Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CARREGAR A CRUZ É AMAR A DEUS NOS OUTROS -- 10/04/2003 - 14:36 (Ernandes Aparecido Campagnoli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todo projeto de vida que Deus nos dá precisa ser contra o pecado, pois fomos criados para Deus. É preciso dizer um grande sim ao amor que Deus tem por nós. Jesus morrendo por nós recebeu por amor a nós, chagas em seu corpo. As chagas de Jesus são gloriosas, de amor. Não existe Cristo sem cruz, e nem cristão sem cruz, portanto vamos tornar nesse tempo nossas chagas gloriosas. A perfeição consiste em amar, o amor que suporta sofrimento, espera. O amor salva as pessoas, um gesto concreto de amor, não só com palavras. É preciso amar a Deus, mas é preciso amá-lo nos outros, nos irmãos. Carregar a cruz é amar a Deus nos outros, não se esconder de Deus, não dar lugar à tristeza, a depressão.
É preciso perder a razão, para não perder o irmão. Pela morte de Jesus temos direito a plenitude do Espírito Santo, ao céu, pois ele foi conquistado para nós. Para o cristão ter paz é preciso a cruz. Todas as vezes que fazemos o bem a Jesus Ele nos dá um presente que é a cruz, porque a cruz traz salvação para nós. O amor que nos cura e nos salva é o amor que oferecemos aos outros.
Certa vez ouvi de um padre a seguinte frase: "No seminário havia um professor de ascese que gostava de repetir a frase latina: "Per aspera ad astra" (por caminhos ásperos se vai aos astros). Já outro preferia invocar o caminho da cruz: "Per crucem ad lucem"(pela cruz à luz)". Uma espiritualidade da cruz vai além: contempla o Filho de Deus derramando seu sangue no Calvário, por amor à humanidade. Pergunta sobre o sentido profundo deste mistério e a repercussão na vida de quem se coloca com Maria e João debaixo da cruz.
A partir de 1959, por obra do Papa João XXIII, temos a Diocese de Santa Cruz do Sul, que sonha com o Santuário da Santa Cruz, e prepara a Romaria da Santa Cruz. Neste contexto uma espiritualidade supera a dimensão puramente pessoal para assumir características de povo. É o povo diocesano que, como parte de sua identidade, assume a mística da cruz no viver, sentir e testemunhar sua fé no cotidiano da vida.
Quais seriam alguns traços dessa espiritualidade? O Apóstolo Paulo, na sua 1º Carta aos Coríntios (1 Cor 1, 10-2, 13) fala da cruz como força, esperança; como movimento vital, portador de vida nova e de inaudita felicidade. Paulo vê na cruz a sabedoria de Deus, que eleva os fracos e os humildes e, pela força do Espírito, os faz ser em Cristo, como povo da nova aliança. Na cruz Deus se revela como o amor que se deixa ferir, humilhar, aniquilar. A sabedoria da cruz não é como a astúcia dos perversos, que abre caminho por entre cadáveres para alcançar seu próprio triunfo. Na cruz Deus não ostenta seu poder, sua posição na hierarquia, nem saber, mas a fraqueza do amor. Na cruz Deus aparece como alguém para os outros, para a vida do mundo.
Um povo a caminho, na força da cruz, está convidado a ser firme em Cristo, reconciliado pelo poder do Espírito. A ser uns pelos outros e todos para a vida do mundo. A espiritualidade da cruz, como um de seus traços, fala a linguagem do amor que reconcilia, que restabelece os vínculos da paz, na cultura da solidariedade e da compaixão pelo mundo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui