de morrermos, além do sacramento da extrema-unção.

Antes de responder, Deodoro concentrou-se em oração, solicitando às forças que sentia que o estavam amparando o melhor meio de evidenciar a verdade de suas concepções. Num átimo de segundo, refletiu a respeito da intuição que o fizera discursar com tanta precisão a respeito de um tema desconhecido e concluiu que o sistema da comunicação telepática era bem capaz de estar sendo empregado por aquele que se declarou seu protetor.

Se, na Terra, eu não fui capaz de perceber-lhe a presença, o mesmo método de orientação deve estar sendo empregado aqui, porque sou obrigado a reconhecer a materialidade dominante nas mentes destes confrades em ilusória atitude de contrição religiosa. Ó meu bom Eufrásio, como suas palavras estão sendo valiosas para o exame dos corações ansiosos por direitos, em detrimento dos deveres! Vejo translucidamente o egoísmo vicejando neste ambiente e não posso condenar a ninguém, porque não tenho o poder moral de erguê-los e de salvá-los de si mesmos. Que eu não seja falso nem hipócrita na explicação que sou obrigado a dar, mas que também o meu discurso não se perca para o ensino de Jesus. Peço-lhe, pois, caríssimo amigo, que me ilumine as palavras, em prol destes cujas atividades tendem a ministrar-lhes dolorosos castigos.

— Sinto-me, amigos, sumamente grato aos vossos corações pela deferência de vossa atenção. Sei que esperais de mim, por causa da categoria eclesial que alcancei quando vivo, alguma orientação preciosa para o seu procedimento evangelizado. Conheço a generosa oferta de vossas mentes, para que não me exceda em cuidados e, com isso, venha a ofender-vos com pensamentos e sentimentos inusitados. No entanto, obriga-me o espírito da verdade que vos diga que vos encontrais enganados quanto à misericórdia de Deus. Senti, no sermão de Sua Santidade, que o vosso descortino se assemelha aos dos discípulos de Jesus, que pediam ao Mestre Nazareno explicações particulares e que por ele eram repreendidos, uma vez que deveriam ter assimilado uma parcela maior de conhecimentos, ao aplicarem a si mesmos as parábolas em seus significados espirituais. Vou refrescar-vos a memória. Em São Mateus, capítulo VII, versículos 21 a 23, lemos: “Dos que me dizem: Senhor!, Senhor!, nem todos entrarão no reino dos céus.; mas somente entrará quem faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. — Muitos me dirão, nesse dia: Senhor!, Senhor!, nós não temos profetizado em seu nome? Nós não temos expulsado os demônios em seu nome e não temos realizado muitos milagres em seu nome? — E então eu lhes direi alto e claro: Afastem-se de mim, vocês que realizam as obras da iniqüidade.” Diz-me o Cardeal Crisóstomo que não consta que eu tenha aprendido nada a respeito desta vida reclusa no além. Mas nem seria preciso, porque estou habilitado a verificar no meu coração que não mereço partir desde já para o Retiro dos Santos, aquele cantinho destinado às almas dos puros. Conclamo-vos, pois, a que não permaneçais inativos, no aguardo...

Um surdo vozerio que veio num crescendo transformou-se em rebelião. Vozes transtornadas cruzavam a sala, ferindo os ouvidos de Deodoro:

— Quem não tem competência, não se estabelece.

— Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

— Não tem autoridade aquele que se confessa pecador.

As iniciativas de desagrado agitaram o povo, mas, estranhamente, ninguém ousou ferir o inclemente e impiedoso orador.

Crisóstomo levantou-se e ergueu as mãos, pedindo silêncio. Alguns minutos ainda duraria o tumulto. Quando amainaram as vibrações contrárias ao recém-chegado, o cardeal obtemperou:

— Amigos, temos de convir que Deodoro não está afeito aos nossos hábitos. Antes de aqui chegar, sei de fonte segura que foi instigado por um daqueles sacerdotes dissidentes, que pôs o coração de Sua Reverência prevenido quanto à nobreza dos sentimentos do povo do Cristo que se reúne nesta excelsa assembléia. Peço a vocês que mantenham a integridade física do irmão, tendo em vista que deve ele ter seus méritos, tão rapidamente evoluiu em sua aparência. Vocês deveriam tê-lo visto ao chegar aqui, ontem à noite. Era, como disse a Irmã Margarida, um trapinho. Agora está com a disposição de um homem de cinqüenta anos, apesar de ter vivido, como mencionei antes, quase um século. Esse desenvolvimento fala em favor de sua superioridade. Nós não podemos acusá-lo de tentar ofender-nos com as próprias expressões do Cristo, porque testemunhamos o seu descortino quanto a estarmos, realmente, esperando ser levados triunfalmente à casa do Pai. Contudo, à vista do mal-estar coletivo que a sua presença vem de provocar, sugiro que votemos pela expulsão dele, rogando encarecidamente ao exército das trevas que venha buscá-lo ou que seja colocado sob os rigores de quantos, como ele, nos apedrejam quando saímos em busca dos companheiros que abandonam a vida, como tão caritativamente fizemos com ele mesmo, que se encontrava perdido nos subterrâneos do mundo exterior.

Enquanto falava, os religiosos iam erguendo os braços em apoio à sugestão do orador.

— Constato que a maioria concorda com a minha tese. Sendo assim, em não havendo ninguém que deseje ter o mesmo destino...

Nesse momento, ergueram-se aqueles quatro, com o claro intuito de acompanhar o excluído.

— Os nossos irmãos querem sentir na pele os impropérios dos que rangem os dentes lá fora?

Os quatro confirmaram em silêncio.

— Haverá mais alguém?

Inesperadamente, os dois da extensa tonsura também se levantaram.

Em completo silêncio, os sete, acompanhados por Crisóstomo, passaram por entre as fileiras, onde se ouviam orações em sua intenção, porque se condoíam de seus destinos.

Do lado de fora, em meio a densa neblina, perceberam quando os portões se fecharam às suas costas.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui