Usina de Letras
Usina de Letras
211 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Arquivos I - M -- 23/11/2000 - 15:37 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
M





M - Dirección de Inteligencia ou Departamento “M”: órgão de Informações e espionagem de Cuba. Veja CDR, Folhetos cubanos, OLAS, OSPAAAL, UMAP e ULTAB.



M 19 - Movimento Revolucionário 19 de Abril: grupo terrorista da Colômbia, de linha castrista, fundado em 1973. Notabilizou-se pelo seqüestro em massa da Embaixada Dominicana em 1980. Em 1985, invadiu o Palácio da Justiça, matando mais de 100 pessoas, entre eles 11 magistrados da Corte Suprema. Abandonou as armas para se tornar um partido político em 06 Mar 1990, abrindo porta para que guerrilheiros de outros movimentos fizessem acordos e pudessem retornar à vida normal do país. Veja ELN e FARC.



M3G - Marx, Mao, Marighela e Guevara: organização criada em 1969, como uma Dissidência da ALN, com a sigla M2G (Depois da morte de Marighela, passou a se denominar M3G). O Grupo foi desmantelado ainda em 1969, após a tentativa frustrada de seqüestro do Cônsul norte-americano em Porto Alegre pela VPR, quando foi preso o seu líder, Edmur Péricles de Camargo, junto com 13 integrantes do Grupo. Veja ALN E VPR.



M5J - Movimento 5 de Julho (ex-OPPL): tinha como meta atingir o poder via levante armado.



MAAISLA - Movimiento Argentino Antiimperialista de Solidaridad Latino-Americano. Veja Organizações de “Frente”.



Macacões Brancos - Movimento antiglobalização da Itália, liderado por Luca Casarini, iniciou sua “carreira” de protestos em 1999, durante o Encontro de Ministros da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Seattle, EUA. Em Gênova, Itália, no ano 2001, na Reunião do G-8, os macacões reuniram 10 mil membros. A organização foi responsável por divulgar na Internet, para centenas de organizações participantes do mundo inteiro, informações sobre como se defender da polícia; a estrutura em Gênova incluiu: lista de albergues, camping e pensões, para abrigar os forasteiros, contatos telefônicos de médicos e advogados para defender os feridos e os presos. Um homem morreu em Gênova, em choque com a Polícia. No Fórum Social de Gênova, reunião paralela ao G-8, participaram entidades brasileiras, como a ABONG, a CUT e o MST. Veja Antiglobalização, Fórum Social Mundial (FSM), Globalização e WEF.



Macartismo - Referente às ações de McCarthy. A base do macartismo surgiu com uma lei de 1950, que exigia o registro de todas as organizações ou simpatizantes do Comunismo. A perseguição atingiu cerca de 6 milhões de norte-americanos, destacando-se o casal Ethel e Julius Rosenberg, acusados de passar o segredo da bomba atômica aos soviéticos e executados em 1953 numa câmara de gás. Na década de 1950, foi instalada nos EUA a Comissão de Atividades Antiamericanas, presidida pelo Senador Joseph McCarthy. O alvo era principalmente os comunistas, infiltrados no Governo, nos sindicatos, nas universidades e até em Hollywood. Houve uma “lista negra”, da qual não escaparam nomes como Charles Chaplin, Orson Welles e Bertold Brecht, que tiveram que se exilar. Umas 300 pessoas foram impedidas de trabalhar no teatro e no cinema. Muitos intelectuais passaram a assinar seus trabalhos com pseudônimos. Apesar dos excessos da Comissão, a infiltração comunista nos EUA foi muito maior do que imaginava o próprio McCarthy, como comprovariam documentos posteriormente acessíveis em Moscou – os Códigos Venona. “(...) Na noite de 5 de outubro de 1945, 1.500 piqueteiros, atendendo à convocação de uma central sindical comandada pelo Partido Comunista, cercaram os estúdios da Warner, em Burbank, Califórnia. O ator Kirk Douglas viu-os aproximar-se, armados de “facas, porretes, fios de aço, socos-ingleses, correntes”, e ocupar os quarteirões em torno. Ao chegar para o trabalho, os empregados foram impedidos de atravessar o portão, cujos guardas tinham sido surrados e dominados pelos grevistas. “Nem você nem nenhum outro f. da p. vai entrar aí hoje”, informou ao coreógrafo LeRoy Prinz o líder comunista Herb Sorrell, celebrizado com o apelido de “Generalíssimo”. Prinz, um veterano de guerra, respondeu: “Sr. Sorrell, nem você nem nenhum outro f. da p. vai me impedir de entrar.” Entrou, mas não antes de ser surrado por uma dúzia de capangas de Sorrell diante dos olhos da polícia que, em desvantagem numérica, temia interferir. A maioria dos empregados não se deixou intimidar e alguns conseguiram saltar os muros. As tropas de Sorrell então partiram para a agressão generalizada. No fim dos combates, o serviço médico relatou ter atendido 89 empregados da Warner, quatro policiais, três bombeiros, o representante de um sindicato contrário à greve – e apenas seis piqueteiros. Não obstante, nos dias seguintes as manchetes do jornal pró-comunista Hollywood Atom alardeavam: ‘Uma garota e um veterano torturados pela Gestapo dos estúdios Warner’, ‘Camisas-pardas da polícia transbordam de violência’, ‘Warner instala campos de tortura nazistas’. (...) O sucesso da investida contra a Warner deu a Sorrell a oportunidade de expandir o domínio comunista para muito além da luta sindical: nos anos seguintes, com a ajuda de John Howard Lawson, Ring Lardner Jr. e outros devotos, ele montou um sistema de fiscalização dos roteiros apresentados a Hollywood, para proibir que chegassem a ser filmados aqueles que não tivessem a porção desejada de ideologia comunista e antiamericanismo. A cota podia até ser modesta, mas não devia faltar. Segundo a orientação do espertíssimo Lawson, mensagens isoladas, espalhadas aqui e ali em milhares de filmes aparentemente inocentes, funcionavam mais do que um só filme ostensivamente comunista – uma regra que foi copiada no Brasil e ainda prevalece nas nossas novelas de tevê. A censura era rigorosa: o roteirista que saísse da linha era hostilizado até sujeitar-se a um humilhante ‘mea culpa’ ou cair fora da profissão. Tudo isso está fartamente documentado em ‘Hollywood Party. How Communism Seduced the American Film Industry in the 1930 s and 1940 s’, de Kenneth Lloyd Billingsley (Roseville, CA, Prima Publishing, 2000) – um livro que decerto não será publicado no Brasil, onde o bloqueio a qualquer informação anticomunista é em geral mais estrito do que nos EUA ou na Europa (Olavo de Carvalho, in “Uma história esquecida”, Jornal da Tarde, 17 de janeiro de 2002). Depois dos atentados contra os EUA, no dia 11 Set 2001, Lynne Cheney, mulher do Vice-Presidente Dick Cheney, fundou o Conselho Americano das Escolas e dos Graduados, e criou também uma “lista negra” de aproximadamente 100 professores universitários, todos esquerdistas, acusados de serem o único setor da sociedade que critica as ações antiterroristas do Governo. Veja Escolas de Subversão e Espionagem, Falsificação de Pankov e Instituto 631.



Maconha - Conhecida também como marijuana, é obtida das folhas secas, flores, talos, brotos e sementes de plantas do gênero Cannabis. Conhece-se três espécies: Indica, Sativa e Ruderalis. Consumida em forma de cigarro, é a droga ilegal mais usada no mundo. O haxixe é uma substância extraída da resina das plantas femininas da Cannabis, e é também consumido como cigarro. A substância psicoativa da maconha e do haxixe é o Delta-9-Tetrahidrocanabinol (THC). A maconha e o haxixe têm um teor de até 8% de THC, mas alguns tipos mais potentes de maconha, como o Skunk, possuem até 33% de THC (Skunk significa “gambá”, devido a seu cheiro muito forte). Seus efeitos são relaxamento, hipersensibilização, sensação de bem-estar, fome, aceleração dos batimentos cardíacos, secura da boca e olhos avermelhados. Doses elevadas provocam alucinações, delírios e agressividade. O uso constante leva à redução da memória, distúrbios hormonais, dificuldade de aprendizado, perda de motivação, diminuição da libido e esterilidade temporária. Veja Drogas, Nederwiet e www.norml.org.



MAD - Mutually Assured (Nuclear) Destruction (Destruição Nuclear Mútua Assegurada): doutrina suicida originada após a crise dos mísseis nucleares soviéticos em Cuba, em Out 1962. Mesmo após a Guerra Fria, a doutrina continua válida para os EUA e a Rússia. Veja Guerra Fria, SALT e START. 2. Militarischer Abwehr Dienst (Serviço de Inteligência Militar), da Alemanha.



Madrassas - Escolas corânicas. Veja Al-Qaeda, Escolas corânicas, Fundamentalismo e Salafismo.



MAFIA - Morte a Francia,Iitalia Apierta (Morte à França, Itália Livre); outros garantem que a sigla significa Morte al francese italiani anelano (Morte ao francês desejam os italianos). Inicialmente, a Máfia era uma organização com fins políticos. A máfia siciliana ou Cosa Nostra é a maior e mais forte gangue criminosa do mundo; opera em mais de 40 países, incluindo todas as Américas, e em países produtores de drogas da Ásia; na Itália, a Cosa Nostra envolve-se em todas as atividades ilegais lucrativas, principalmente tráfico de drogas; prostituição e seqüestro são atividades de gangues comuns, embora a Cosa Nostra proíba seus membros a se envolverem em tais atividades; serve para intermediar negócios com organizações criminosas em diversos países, como na introdução do plantio da papoula (ópio) na América do Sul e planta de coca na Ásia Central. Nos EUA, em 1931, após violenta matança entre gangues para controle do país, a Máfia arbitrou divisão territorial dos EUA e do Canadá para feudos das “Famiglias”. Nos EUA e Canadá os lucros advêm principalmente do tráfico de drogas, controle e corrupção dos órgão públicos, agiotagem, jogo ilegal, fraude financeira e de mercado de capitais e rendimentos de comércio legalizado. Operações realizadas pelo FBI, DEA e a Polícia Montada do Canadá enfraqueceram a Cosa Nostra. Porém, organizações criminosas da Rússia, América do Sul e Leste asiático agem em atividades criminosas nos EUA antes monopolizadas pela Cosa Nostra. Veja Drogas e Máfias atuantes no Brasil.



Máfias atuantes no Brasil - Segundo a Polícia Federal, há as seguintes máfias atuantes no Brasil: 1) Bolivianas: cartel de Santana e de Santa Cruz de la Sierra (drogas, reagentes químicos e armas); 2) Colombianas: cartéis de Cáli e de Medellin: (drogas, reagentes químicos e armas); 3) Italianas: Camorra, Cosa Nostra, Ndrangheta, La Nuova Famiglia e Sacra Corona Unita (tráfico de mulheres, lavagem de dinheiro); 4) Japonesas: Yakuza/Yamaguchi Gumi e Yakuza/Sumiyoshi (drogas, exploração de mulheres e agenciamento de dekasseguis – descendentes de japoneses que nasceram no Brasil e retornam ao Japão em busca de emprego); 5) Libanesas: Jamal Hamyana e Organização de Cristãos Maronitas (tráfico de drogas, de armas, contrabando e lavagem de dinheiro); 6) Norte-Americanas: Famiglia Bonanno, Badalamenti e Cosa Nostra Americana (tráfico de drogas e lavagem de dinheiro); 7) Mexicanas: Cartel de Tijuana, Sonoara, Juarez e Grupo do Golfo (tráfico de drogas, de armas e lavagem de dinheiro); 8) Russas: Organização Karl Heinz Krebs (tráfico de drogas e exploração de mulheres); 9) Chinesas: Tríades 14K, Gang do Bambu Unido, Sun Yee On, Fuchien, Dragão que Voa (narcotráfico, lavagem de dinheiro, pirataria de patentes, imigração ilegal). Leia “Manual de Procedimentos & Legislação da Divisão de Repressão ao Crime Organizado e de Inquéritos Especiais”, concluído em 2001, de autoria do Delegado Euclides Rodrigues da Silva Filho, Chefe da Divisão de Repressão ao Crime Organizado e de Inquéritos Especiais – DCOIE. Veja Drogas e Máfia.



Máfia de branco - Trata-se do corporativismo existente entre profissionais de saúde, que costumam acobertar erros médicos dos companheiros de profissão, que muitas vezes levaram pacientes à morte. A impunidade era muito grande, porém, na década de 1990, o número de processos contra médicos aumentou 7 vezes. De Out 1999 a Dez 2001, 3 médicos foram cassados, 7 foram suspensos de exercer sua atividade durante certo tempo e houve, ainda, 22 censuras contra profissionais da saúde. Em Brasília, no dia 14 Fev 2002, foi preso o cirurgião plástico Marcelo Caron, acusado de ter causado a morte de 5 pacientes.



MAFIC - Multi-Agency Financial Investigations Center: combate antidrogas, EUA. Veja Drogas.



Mafiya - Máfia russa. Veja Máfia e Máfias atuantes no Brasil.



Mahidi - Organização contrária à independência do Timor-Leste, denunciada pela Austrália como responsável por violações aos direitos humanos e assassinatos. Veja CNRT, FRETILIN, UNAMET e UNTAET.



Mais-valia - Na doutrina comunista de Karl Marx em “O Capital”, é o lucro das empresas, que deveria ser revertido para a classe trabalhadora; o salário que o trabalhador recebe representa menos que o valor real criado por ele; essa parte que não lhe é paga (“abocanhada pela burguesia”) constitui a mais-valia. A “Mais-valia” é uma da 4 principais teorias do Marxismo, ao lado do “Materialismo histórico”, “Materialismo dialético” e “Luta de classes”. Veja Comunismo e Marxismo.



MAL - 1. Memorial da América Latina: o monumento mais conhecido do Memorial, criado por Oscar Niemeyer, é uma mão que forma, com sangue, o mapa da América Latina. 2. Movimento pela Anistia e Libertação. Veja Anistia.



Manisfesto Comunista - É a primeira fonte da doutrina social e econômica do Comunismo. Foi escrito como Das Manifest der Kommunistischen Partei, em 1848, por Karl Marx e Friedrich Engels. Marx sugeriu que o Manifesto Comunista deveria ser arquivado, quando as Revoluções de 1848 fracassaram. Apesar disto, continuou (e continua) a influenciar os movimentos comunistas em todo o mundo. Veja Comunismo, Escolas de subversão e espionagem, Instituto 631, Komintern, PCCh, Revolução, Revolução Cubana e Revolução Russa.



Manifesto de Agosto - Em Ago 1950, o PCB lançou um documento, conhecido como “Manifesto de Agosto”, que “traçava uma linha revolucionária para o Partido”, nos moldes da ANL, inspirado no sucesso da Revolução Chinesa, em Out 1949. O PCB incitou posseiros à luta, para desencadear a revolução, especialmente em Porecatu, Norte do Paraná, em Capinópolis (Triângulo Mineiro) e na Região de Trombas do Formoso, GO. Liderado por José Porfírio e infiltrado pelo PCB, o movimento camponês criou em Goiás um “território livre de 10 mil km², com governo paralelo e milícias armadas, sob a égide de uma constituição própria que definia o estado como popular e socialista.” (Del Nero, in “A Grande Mentira”, pg. 58 e 59). Veja ANL, Escolas de subversão e espionagem, Folhetos cubanos, Komintern, Ligas Camponesas, PCCh (Partido Comunista Chinês) e ULTAB.



Manu militari - (Latim) Pela mão militar: diz-se da execução de ordem da autoridade, com o emprego da Força Armada.



Mão Branca - Personagem ligada a esquadrões da morte, que operavam no Rio de Janeiro na década de 1970.



MAPU - Movimiento de Acción Popular Unitaria (Chile): de linha marxista-leninista, pretendia construir o socialismo no país por meio da revolução durante o Governo Allende. Veja FPMR, GAP, Libro Blanco, MIR, UP (Unidad Popular) e VOP.



MAPU-Lautaro - Movimiento de Acción Popular Unitaria - Lautaro (Chile). Veja MAPU.



Maquiavélico - Referente ao maquiavelismo, sistema político preconizado pelo florentino Nicolau Maquiavel, baseado na astúcia, má fé e oportunismo. A principal obra de Maquiavel foi O Príncipe, livro que contém pérolas do pensamento como: “O tempo leva por diante todas as coisas, e pode mudar o bem em mal e transformar o mal em bem”; “Engana-se quem acredita que nas grandes personagens os novos benefícios fazem esquecer as antigas injúrias”; “É que, em verdade, não há garantia de posse mais segura que a ruína. Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela”; “As injúrias devem ser feitas de uma vez, a fim de que, tomando-se-lhe menos o gosto, ofendam menos. E os benefícios devem ser realizados pouco a pouco, para que sejam bem saboreados”; “É mais prudente ter fama de miserável, o que acarreta má fama sem ódio, do que, para conseguir a fama de liberal, ser obrigado a incorrer também na de rapace, o que constitui uma infâmia odiosa”; “Os capitães mercenários ou são grandes militares ou não são nada; se o forem, não te poderás fiar neles, porque aspirarão sempre à própria glória, ou abatendo a ti, que és o seu patrão, ou oprimindo a outrem contra a tua vontade. Se não forem grandes capitães, arruinar-te-ão por isso mesmo”; “Mas a pouca prudência dos homens não descobre o veneno que está escondido nas coisas que bem lhes parecem a princípio. aquele que não conhecer os males na sua origem não é verdadeiramente sábio, o que é dado a poucos”; “É necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade”; “Deve-se notar que os homens devem ser minados ou exterminados, pois se vingam de ofensas leves, das graves já não podem fazê-lo. Assim, a injúria que se faz deve ser tal que não se tema a vingança.” (apud O Príncipe, Florença, 10 Dez 1513).



Maquis - Membros da resistência antinazista na II Guerra Mundial (França). Veja NAZI.



MAR - 1. Movimento de Ação Revolucionária: criado no presídio da Rua Frei Caneca, Rio de Janeiro, em 1968, por militantes de esquerda que tomaram parte nos tumultos que antecederam a Contra-revolução de 1964. O MAR tinha ligações com o jornalista Flávio Tavares, da “Última Hora”, que respondia em liberdade ao processo sobre a frustrada guerrilha do Triângulo Mineiro, de inspiração brizolista. O objetivo do MAR era a fuga dos militantes da prisão e a busca de um local para implantar um foco guerrilheiro; para isso, o grupo externo promoveu assaltos para obter recursos necessários para aliciar guardas, adquirir armamentos e introduzi-los no presídio. Durante a ação de fuga, foram feridos 3 pessoas: os guardas Aílton de Oliveira (que morreu dias depois) e Jorge Félix Barbosa, e João Dias Pereira, funcionário da Light, que ficou paraplégico. Após a fuga, o grupo dirigiu-se a Angra dos Reis, RJ, e instalaram na mata um barraco, a “Cabana do jacu”, onde iniciaram treinamentos de guerrilha. Com as declarações de um prisioneiro à Polícia, a Marinha cercou a área com tropas de Fuzileiros Navais. Um dos guerrilheiros, ferido na perna, foi preso e os demais fugiram, incorporando-se uns ao PCBR, outros fugindo para Cuba ou pedindo asilo político no Uruguai. Veja Foquismo e OLAS. 2. Movimento Armado Revolucionário: o professor de História da USP, Wilson Nascimento Barbosa, “militante” do MAR (e também da POLOP e da VPR), era assaltante de bancos e foi um dos banidos para Santiago, Chile, em troca da vida do Embaixador da Suíça, que havia sido seqüestrado em 07 Dez 1970. 3. Madres y Mujeres ante la Represión por Cuba: movimento de Direitos Humanos, com sede em Miami, EUA. Veja Cambio Cubano, CDR e UMAP.



Maragatos - Federalistas que em Fev 1893, ano da campanha eleitoral para o governo estadual do Rio Grande do Sul, iniciam sangrento conflito com Republicanos, apelidados de “Chimangos” ou “Pica-paus”, ocasionando milhares de vítimas (normalmente degoladas). Veja Chimangos.



Marcha do Terço - Organizada em Fev 1964, em Belo Horizonte, pelo Padre Peyton, pelo Padre Botelho e por várias organizações femininas patrocinadas pelo IPES. A Marcha condenou Leonel Brizola publicamente como anticristo; também condenou o Governo de João Goulart e pediu uma intervenção militar; esse apelo foi reforçado pelo lançamento, em Mar 1964, da “Marcha da família com Deus pela liberdade”, semelhante às executadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Veja CAMDE, IBADE e IPES.



MARMHON - Missão de Assistência para Remoção de Minas em Honduras: estabelecida sob a égide da Junta Interamericana de Defesa (JID), da OEA, iniciou suas atividades em 18 Out 1994, com a finalidade de treinamento de pessoal e supervisão de limpeza de campos de minas naquele país. Foi substituída pela MARMINCA, por abranger outros países da América Central, como Nicarágua, Costa Rica e Guatemala. Veja MARMINCA.



MARMINCA - Missão de Assistência para Remoção de Minas na América Central: subordinada à JID/OEA. Sede: Danli, Honduras. Veja MARMHON.



“Mártires” - Um dos objetivos dos comunistas, em agitações contra a força policial durante os governos militares brasileiros, era criar um “mártir”, para galvanizar o apoio popular à sua causa. Um dos casos mais conhecidos foi o do estudante Edson Luís, morto em choque de estudantes com a polícia, em maio de 1968, no Rio de Janeiro. Caso semelhante foi o “massacre” de Carajás, ocorrido durante o Governo FHC, quando 19 sem-terra foram mortos pela polícia do Pará, que tentava desobstruir uma rodovia federal e foi atacada por um bando armado de armas, foices, facões e porretes. Neste último caso – como ocorria com o chefe do “exército de Brizoleone”, acantonado em suas estâncias no Uruguai, sem assumir riscos –, como em outros, os “valentes” chefes dos sem-terra estão sempre ausentes do choque com a força policial, preferindo colocar homens, mulheres (às vezes grávidas) e crianças para servirem de escudo contra os órgãos de Segurança que tentam, mediante ordem judicial, retomar a posse de terrenos invadidos. Veja “Brizoleone”, MCI, Movimento de massa e MST.



Mártires de Al-Aqsa - Grupo terrorista palestino, promove atentados suicidas (homsn e carros-bomba) contra israelenses, especialmente durante a II Intifada. Veja Fedayn, Fundamentalismo, Hamás, Hizbollah, Intifada, Shehadin e Sionismo.



MARU - Movimiento de Acción Revolucionaria (Venezuela).



Marxismo - Ideologia comunista, baseada principalmente no livro de Karl Marx, “O Capital”. As 4 principais teorias do Marxismo são: Mais-valia, Materialismo histórico, Materialismo dialético e Luta de classes. O Marxismo é uma doutrina baseada na impostura: “Como uma das teses de Karl Marx fosse a de que o capitalismo trazia o empobrecimento das classes trabalhadoras e como os dados que ele tinha na mão extraídos dos ‘blue books’, relatórios anuais da Câmara dos Comuns, indicassem precisamente o contrário, ele resolveu o problema atendo os dados de 30 anos antes” (Olavo de Carvalho). Para mais informações sobre a vida e a obra de Marx, leia “Sobre a moralidade de Karl Marx”, de Ipojuca Pontes, publicado no Jornal da Tarde, SP, 20 Out 2001 (texto disponível em www.olavodecarvalho.org/, link “Textos”). O Marxismo-Leninismo utiliza 4 formas de luta: política, ideológica, econômica e luta armada. Veja Comunismo, Dissidentes, Escolas de subversão e espionagem, Espartaquistas, Falsificação de Pankov, Gulag, Hospitais psiquiátricos, Komintern, Mais-valia, Manifesto Comunista, Revolução, Revolução Cubana, Revolução Cultural e Revolução Russa.



MASINT - Measurement and Signature Intelligence.



MASPB - Movimento Argentino de Solidariedade com o Povo do Brasil. Veja Organizações de “Frente”.



MASPLA - Movimento por la Autodeterminación y Solidaridad del Pueblo Latino-Americano. Veja Organizações de “Frente”.



Massacre de Deir Yasin - Na manhã de 9 Abr 1948, houve o massacre de 250 palestinos (incluindo 100 mulheres e crianças), na aldeia de Deir Yasin, próxima a Jerusalém. Anciões e crianças foram degoladas, mulheres grávidas estripadas. O ato terrorista, executado por homens do Irgun e do Stern, sob comando do chefe do Irgun, Menahem Begin, tinha como objetivo amedrontar os árabes. Após o massacre, o restante da população de Deir Yasin foi forçada a desfilar como animais pelas ruas de Jerusalém. “O banho de sangue de Deir Yasin foi a operação mais abjeta jamais realizada pelos terroristas sionistas.” (Arthur Koestler, escritor judeu, in “Promise and Fulfilment” – Promessa e Realização, Mac Millan, New York, 1949; cfr. Hussein Triki, op. cit., pg. 182) No dia 26 Set 1947, terroristas judeus já haviam matado 4 policiais britânicos em Tel Aviv, e, em 20 Out 1947, o Xeque Ahmed Salama Touiki e mais quatro membros de sua família perto da localidade de Ranana. Veja Intifada, Irgun, Sionismo e Stern.



Massacre de Ruanda - No dia 6 Abr 1994, o avião do Presidente ruandês foi atingido por um foguete. O Presidente morreu e os Hutus culparam os Tutsis (etnia rival), que passaram a ser perseguidos e mortos, resultando na morte de 800 mil pessoas. O padre ruandês Athanese Seromba, acusado da morte de 2.000 Tutsis, entregou-se ao Tribunal Internacional da ONU, em Arusha, Tanzânia, em fevereiro de 2002. Veja Genocídio.



Massacre do Carandiru - No dia 2 Out 1992, 111 presos do Carandiru, presídio paulistano, foram mortos pela Polícia Militar, após uma rebelião de detentos. O coronel Ubiratan Guimarães, responsável pela repressão, foi condenado por um júri, em 30 Jun 2001, a 632 anos de prisão, culpado pela morte de 102 dos 111 mortos.



MassCann NORML - Organização americana, criada em 1989, que prega a liberação do uso da “Cannabis” (maconha). Veja Drogas, Maconha e Norml.



Massista - Organização que se vale das massas humanas para atingir objetivos políticos, a exemplo do atual MST. Foi muito utilizada durante a Revolução estudantil, em 1968, que “incendiaram” as universidades européias, brasileiras, mexicanas e norte-americanas. Veja Escolas de subversão e espionagem, Instituto 631, Macartismo, Movimento de massa, MST, Novilíngua, Revolução de 1968, Revolução Cultural e Revolução estudantil.



MASTER - Movimento dos Agricultores Sem-Terra: criado por Rui Ramos e endossado por Leonel Brizola, no Rio Grande do Sul; extinto pela Contra-revolução de 1964. Veja Brizoleone, El ratón, Folhetos cubanos, G-11, Ligas Camponesas e MST.



Maximalismo - Bolchevique: ala majoritária do Partido Operário Social-Democrata russo. Veja Minimalismo e Revolução Russa.



MB - Milícias Bolivarianas: o mesmo que FARC-EP (Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia-Ejército del Pueblo). Também conhecido como Tercer Cartel. Veja FARC.



MBR-200 - Movimiento Bolivariano Revolucionário-200 (Venezuela): fundado pelo tenente-coronel da reserva Hugo Chávez Frías, em 24 Jul 1983, em comemoração do 200º aniversário de Simón Bolívar, libertador da Venezuela e de outros países latino-americanos; também conhecido como MBR-Civil. Veja Autoritarismo falangista e Círculos Bolivarianos.



MBST - 1. Movimento Brasileiro dos Sem-Terra. 2. Movimento Brasiliense de Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Veja MST.



MCAPARAÓ - Movimento de Caparaó. Veja MIM, MNR e RAN.



MCC - Movimento Camponês de Corumbiara: dissidência do MST, originou-se após a morte de 9 camponeses e 2 policiais na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara. Veja MST.



MCD - Movimento Contra a Ditadura. Veja Organizações de “Frente” e Organizações subversivas brasileiras.



MCI - Movimento Comunista Internacional. De abrangência mundial, pretendia levar o Comunismo aos países de todos os continentes. Tinha muitas organizações de fachada, como o Conselho Mundial de Igrejas, o CIMADE (órgão fundado por protestantes para amparo a vítimas na Guerra da Argélia), o Comitê Católico Francês e a União Internacional de Estudantes (UIE). Veja ALN, Centro Tricontinental, Comunismo, Dissidentes, Escolas de subversão e espionagem, Falsificação de Pankov, FBI (Frente Brasileira de Informações), Folhetos cubanos, Frades dominicanos, FSM, FSP, Guerrilha do Araguaia, Guerrilheiros da pena, Gulag, Hospitais psiquiátricos, Instituto 631, Intentona Comunista, Komintern, Macartismo, Marxismo, MR-8, OLAS, Operação Drogas, Organizações de “frente”, OSPAAAL, PCB, PC do B, Revolução, Revolução Cubana, Revolução de 1968, Revolução Russa, Seqüestro de aviões, STASI, Teologia da Libertação, Tortura, UIE, UNE, USP, VAR-Palmares e VPR.



MCL - Movimiento Cristiano de Liberación: grupo opositor a Fidel Castro, contrário à lei Helms-Burton, por acreditar que o embargo comercial americano contra Cuba une ainda mais os cubanos em volta do ditador da Ilha. Veja Cambio Cubano, CDR, Lei Helms-Burton, Revolução Cubana e UMAP.



MDMA - Metilene-Dioxo-Meta-Anfetamina: alucinógeno sintético conhecido como “Ecstasy”; pode provocar intensa euforia, ansiedade, delírios e alucinações; o aumento dos batimentos cardíacos pode levar à parada cardíaca; há desidratação (hipertermia, até 42º C) e o usuário pode morrer por excesso de consumo de água; o uso prolongado pode danificar o fígado, o coração e o cérebro. Veja Drogas.



MDV - Mine Detection Vehicle (Viatura para Detecção de Mina). Veja Minas.



MEB - Movimento de Educação de Base: organização criada pela Igreja Católica, financiada pelo Governo João Goulart e administrada por militantes de esquerda católica, muitos dos quais eram membros da Ação Popular (AP). Baseado nas idéias marxistas de Paulo Freire – autor do livro “Pedagogia do Oprimido”, o MEB funcionava através de escolas radiofônicas, sob a direção de um líder local (padre ou camponês), em contato com as Ligas Camponesas. Veja Adestramento, AP, Balilas, Ligas Camponesas, MEP e Movimento de massa.



Medalha Chico Mendes - Medalha Chico Mendes de Resistência, do Movimento Tortura Nunca Mais (MTNM): concedida pelo MTNM a comunistas que tentaram a tomada do poder no Brasil no período pós-1964 (a exemplo de Maria Lúcia Petit), a militantes atuais que ainda sonham implantar no Brasil a “Ditadura do proletariado” (a exemplo de João Pedro Stédile, um dos líderes do MST) e a personalidades comunistas em geral (como Oscar Niemeyer e outros). Veja MTNM e Ternuma.



MEK - Mujahedin-e-Khalq: também conhecido como Mujahedin-e-Khalq Organization (MKO) e Exército de Libertação Nacional do Irã (National Liberation Army of Iran - NLA). Formado na década de 1960, o MEK se opunha à excessiva influência do Ocidente no regime do Xá. Misto de marxismo e islamismo, desenvolveu-se no maior e mais ativo movimento armado do Irã, com atividades anti-Ocidente e, recentemente, contra os interesses do regime clerical, no Irã e no exterior. Veja Fundamentalismo e Salafismo.



MEL - Movimento Estudantil Libertário: integrado por anarquistas, foi desbaratado em 1969. Tinha como fachada o Centro de Estudos José Oiticica (Rio de Janeiro, RJ). Veja Organizações de “Frente”.



Menchevique - Ala minoritária (minimalista) do Partido Operário Social-Democrata russo. Veja Bolchevique.



MEP - 1. Movimento de Educação Popular. O MEP disseminava no Brasil, durante o Governo de João Goulart, folhetos cubanos sobre a técnica de guerrilhas. Esses folhetos foram utilizados pelos G-11, de Brizola, e pelas Ligas Camponesas, de Francisco Julião. Veja Folhetos cubanos, G-11, Ligas Camponesas e MEB. 2. Movimento pela Emancipação do Proletariado: fração bolchevique da POLOP. Veja POLOP. 3. Mahajana Eksath Peramuna (Frente Unificada do Povo), Ceilão.



MEPS - Movimento Evangélico Popular Socialista.



MER - Movimento de Esquerda Revolucionária (do Foro de São Paulo). Veja FSP.



Merla - Mistura de aguarrás com o que sobra da cocaína, depois que foi extraído o material usado para o refino do crack. Como o crack, é mais barato que a cocaína, por isso tem grande uso entre os jovens e os adolescentes pobres. A droga é muito prejudicial ao organismo, principalmente para o coração, os pulmões e o cérebro. Os consumidores desse produto ficam muito irritados e agressivos. Veja Drogas.



Mescalina - Droga alucinógena extraída do cacto peyote, nativo do México. Produz efeitos semelhantes aos do LSD. Veja Drogas e LSD.



Messianismo - Refere-se a movimento dito “messiânico”, dirigido por um líder que teria origem divina, o “messias”. O nome tem origem na religião judaica, cujos devotos ainda esperam o Messias; os cristãos acreditam que esse Messias foi Jesus Cristo. O ditos “movimentos messiânicos” têm ocorrido com bastante freqüência no início de cada século ou, principalmente, milênio, donde surge o nome “milenarismo”. No século II, surgiu na Grécia o Montanismo, movimento que pregava a iminência da 2ª Vinda de Cristo (Parusia), de acordo com uma revelação do Espírito Santo. As Cruzadas também foram movimentos milenaristas, que tinham como objetivo a conquista da Terra Santa e a preparação da “Nova Jerusalém” para a 2ª vinda de Cristo. No ano de 1033, multidões de fiéis se dirigiam a Jerusalém. Uma famosa lenda milenarista remonta ao Rei de Portugal, D. Sebastião, que morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos, em 1578, em desastrada guerra contra os mouros, o que resultou na dominação de Portugal pela Espanha durante 60 anos. Muitos portugueses não acreditaram em sua morte e D. Sebastião se converteu no messias nacional português, lembrado sempre a cada dificuldade do Reino, e a crença em seu regresso foi denominada de “Sebastianismo”. Sobre o assunto, leia “No Reino do Desejado”, de Jacqueline Hermann. No Brasil, houve vários movimentos messiânicos, como o de Silvestre José dos Santos, que começou a pregar o “paraíso terrestre” na Serra do Rodeador, em Pernambuco, a partir de 1817, tendo a seu redor 12 “sábios” que desempenhavam a função de seus apóstolos. Para Silvestre, quando o número de fiéis atingisse o número de 1.000, D. Sebastião regressaria da ilha de Brumas e organizaria um exército para libertar Jerusalém. O movimento foi extinto após uma carnificina. Um outro movimento, em 1838, no sertão de Pernambuco, dirigido pelo mameluco João Antônio dos Santos, afirmava que D. Sebastião estava encantado na Pedra Bonita (hoje Pedra do Reino, no município de Vila Bela, PE) e que seria desencantado depois que dois rochedos fossem regados a sangue humano. Desencantado o Rei, os fiéis que tivessem sido sacrificados, se eram pretos, ressuscitariam brancos; se eram velhos, ressuscitariam jovens; e todos seriam poderosos e imortais. Os sacrifícios foram bárbaros: pais atiravam os filhos do alto dos penedos, maridos degolavam as mulheres, adultos se ofereciam para o sacrifício. O grupo também foi desbaratado pelas autoridades e por fazendeiros locais. Outro movimento messiânico no Brasil foi o do “beato” Antônio Conselheiro, que fundou sua “cidade santa” em Canudos e pretendia reconduzir seus fiéis à “divina monarquia”, a um “paraíso terrestre”. O movimento foi esmagado por tropas federais, salvando-se apenas mulheres e crianças. Havia crença de que Antônio Conselheiro não morrera, mas seu prestígio aos poucos foi sendo superado pela figura do Padre Cícero. Hoje, a lenda em torno do “Padim Ciço” afirma que ele ressuscitará no dia do Juízo Final e instalará o “paraíso terrestre” em Juazeiro, a “Nova Jerusalém”. Na colônia de São Leopoldo, RS, surge, a partir de 1872, o movimento dos Mucker. João Jorge Maurer e sua mulher Jacobina passam a realizar curas, interpretar a Bíblia e a pregar. Jacobina se torna a chefe religiosa e é considerada santa pela comunidade, se apresenta como a própria encarnação de Cristo e escolhe 12 “apóstolos” entre seus seguidores, prometendo fundar um império. Oponentes do movimento Mucker levaram o caso ao Presidente da Província, que mandou força militar para a região. Atacados, os Mucker se refugiaram na cidadela santa que haviam construído, a qual foi tomada depois de 2 meses de cerco, quando quase toda a comunidade foi morta, inclusive Jacobina. Em Santa Catarina, em 1842, surgiu o “monge” João Maria, que atraiu muitos simpatizantes, ao levar sementes aos agricultores, curar homens e animais. Em 1911, surgiu outro “beato” na região, de nome José Maria, dizendo-se irmão de João Maria. Na época, havia guerras políticas no interior de Santa Catarina e José Maria, prometendo paz, conseguiu reunir um grande número de fiéis, amedrontando os fazendeiros, que diziam que no Estado estava se formando um novo Canudos. Depois de várias campanhas militares, na época da Guerra do Contestado, o movimento foi dominado em 1916. Em 1947, surgiu um movimento messiânico urbano, no Rio de Janeiro, o Movimento Yokaanam. Em 1960, o Yokaanam adquiriu uma fazenda em Luziânia, a 70 km de Brasília, onde instalou a Fraternidade Eclética Espiritualista Universal – uma comunidade agrária. Ao lado do messianismo de tempero sebastianista, existe o messianismo que integra outros elementos, como a lenda de Carlos Magno e dos Doze Pares de França – o que ocorreu em Santa Catarina com o “monge” João Maria. Além do aspecto religioso, há também o aspecto político e social relacionado ao messianismo, como o pregado pelo comunismo, que pretendia (ou pretende ainda) formar um “paraíso terrestre” para uma “comunidade universal”. Veja Quiliasmo.



Metadona - Droga opióide sintética, semelhante à heroína; utilizada em alguns países, como os EUA e o Canadá, na chamada “terapêutica de substituição”, ou seja, no tratamento de viciados em heroína. Veja Drogas.



Metanfetamina - Fármaco utilizado para a fabricação de entorpecentes, principalmente as chamadas drogas sintéticas, a exemplo do Ecstasy. Veja Drogas.



MFA - 1. Movimento das Forças Armadas (Portugal): veja Revolução dos Cravos. 2. Movimento Feminino pela Anistia. Veja Anistia.



MFDC - Movimento das Forças Democráticas de Casamança: luta desde 1981 pela Independência da região Sul do Senegal, que faz fronteira com o Norte da Guiné-Bissau.



MFO - Multinational Force and Observers (Força Multinacional de Observação - FMO): atua na Península do Sinai; missão iniciada em 1981, com a finalidade de observar e relatar violações do Tratado de Camp David, assinado por Egito e Israel em 1979; com o Acordo, Israel devolveu o Sinai ao Egito, em 1982. Veja Guerra dos Seis Dias, Guerra do Yom Kippur e Sionismo.



MFPA - Movimento Feminino pela Anistia. Veja Anistia e Organizações de “Frente”.



MGB - Ministiérstvo Gossudarstviênnoi Bezopásnosti (Ministério da Segurança do Estado): órgão da Polícia Secreta Soviética; sucedeu ao NKGB, de 1946 a 1953; em 1954 deu origem ao KGB. Veja KGB.



MI 5 - Military Intelligence, Branch 5: Serviço de Segurança Britânico (Contra-Espionagem).



MI 6 - Military Intelligence, Branch 6: Serviço de Espionagem Britânico (o mesmo que SIS). Veja SIS.



Micha - (Gíria) Chave artesanal usada por ladrões para abrir fechaduras de carros.



“Microondas” - Segundo Percival de Souza, em seu livro “Nardoditadura”, de 2002, o jornalista da TV Globo, Tim Lopes, quando realizava jornalismo investigativo numa favela do Rio de Janeiro, para apurar denúncias de que crianças e adolescentes realizavam sexo em um baile funk, foi preso, algemado, levou 2 tiros nos pés para não fugir e levado até o traficante de drogas, Elias Maluco. Este, realizou um tribunal, condenando Tim Lopes à morte lenta, com torturas: teve, ainda vivo, as 2 pernas cortadas; com um punhal grande, à moda samurai, Elias Maluco abriu o tórax de Tim Lopes; o corpo foi cortado em pedaços, colocado em pneus encharcados com óleo e queimados numa gruta de pedra no alto de um morro conhecida como “microondas”. Veja Drogas, FARC e Tortura.



MIDA - Movimiento de Izquierda Democrático Allendista: sob uma fachada democrática, o Partido Comunista Chileno (PCCh) realiza, por meio do MIDA, trabalho político nas frentes de massas, enquanto tenta reativar a estratégia da luta armada com o Movimiento Manuel Rodriguez (MMR). Veja FMR, FPMR e Movimento de massa.



Milenarismo - O mesmo que messianismo, refere-se a movimento dito “messiânico”, dirigido por um líder que teria origem divina, o que tem ocorrido com bastante freqüência no início de cada século ou “milênio” – daí seu nome. Nas igrejas cristãs, o milenarismo está também relacionado com a Segunda vinda de Cristo. Veja Messianismo.



MILF - Moro Islamic Liberation Front (Frente de Libertação Islâmica Moro), das Filipinas.



Milícia Aitarak - Organização contrária à Independência do Timor-Leste. Veja FRETILIN, INTERFET, UNAMET e UNTAET.



Milícia Sangue pela Integração - Uma das organizações mais radicais contrárias à Independência do Timor-Leste. Veja FRETILIN, INTERFET, UNAMET e UNTAET.



Militante político - Antigo eufemismo comunista, muitas vezes significava apenas “terrorista”. Veja Anistia, Desaparecidos políticos e Organizações subversivas brasileiras.



Militarista - Organização que se vale da violência (luta armada) para atingir os objetivos, como as organizações terroristas das décadas de 1960 e 1970 no Brasil, todas de inspiração comunista. Veja Organizações subversivas brasileiras.



MIM - Movimento Independência ou Morte: articulado em 1969, quando integrantes da “Guerrilha de Caparaó” começaram a ser soltos; posteriormente passou a denominar-se Resistência Armada Nacional (RAN), que, por sua vez, foi desbaratada no Rio e em Minas no início de 1973. Veja RAN.



Mimeógrafo – Antes da “era Xerox”, eram os mimeógrafos (a tinta e a álcool – a “cachacinha”) um dos principais equipamentos dos “aparelhos”. Veja “Aparelho”.



Minas - Calcula-se que há em todo o mundo cerca de 120 milhões de minas terrestres plantadas em mais de 60 países. A cada 20 minutos há uma nova vítima dessas armas (mais de 2.000 vítimas por mês, das quais 800 perdem a vida; 9 em cada 10 vítimas são civis). Na Europa há mais de 10 milhões (Bósnia 3 m, Croácia 3 m, Ucrânia 1 m), na América Latina mais de 240 mil, na África mais de 44 milhões (Egito 23 m - só no campo de Batalha de El-Alamein, durante a II Guerra Mundial, foram plantadas 2 milhões -; Angola 15 m; Moçambique 3 m), no Oriente Médio mais de 26 milhões (Irã 16 m; Iraque 10 m; Jordânia 206 mil), na Ásia mais de 32 milhões (Afeganistão 10 m – plantadas durante a ocupação soviética, 1979-89; Camboja 8-10 m; China 10 m; Vietnã 3,5 m). As Minas podem ser 1) de explosão: colocadas no subsolo e detonadas pelo peso do corpo de uma pessoa; 2) de fragmentação: colocadas no chão sem enterrar, são detonadas pelo barulho que aciona um dispositivo elétrico, provocando várias explosões e lançando estilhaços; 3) anti-remoção: explodem quando se tenta desativá-las; 4) saltadoras: erguem-se do chão e explodem no ar, na altura dos genitais, peito ou cabeça da vítima, dependendo de sua regulagem. Veja TAPPHR e Tratado de Ottawa.



Minimalismo - Menchevique: ala minoritária do Partido Operário Social-Democrata russo. Veja Bolchevique.



MINUAR - Mission des Nations Unies pour l’Assistance au Rwanda. Veja ONU.



MINUGUA - Missão das Nações Unidas na Guatemala (United Nations Verification Mission in Guatemala): acordo geral sobre direitos humanos, assinado pelo Governo da Guatemala e a Unidade Revolucionária Nacional Guatemalteca (URNG), em 29 Mar 1994. Em 1995, transformou-se de Missão de Ligação entre as partes para Missão de Observação, ainda direcionada para os direitos humanos; o Brasil enviou observadores militares para a missão. Veja ONU.



MINURCA - Missão das Nações Unidas na República Centro Africana (United Nations Mission in the Central African Republic), 1998-2000. Veja ONU.



MINURSO - United Nations Mission for the Referendum in Western Sahara (Missão da ONU para o Plebiscito no Saara Ocidental); início em abril de 1991, para observar o cessar-fogo entre o Marrocos e a Frente Polisário. Veja ONU.



MINUSIL - Missão das Nações Unidas em Serra Leoa: formada por 8.700 integrantes da Nigéria, Índia, Quênia, Jordânia, Zâmbia, Guiné e Ghana. Em maio de 2000, rebeldes da Frente Revolucionária Unida (FRU) seqüestraram 500 integrantes da ONU, a maioria pertencente à Zâmbia. Veja ONU.



Minuteman - 1. Dono de fazenda e de propriedade rural de Massachusets, EUA, que possuíam armas para defesa contra ataques de índios e de colonos franceses do Canadá. Quase todos os Minutemen pertenciam à milícia e alguns faziam parte de um grupo selecionado que podia entrar em ação em poucos minutos – daí o seu nome. 2. Nome de um míssil balístico, dos EUA.



MIP - Movimento pela Independência do Pampa (região de Novo Hamburgo, RS): separatismo. Veja Separatismo.



MIPONUH - Missão da Polícia Civil das Nações Unidas no Haiti (United Nations Civilian Police Mission in Haiti): de Dez 1997 a Mar 2000. Veja ONU.



MIPRENUC - Missão Preparatória das Nações Unidas no Camboja (1992); antecedeu a APRONUC, para acompanhar as eleições previstas para 1993. Veja APRONUC e ONU.



MIR - 1. Comunidade camponesa (Rússia). 2. Movimiento de Izquierda Revolucionaria (Paz Zamora - Bolívia). 3. Movimiento de Izquierda Revolucionaria (Chile): criado em 1965, com a meta de alcançar o poder político via luta armada. Participou do Governo Allende (1970-73), para a preparação de um autogolpe, para implantação do socialismo, o que foi evitado pela intervenção das Forças Armadas, com o general Pinochet à frente. O sociólogo Emir Simão Sader, uma das “libélulas” da USP, foi “militante” do MIR. Em 1989, o MIR participou do seqüestro do empresário brasileiro Abílio Diniz, junto com o FPL de El Salvador. Veja FPL, FPMR, GAP, Libro Blanco e UP. 4. Movimiento Internacional Revolucionário. 5. Movimiento de Izquierda Revolucionária (Peru): o grupo foi desbaratado após o ataque ao posto policial de Puerto Maldonado, em Mai 1963. O grupo ressurgiu em 1965, com ações terroristas na Província de La Convención-Cuzco, sendo totalmente debelado pelas Forças do Governo.



MIRA - Movimento Indígena Revolucionário Antizapatista: reúne grupos paramilitares para combater o EZLN (México). Veja EZLN.



MIR-CM - Movimiento de Izquierda Revolucionaria - Comissão Militar (Chile). Veja MIR (Chile).



MIRR - Movimento Insurrecional de Recuperação Revolucionária.



MIR Ved - Míssil com ogivas múltiplas baseado em terra. Veja SALT e START.



Míssil de Cruzeiro - (Cruise Missile, em inglês) Um dos mísseis de cruzeiro mais famosos é o Tomahawk, fabricado pelos EUA, com custo unitário acima de US$ 500.000 dólares, com alcance de 1.500 km e que pode transportar uma ogiva (inclusive nuclear) de mais de 500 kg de peso. A Avibrás criou um míssil de cruzeiro, o AV/MT 300, apto a levar 200 kg de explosivos a 300 km de distância. Veja Diplomacia de cruzeiro, Guerras americanas e Tomahawk.



Mísseis em Cuba, Crise de - Em outubro de 1962, os EUA e a União Soviética quase entraram em guerra devido à instalação de mísseis nucleares soviéticos em Cuba. A capacidade termonuclear dos dois países poderia ter levado a humanidade a sofrer um holocausto nuclear. Veja Guerra Fria e Revolução Cubana.



Mista’arvim - “Os arabistas”: unidade israelense formada durante a Intifada palestina, para prender e neutralizar elementos-chave da rebelião. Uma unidade, conhecida como Duvdevan (“Caridade”) operava na Cisjordânia, enquanto que a Shimshon (“Sansão”) operava em Gaza até a retirada israelense (Maio de 1994). Os homens dessas Unidades eram mascarados como árabes locais. Veja Intifada e Sionismo.



Mito palingenético - Idealização de uma comunidade humana primitiva de interação social que deverá retornar, sob uma forma superior, num estágio final da história humana. A esquerda latino-americana vê esse mito nas faces dos sandinistas, zapatistas, montoneros, do Sendero Luminoso, do Tupac Amaru e do MST. Veja EZLN, Montoneros, MRTA, MST, Sendero Luminoso (SL).



MJDH - Movimento de Justiça e Direitos Humanos. Veja Organizações de “Frente”.



MJL - Movimiento Juvenil Lautaro (Movimento da Juventude Lautaro): também conhecido como Facção Lautaro do Movimento da Ação Popular Unida (MAPU) ou Forças Rebeldes Populares Lautaro (FRPL). O grupo é violento, antiamericano e pretende derrubar o Governo chileno. Inclui elementos de esquerda e jovens alienados. Atividades: assassinato de policiais, roubo de bancos e ataques contra igrejas de mórmons. Ativo desde o final da década de 1980, enfraqueceu-se com as investidas antiterroristas do Governo chileno. Veja MAPU.



MJPA - Movimento da Juventude Pan-Africana. Veja Organizações de “Frente”, UIE e Tricontinental.



MJT - Movimento de Justiça e Terra: ligado ao Clero progressista. Veja Clero progressista e Frades dominicanos.



MK - Umkhonto we Sizwe: ex-guerrilheiros do Congresso Nacional Africano – ANC, de Nélson Mandela, da África do Sul. Veja Apartheid e ANC.



MKO - Mujahedeen Khalq Organization: organização islâmica, sediada no Iraque.



MLA - Movimento pela Libertação do Araguaia. Veja Guerrilha do Araguaia.



MLAT - Mutual Legal Assistance Treaty (Tratado de Ajuda Legal Mútua): facilidade de aplicação de leis antidrogas nos países signatários. Veja Drogas e SENAD.



MLE - Movimento Luta Estudantil. Veja Organizações de “Frente”, UIE, UNE e USP.



MLLT - Marxist-Leninist League of Tigray: atuou na Guerra Etiópia-Eritréia.



MLN - 1. Movimento de Libertação Nacional (Uruguai). Veja Tupamaros. 2. Mouvement de la Libération Nationale.



MLN-T - Movimento de Liberación Nacional-Tupamaros (Uruguai). Veja Tupamaros.



MLN/TUPAMARO - Movimento de Liberación Nacional Tupamaros (Uruguai). Veja Tupamaros.



MLPA - Movimento pela Liberação dos Presos do Araguaia. Veja Anistia, Foquismo, Guerrilha do Araguaia, OLAS e PC do B.



MLRS - Multiple Launcher Rockets System (Sistema de Lançador Múltiplo de Foguetes): um modelo de MLRS é o ASTROS II, fabricado pela Avibrás. Veja Avibrás.



MLST - Movimento de Libertação dos Sem-Terra: originou-se em agosto de 1997, em Brasília, DF. Veja MST.



MLSTP - Movimento pela Libertação de São Tomé e Príncipe (linha marxista); conseguiu a Independência da colônia portuguesa em 12 Jul 1975.



MLT - 1. Movimento de Luta pela Terra: originou-se em 1994, em Salvador, BA (PC do B). Veja PC do B. 2. Movimento de Libertação da Terra.



MMM - 1. Mouvement Mondial des Mères (Movimento Mundial de Mães). Veja Organizações de “Frente”. 2. Marx, Mao e Marcuse.



MMTC - Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos. Veja AP (Ação Popular) e Clero progressista.



MNDH - Movimento Nacional dos Direitos Humanos.



MNLF - Moro National Liberation Front (Frente de Libertação Nacional Moro): grupo separatista muçulmano, das Filipinas. Veja Abu Sayyaf.



MNP - 1. Movimento Nacional Popular. 2. Movimento Nacional de Produtores Rurais: criado em 1998 para fazer frente à tática de invasões e esbulho do MST. Veja Adestramento, Balilas, Movimento de massa e MST.



MNR - 1. Movimento Nacionalista Revolucionário: organizado por Leonel Brizola, João Goulart e outros exilados no Uruguai. Brizola era o líder idealizado por Fidel Castro para a Revolução no Brasil, devido a seu nacionalismo antiimperialista. Após a Contra-revolução de 1964, por intermédio de Lélio Telmo de Carvalho, o grupo de Brizola no Uruguai obteve ajuda de Cuba: treinamento de guerrilha e auxílio financeiro de mais de 1 milhão de dólares; o primeiro “pombo-correio” enviado a Cuba foi Herbert José de Souza, o “Betinho”, seguido de Neiva Moreira e do ex-coronel do Exército, Dagoberto Rodrigues (na Tricontinental, Brizola enviou Aloísio Palhano, ex-membro do CGT). Pressionado por Cuba, para justificar os recursos financeiros, Brizola criou em 1966 o Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), para implantar a guerrilha no campo. O MNR articulou a “Guerrilha do Caparaó”, na região do Pico da Bandeira, em Minas Gerais, onde todos os integrantes foram presos em 1967 (depois de serem denunciados às autoridades, por abaterem reses), antes mesmo de desencadear qualquer tipo de ação terrorista. Brizola não contratou advogados para os presos e não prestou conta dos dólares cubanos, sendo chamado por Fidel Castro de “El Ratón”. Os remanescentes desse grupo uniram-se à esquerda da POLOP para criar a VPR. Veja Brizoleone, Foquismo, OLAS e “El Ratón”. 2. Movimiento Nacional(ista) Revolucionario (El Salvador). 3. Milicias Nacionales Revolucionarias (Cuba). 4. Movimiento Nacionalista Revolucionário (Espanha). 5. Mozambique National Resistance Movement.



MNT - Movimento Nacionalista Tacuara.



MOAB - Movimento de Oposição Aberta + Bancária (LO).



MOAC - Movimento Operário de Ação Católica. Veja AP (Ação Popular).



MOAP - Movimento de Oposição Aberta dos Professores (LO).



MOC - Movimento de Organização Comunista.



MOCASE - Movimiento Campesino de Santiago del Estero (Argentina).



MODOLE - Movimento Dominicano do Leme: Veja Clero progressista e Frades dominicanos.



MOEC - Movimiento de Obreros, Estudiantes y Campesinos. Veja Organizações de “Frente”.



MOIR - Movimiento Obrero Independente Revolucionario: de linha comunista (Colômbia).



Mojahedin do Povo - Organização clandestina fundada em 1965 para lutar pela democracia contra a ditadura corrupta do Xá . No início de junho de 1981, milhares de rpisioneiros políticos foram torturados e perto de 100 simpatizantes do Mojahedin do Povo foram mortos pelo regime do Ayatollah Khomeini. No mesmo mês, o Pasdaran (Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica) abriu fogo contra manifestação pacífica de meio milhão de pessoas, em Teerã, que protestavam contra o retorno do despotismo. As execuções em massa, incluindo mulheres grávidas, eram sancionadas através de decreto religioso (fatwa), baixado por Khomeini e pelos juízes religiosos, o que levou o Mojahedin do Povo a pegar em armas contra o novo regime teocrático. Veja Fundamentalismo, Fatwa e Revolução Iraniana,, e leia o livro “Fundamentalismo Islâmico – a nova ameaça mundial”, de Mohammad Mohaddessin.



Moledet - Partido político de Israel, de ultradireita; defende a transferência de todos os palestinos de Israel para a Jordânia. Veja Intifada e Sionismo.



MOLINA - Movimento Revolucionário de Libertação Nacional.



MOLIPO - Movimento de Libertação Popular: grupo terrorista de linha castrista, surgiu de uma dissidência dentro da Ação Libertadora Nacional (ALN), em 1971, e foi fundado pelo Serviço Secreto de Cuba. José Dirceu, Presidente do Partido dos Trabalhadores, foi um de seus integrantes. O MOLIPO era formado em sua maioria por integrantes do chamado “III Exército da ALN”, ou seja, de militantes com curso de guerrilha em Cuba. No dia 5 Jan 1972, ao ser montado pelos Órgãos de Segurança uma “campana” junto a um carro roubado num estacionamento de Santa Cecília, centro de São Paulo, um homem de origem japonesa, ao receber ordem de prisão, reagiu e foi morto. Sua identidade era falsa, com o nome de Massahiro Hakamura; após buscas nos arquivos datiloscópicos, a polícia descobriu que era Hiroaki Torigoe, um dos membros do Comando Nacional do MOLIPO. Em janeiro foram neutralizados dois pontos de apoio do MOLIPO: em Vanderlândia, GO, e em Santa Maria da Vitória, que estava sendo “trabalhado”. No dia 18 de janeiro, 3 militantes do MOLIPO, fugindo de uma caçada policial, roubaram um outro carro para prosseguir na fuga, matando seu ocupante, o 1º sargento da PM/SP, Thomas Paulino de Almeida. Na cidade de Paraíso do Norte, GO, no dia 15 Fev 1972, foi morto outro militante do MOLIPO, Arno Preis, que portava documentos falsos, com o nome de Patrick McBundy Comick, o qual matou, quando convidado a comparecer na Delegacia Policial, o soldado PM/GO, Luzimar Machado de Oliveira, ferindo gravemente outro militar, Gentil Ferreira Mano. No dia 27 de fevereiro, Lauriberto José R. e Alexandre José I. V. travaram tiroteio com a polícia em Tatuapé, São Paulo, matando o funcionário aposentado Napoleão Felipe Biscalde, e sendo mortos pela Polícia. Veja ALN, Clero progressista, Frades dominicanos, OLAS, OSPAAAL e Pinar del Río.



Molotov cocktail - Coquetel molotov: granada de mão improvisada com uma garrafa de líquido inflamável. Molotov foi Ministro do Exterior soviético, sob Stalin.



MOMEP - Missão de Observadores Militares Equador-Peru (em inglês: Military Observer Mission Ecuador/Peru): efetuada pelos países-garantes do Protocolo do Rio de Janeiro, de 1942 (Argentina, Brasil, Chile e EUA), criada depois dos incidentes fronteiriços entre aqueles dois países em 26 Jan 1995, quando o Equador contestou os limites na área da Cordilheira do Condor. A MOMEP teve início em 11 Mar 1995 e foi desativada em 1999. O Brasil desempenhou papel fundamental na pacificação dos dois países sul-americanos.



MONALIGUE - Movimiento Nacional de Liberación de la Guinea Ecuatorial.



MONIMA - Movimento Nacional pela Independência de Madagascar.



Montoneros - Ala armada do Movimento Peronista (“Soldados de Perón”): surgida em 1966, seqüestraram, em 19 Set 1974, em Buenos Aires, os irmãos Jorge e Juan Born, herdeiros do conglomerado Bunge y Born. Pela libertação dos mesmos, os Montoneros receberam US$ 64 milhões, incluindo ações, bônus e outros documentos negociáveis. O dinheiro desse seqüestro e outros assaltos renderam US$ 70 milhões e era controlado por Mario Firmenich, “El Pepe”, e Roberto “El Negro” Quieto. Um banqueiro judeu-argentino, David Graiver, foi escolhido para depositar US$ 40 milhões nos EUA, porém o avião desapareceu sobre o México com todo o dinheiro. O restante do dinheiro, após a morte de “El Negro”, passou para a supervisão dos cubanos, em 1977, que ajudaram os sandinistas com US$ 1 milhão, a FMLN (El Salvador) com 200 mil, outro tanto para a URNG (Guatemala). O MIR (Chile) teria recebido a maior soma. Guerrilheiros de outros países centro-americanos também receberam dinheiro. Em 1988, Firmenich foi preso no Brasil e em 1990 anistiado pelo Presidente Menem. Leia “Utopia Desarmada”, do mexicano Jorge Castañeda, e veja FMLN, Foquismo, MIR, OCLAE, OLAS, OSPAAAL e URNG.



MONTRAL - Movimiento Nacional de Trabajadores para la Liberación (Venezuela).



MONUA - Missão de Observação das Nações Unidas em Angola; o mesmo que UNOMA (1997-99).



MONUC - Missão da ONU na República Democrática do Congo (United Nations Organization Mission in the Democratic Republic of the Congo): iniciada no ex-Zaire, em Out 1999. Em 27 Fev 2000, a ONU enviou 3.400 soldados (batalhões de infantaria) e 500 observadores militares, para ajudar na aplicação do cessar-fogo assinado em 07 Jul 1999, em Lusaka, capital da Zâmbia. Veja ONU.



MONUIK - Missão de Observadores das Nações Unidas no Iraque e Kuwait; início em abril de 1991, após a Guerra do Golfo, para observar a aplicação do cessar-fogo entre os dois países. O mesmo que UNIKOM. Veja ONU.



MOOTW - Military Operations Other Than War (Operações Militares Abaixo do Nível de Guerra, ou de Não-Guerra): como exemplo, podem ser citadas as operações americanas em Granada, no Panamá, na Somália e no Haiti. Veja Diplomacia de cruzeiro, Governança global e Guerras americanas.



MOPALI - Movimento Paraguaio de Libertação.



MORELN - Movimento Revolucionário de Libertação Nacional: dissidência do PCB (1966) ou Dissidência Fluminense. Com a morte de Che Guevara, em 8 Out 1967, mudou seu nome para Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Veja MR-8.



MORENA - Movimento Revolucionário Nacional.



Morenismo - Filosofia revolucionária baseada nas obras de Hugo Miguel Bressano (“Moreno”), um dos ideólogos da IV Internacional. Caracteriza uma cisão no trotskysmo. Veja IV Internacional.



Morfina - Droga toxicomanógena produzida em laboratório (1803), obtida da papoula, ainda utilizada na medicina. Da papoula obtém-se, ainda, o ópio e a codeína. Injetada, provoca torpor e uma sensação de euforia. Conduz rapidamente à dependência e seu uso excessivo (overdose) leva à morte por parada respiratória. Veja Drogas.



MOS - Forças de Defesa Muçulmanas (Bósnia). Veja Limpeza étnica.



MOSSAD - “Instituto”, em hebraico, ou Ha’Mossad le Modein Ve’le Tafkidim Meyoushadim: agência de inteligência externa israelense, criada por David Ben Gurion em 1951. Veja Sionismo.



Mostarda - Gás venenoso (Guerra Química).



MOSTRUTERRA - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, com sede em Rondonópolis, MT. Veja MST.



Movimento Aceh Livre - Formado por muçulmanos que lutam pelo separatismo da Província de Aceh, na Indonésia.



Movimento de Massa - “Os movimentos totalitários são possíveis onde existem massas que, necessariamente, não são organizados, muitas vezes indivíduos neutros e politicamente indiferentes, que não podem organizar-se dentro de partidos políticos, governos municipais, organizações profissionais ou sindicatos” (Hannah Arendt, in “The Origins of Totalitarianism”). Em 1928, os nazistas obtiveram em torno de 800.000 votos, em 1930 6.500.000 e nas eleições de 1932 aproximadamente 14.000.000. “No aspecto psicológico, a classe média alemã estava ofuscada pelos operários e pela alta burguesia, cujos sindicatos, cartéis e partidos passaram a ser o alvo das atenções. O empobrecimento psicológico da classe média inferior precipitou o sentimento de insegurança – solo fértil para o protesto do movimento de massas, a desforra nazista” (Lasswell, in “Psychology of Hitlerism”). Atualmente, o MST é o mais importante movimento de massa do Brasil, consegue mobilizar, num mesmo dia, milhares de pessoas em todas as capitais do país, muitas vezes o efetivo igual ou superior ao das Forças Armadas brasileiras. Veja Adestramento, Autoritarismo falangista, Balilas, MST e NAZI.



Movimento estudantil - Veja Revolução de 1968.



Movimento Eugênico - “Melhoria racial”: tese vigente entre os anos 20 e 40, que se desmoralizou frente às atrocidades nazistas durante a II Guerra Mundial. Veja NAZI e Racismo.



Movimento Frepaso - Ligado ao candidato às eleições argentinas de 1995, José Octavio Bordón, membro do Diálogo Interamericano (DI) e ligado ao Foro de São Paulo (FSP). Veja DI e FSP.



Movimento Huk - Exército de Libertação Popular (comunista), das Filipinas.



Movimento Mães da Sé - Crianças desaparecidas (http://multconnect.com.br/desaparecidas/asp/-default.asp).



Movimento Reparações Já - Idealizada pelo Núcleo de Consciência Negra (NCN). Surgiu em 1993, na Bahia, e pleiteia que o Estado brasileiro indenize a cada descendente de escravo africano pelo trabalho gratuito de seus ancestrais, ou seja, “todos os negros e mestiços do país” (45% da população). A indenização pleiteada é de US$ 102 mil para cada descendente de escravo. Veja Pigmentômetro, Politicamente correto e Racismo.



Movimento Viva Rio - ONG que prega o desarmamento da população, é o braço do IANSA no Brasil. Um dos financiadores do Movimento é George Soros, que é também a favor da descriminalização das drogas. O “Viva Rio” foi um dos principais opositores à “Operação Rio”, das Forças Armadas, que tinha como objetivo básico combater o narcotráfico nos morros cariocas. O motivo alegado foi “direitos humanos” – dos bandidos, obviamente (“Viva rindo”- como diria Olavo de Carvalho; o Comando Vermelho agradece). Veja Governança global, IANSA, Operação Rio e Politicamente correto.



Movimento Volk - Volk (Povo) foi um movimento romântico alemão, especialmente de jovens, desde os idos napoleônicos, baseado na mitologia e no cenário cultural da paisagem alemã. Eles queimavam livros “estranhos” e estrangeiros que “corrompiam” a “cultura Volk” desde os idos de 1817. Para o romancista histórico Otto Gemlin, em artigo publicado no “Die Tat”, órgão do movimento “Volk”, “para cada povo e raça, o campo se torna a sua paisagem peculiar”. Para eles, os judeus não eram “Volk”, porque tinham perdido suas almas: faltava-lhes enraizamento. O romance “Der Wehrwolf”, de Herman Löns (1910), passado na Guerra dos Trinta Anos, relata a revolta de camponeses sendo aprisionados por senhores das cidades, a quem chamavam de lobos (Wolf): “As cidades são o túmulo do germanismo”; “Berlim é o reino dos judeus”; A função dos judeus junto aos camponeses era a agiotagem, a venda de gado e a intermediação. “O primeiro anti-semitismo político organizado surgiu nos partidos camponeses ou no ‘Bund der Landwirte’, i. é, sindicatos dos fazendeiros. Hitler era leitor ávido de ‘romances campesinos’, especialmente os trabalhos de Dieter Eckhart, que adaptara ‘Peer Gynt” para o alemão, e os de Wilhelm von Polenz, que também associava os judeus com a crueldade e a alienação da moderna sociedade industrial. (...) Foi do movimento “Volk” que Marx extraiu o seu conceito de ‘alienação’ do capitalismo industrial” (Paul Johnson, op. cit., pg. 96-7). Eugen Diederichs, editor de “Die Tat” desde 1921 (cercado de intelectuais do Movimento Jovem, usando calças com listras de zebra e turbante na cabeça), conseguiu a façanha de transformar Nietzsche em herói anti-semita. “Outros roubos literários audaciosos foram perpetrados. A ‘Germania’ de Tácito foi transformada num texto embrionário ‘Volkisch’; os trabalhos de Darwin foram desvirtuados numa justificação ‘científica’ das ‘leis’ raciais, assim como Marx os roubou para tranformá-los em ‘leis’ de classe”. (...) Paul de Lagarde pregava uma religião germanista despida de cristandade, pelo fato de ter sido judaizada por São Paulo, ‘o Rabino’. Julius Langbehn ensinava que os judeus assimilados eram ‘uma peste e uma cólera’, que envenenavam a criatividade artística do ‘Volk’: eles deveriam ser exterminados ou reduzidos à condição de escravos junto com outras classes também ‘inferiores’. Tanto Houston Stewart Chamberlain como Eugen Dühring ressaltaram o ‘barbarismo’ necessário ou o elemento gótico na autodefesa alemã contra a decadência judaica e a importância da ‘pureza’ e idealismo do panteão nórdico. Chamberlain, a quem Hitler visitaria no seu leito de morte para lhe beijar as mãos, em 1927, alegava que Deus florescera na raça germânica e que o Diabo havia florescido na judaica, as polaridades do Bem e do Mal” (Paul Johnson, op. cit., pg. 98). Veja Hochschulring, Jungdeutscher, NAZI e Wandervogel.



Movimiento Democracia - Movimento anti-castrista de trabalhadores cubanos, fundado por Ramón Saúl Sánchez. Veja Cambio Cubano, CDR e UMAP, e acesse www.cubanet.org/ e www.cubdest.org/.



Movimento Quarto Mundo - Defende que os grupos indígenas são os donos originais das reservas naturais por eles habitadas. Veja Bantustões e Politicamente correto.



Movimiento 14 de Mayo - Nasceu em 1958, no Paraguai, formado por descontentes do Partido Liberal e do Partido Revolucionário Febrerista, para combater o Governo Stroesner. Foi derrotado pelas Forças de Segurança em 1960.



Movimiento “Zarate Willca” - Movimento indigenista, vinculado ao narcotráfico (Bolívia).



MP - Movimento Pacifista: apoiado por Moscou durante a Guerra Fria (contra a Guerra do Vietnã). Veja Escolas de subversão e espionagem, e Organizações de “Frente”.



MPA - Movimento Pela Anistia. Veja Anistia.



MPC - Movimento Popular de Cultura (AP/UNE). Veja AP (Ação Popular) e UNE.



MPL - 1. Movimento Popular de Libertação: no início de 1966, na Argélia, Miguel Arraes e vários correligionários (os irmãos Sílvio e Marcos Correira Lins, o advogado Djaci Florêncio Magalhães, o ex-Ministro Almino Afonso, Roberto las Casas, o ex-padre Rui Rodrigues da Silva e Piragibe Castro Alves) se reuniram para criar uma frente “antiimperialista” no Brasil. Em abril de 1966, por ordem de Arraes, retornaram ao Brasil Marcos Correia Lins e Piragibe Castro Alves, levando cartas para políticos de oposição, como o ex-Governador Mauro Borges e o Deputado Federal Márcio Moreira Alves; o motivo era arregimentar os descontentes com a Contra-revolução de 1964. Em 12 Mai 1968, em São Paulo, foi realizada a reunião de fundação do MPL, com a participação de Márcio Moreira Alves, Frei Chico, Marcos Correia Lins, Miguel Newton (primo de Arraes), Djaci F. Magalhães, Piragibe C. Alves, Raimundo Monteiro Alves Afonso (irmão de Almino Afonso) e os metalúrgicos Vitalbino Ferreira de Souza e Joaquim Arnaldo de Albuquerque. Segundo Luís Mir (op. cit.), o MPL foi fundado no dia 13 Mai 1967, na fazenda do ex-Deputado Márcio Moreira Alves, em Santa Luzia, MG. A 1ª fase do MPL seria a unificação das oposições ao Governo Federal e a 2ª fase seria o desencadeamento da luta armada. O MPL estabeleceu contatos com o PCB (Luís Ignácio Maranhão Filho e Ercildo Pessoa), com a AP (Marcos Arruda) e com os frades dominicanos ligados a Marighela. Um outro alvo do MPL era estabelecer contato com José Porfírio, da “Guerrilha” de Trombas e Formoso, GO, que o MPL julgava capaz de desencadear uma guerrilha rural em extensa área a leste do rio Tocantins, nos Estados de Goiás e Maranhão. Devido à dificuldade de arregimentar quadros, Arraes funda com Bayard Boiteaux e Márcio Moreira Alves a Frente Brasileira de Informações (FBI), em Paris. O MPL não prosperou, mas a FBI alcançou seus objetivos de difamar os Governos militares do Brasil. Veja Clero progressista, Frades Franciscanos e Frente Brasileira de Informações (FBI). 2. Movimento de Pressão Libertadora. 3. Montonero Patria Libre: surgida em 1986 pela união da Unión Revolucionaria de la Juventud Ecuatoriana (URJE), ex-militantes dos Comandos Revolucionarios de Liberación (CRL) e ex-militantes de AVC (Equador).



MPLA - Movimento Popular para a Libertação de Angola: fundado em 10 Dez 1956, foi um movimento multirracial, de orientação marxista pró-soviética, com predomínio da etnia kimbundo. A retirada da África do Sul de Angola, em março de 1976, permitiu ao MPLA, assistido pelos cubanos, estender seu controle para a maior parte do interior do país. Em 1991, após conversações de paz (Acordo de Bicesse), completou-se a retirada dos cubanos, e os EUA e a África do Sul suspenderam seu apoio ostensivo à UNITA. O MPLA passou a governar Angola com o Presidente José Eduardo dos Santos, em 1992. Veja UNITA.



MPLA/PT - Movimento Popular para a Libertação de Angola/Partido do Trabalho (Partido Político). Veja MPLA e UNITA.



MPM - 1. Movimento Peronista Montonero: organização terrorista da Argentina. 2. Movimiento Pacifista Mundial. Veja Organizações de “Frente”.



MPNA - Movimento dos Países Não-Alinhados: fruto da Guerra Fria, propunha-se ser um bloco eqüidistante entre os EUA e a URSS. Veja Guerra Fria.



MPP - Movimiento de Participación Popular (Uruguai): tendência marxista-leninista, com aporte trotskista.



MPR - 1. Movimento Peronista Revolucionário. 2. Movimento Popular Revolucionário. 3. Mouvement Populaire de la Révolution.



MPS - Movimento Pátria Socialista (Argentina).



MR-4 - Movimento Revolucionário 4 de Novembro: criado em memória de Carlos Marighela, morto em 4 Nov 1969. Veja ALN.



MR-8 - Movimento Revolucionário 8 de Outubro: o 1º MR-8 (ex-DI/Niterói e ex-Movimento Revolucionário de Libertação Nacional – MORELN), de aproximadamente 40 pessoas, desde os fins de 1967, havia selecionado o Sudeste do Paraná como área de um foco guerrilheiro. No início de 1968, inseriu um grupo de militantes nas matas do Parque Nacional do Iguaçu. Em agosto de 1968, um dos integrantes deu um desfalque no Banco Mercantil de Niterói, onde trabalhava; com os recursos, o MR-8 montou um “aparelho” em Curitiba e adquiriu 2 sítios, um próximo a Cascavel, PR, outro em Banhadão, próximo de Matelândia, PR. Com a prisão de um dos militantes, após acidente de trânsito, foram capturados outros subversivos em Laranjeiras do Sul, PR, e em aparelhos do Rio, Niterói e Curitiba. O 2º MR-8 celebrizou-se pelo seqüestro do Embaixador Americano Charles Burke Elbrick, em 1969, fato que deu origem ao livro “O que é isso, companheiro?”, de Fernando Gabeira (um dos seqüestradores), e filme de mesmo nome que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1998. O nome “MR-8” é uma homenagem à data de 8 Out 1967, data da morte de Ernesto “Che” Guevara na Bolívia. No início, o MR-8 era conhecido como “DI da Guanabara”, ou seja, Dissidência da Guanabara do PCB. Gabeira foi um dos terroristas soltos em troca da libertação do Embaixador alemão Von Hollenben, seqüestrado pela VPR, em 1970; posteriormente, Gabeira fez curso em Cuba. No dia 2 Abr 1971, em um “aparelho” de Campo Grande, Rio de Janeiro, foram mortos 2 terroristas do MR-8, Mário de Souza Prata e sua amante, Marilena Villas-Boas Pinto, depois desta ter matado o major do Exército José Júlio Toja Martinez Filho. Hoje, os nomes dos dois facínoras – Marilena e Mário Prata, respectivamente – foram emprestados aos DCEs da Universidade Santa Úrsula e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Veja Foquismo, MORELN, OLAS e VPR.



MR-17 - Movimento Revolucionário 17 de Outubro (Argentina).



MR-21 - Movimento Revolucionário 21 de Abril: grupo de Uberlândia, sob orientação do jornalista Flávio Tavares, da “Última Hora”, pretendia promover ataques terroristas no Triângulo Mineiro, mas foi desbaratado em 1967. Veja MAR.



MR-24 - Movimento Revolucionário 24 de Agosto.



MR-26 - 1. Movimento Revolucionário 26 de Março: liderado pelo coronel Jefferson Cardim Osório, promoveu ações terroristas em Porto Alegre. Foi extinta em 1969, depois de algumas prisões. 2. Movimiento Revolucionario 26 de Julio (Cuba): grupo rebelde, sob liderança de Fidel Castro, fracassou, em 26 Jul 1953, na tomada de uma unidade do Exército de Moncada, em Santiago de Cuba. Fidel Castro foi preso e depois anistiado, exilando-se no México. Em 1959, o MR-26 marchou sobre Havana, enquanto Fulgêncio Batista havia renunciado e se refugiado na República Dominicana. Veja Revolução Cubana.



MRA - 1. Movimento Revolucionário Autêntico. 2. Moral Re-Armament (Rearmamento Moral): movimento ideológico mundial anticomunista.



MRBE - Mouvement Revolucionaria Brésilien a l’Etranger. Veja Frente Brasileira de Informações (FBI).



MRBM - Medium/Middle-Range Ballistic Missile. Veja SALT e START.



MRC - Movimento Revolucionário Comunista.



MRCGF - Movimento Revolucionário Contra o Governo Federal.



MRCP - Movimento Revolucionário Comunista Popular.



MRI - Movimento Revolucionário Internacionalista: com sede na Grã-Bretanha, apóia movimentos maoistas no mundo todo, como o Sendero Luminoso, no Peru, e o PKK, na Turquia. Veja PKK e Sendero Luminoso (SL).



MRIA - Movimento pela Reforma Islâmica na Arábia: grupo de oposição saudita, acusado de ter promovido o atentado a carro-bomba contra base americana na Arábia Saudita, em 25 Jun 96, matando 19 militares norte-americanos. Veja Al-Qaeda e Fundamentalismo.



MRM - 1. Movimento Revolucionário Mundial. 2. Movimento Revolucionário Marxista: grupo terrorista que surgiu de Dissidência da Ala Vermelha, depois mudou seu nome para Organização Partidária-Classe Operária Revolucionária (OP-COR).



MRMN - Movimento Revolucionário Militar Nacionalista: criado em Montevidéu no dia 20 Maio 1966; chefiado pelo ex-almirante Cândido Aragão, em Montevidéu (depois entregue a Alfredo Daudt e Emanoel Nicoll), o MRMN tinha como objetivo desencadear atos terroristas contra alvos ligados aos interesses dos EUA, além de cidadãos norte-americanos, tachados de “agentes da CIA e do imperialismo”; a única ação conhecida do MRMN foi um atentado a bomba contra o monumento do Barão do Rio Branco em Montevidéu, realizado por Gualter de Castro Mello, Tito Guimarães Filho e Arnaldo Magno de Araújo. Em dezembro de 1966, o MRMN mudou seu nome para Resistência Armada Nacional (RAN). Veja Brizoleone, El Ratón, G-11 e RAN.



MRNB - Movimento Revolucionário Nacionalista do Brasil.



MRO - Movimento Revolucionário Oriental.



MRP - 1. Movimento pela Revolução Popular (ou do Povo). 2. Movimento pela Revolução Proletária (ou do Proletariado). 3. Movimento Revolucionário Peronista: junto com a Juventude Revolucionária Peronista, deu origem às Forças Armadas Peronistas (FAP), em 1968 (Argentina). Veja FAP. 4. Movimento Revolucionário Paraguaio: exilados paraguaios no Brasil preparavam um movimento para depor o Presidente Stroessner, quando foram presos em 1965, em Mato Grosso.



MRQ - Movimento Revolucionário Quilombo.



MRRA - Movimento para a Reconciliação e a Reforma de Angola: moveu processo na França contra Pierre Falcone, pela venda de armas para Angola; entre os cúmplices da venda estaria Isabel dos Santos, filha do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, no caso conhecido como “Angolagate”. Veja MPLA.



MRS - Movimento de renovação sandinista: grupo moderado, que rompeu com a FSLN. Veja FSLN e La Piñata.



MRT - 1. Movimento Revolucionário Tiradentes: grupo terrorista, surgiu de Dissidência da Ala Vermelha. 2. Movimiento Revolucionario de los Trabajadores (Venezuela).



MRTA - Movimento Revolucionário Tupac Amaru: a organização terrorista tem origem na APRA-Rebelde, facção dissidente do Partido Aprista Peruano. Em 1780, José Gabriel Condorcanqui - Túpac Amaru II - levantou-se contra a Coroa espanhola; o movimento tem como heróis, ainda, Don José de San Martin e Simón Bolívar. Movimento revolucionário tradicional marxista-leninista, com influência castrista-guevarista, nacionalista e antiimperialista, foi fundado em 1983 e tem como objetivo livrar o Peru do “imperialismo” e estabelecer um regime marxista. Promove ajuda ao ELN da Bolívia. O MRTA deu início à sua guerra revolucionária com o ataque ao posto policial de Villa el Salvador, Lima, em 22 Jan 1984. O grupo terrorista visava alvos estatais, como membros das Forças de Segurança, altas autoridades e patrimônio público; líder principal: Victor Polay Campos, “Rolando”, que foi capturado em 03 Fev 1989 e fugiu da prisão Castro Castro, em Lima, através de túnel, com mais 46 detentos, em Jul 1990. Em 17 Dez 96, o MRTA invade a casa do Embaixador japonês em Lima, Peru, Morihisa Aoki, durante uma recepção, e faz cerca de 600 reféns (o imperador japonês Akihito aniversaria no dia 18 Dez). Vestidos com roupa negra tipo militar, botas e com os rostos cobertos por panos nas cores vermelha e branca com as siglas do MRTA, os terroristas (12 homens e 2 mulheres) estavam armados com pistolas, fuzis automáticos, granadas e até armamento antitanque. Os rebeldes exigem a libertação de 400 presos políticos. Todas as mulheres em poder dos guerrilheiros, incluindo a irmã e a mãe do Presidente peruano Alberto Fujimori, são soltas. Em 20 Dez 1996, é solto o Embaixador brasileiro no Peru, Carlos Coutinho Peres. Em 22 Abr 1997, forças militares e policiais peruanas invadem a Embaixada e libertam todos os 72 reféns que permaneciam em poder dos terroristas (1 refém morre posteriormente) e matam todos os 14 guerrilheiros, incluindo o líder do grupo, Nestor Cerpa Cartolini; 02 militares peruanos perdem a vida na operação. O Governo Fujimori é acusado de execuções extrajudiciais dos 14 terroristas que tomaram a Embaixada. Veja COLINA (Peru), Sendero Luminoso (SL) e SIN.



MR Ved - Míssil com ogivas nucleares múltiplas baseado em terra. Veja SALT e START.



MSB - Movimento Separatista Brasileiro: do tipo “República do Pampa”, proposto por Irton Marx no Rio Grande do Sul. Veja MSRPG e Separatismo.



MSG - Military Support Group: na Operação “Just Cause”, em que os EUA invadiram o Panamá, em 1989, incluía: Civil Affairs, Public Force Liaison, PsyOp Element, Special Forces, Military Police e Engineers (USA). Veja Big Brother, Diplomacia de cruzeiro e Governança global.



MSI - Movimento Sociale Italiano: movimento político neofascista. Veja Balilas, Fascismo e Neofascismo.



MSIA - Movimento de Solidariedade Ibero-Americana. Órgão da imprensa pertencente ao EIR, combate o terrorismo, denuncia a ingerência do Primeiro Mundo sobre os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento e se opõe às ONGs que pregam a liberalização das drogas. Veja Centro Lindesmith, Diálogo Interamericano (DI), Drogas e NORML.



MSM - Movimento Salafista Mundial: movimento radical pan-islâmico. A Al-Qaeda, de Osama bin Laden, é uma espécie de QG do MSM. Veja Al-Qaeda, Fundamentalismo, Salafismo e Síndrome de Nova York.



MSPO - Movimento para a Sobrevivência do Povo Ogani (Nigéria).



MSRPG - Movimento Separatista República do Pampa Gaúcho: pregado por Írton Marx, líder do PSC (Partido Social Cristão), de inspiração nazista. Veja MSB e Separatismo.



MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra: foi fundado em 1984 em Cascavel, PR, com a realização do I Encontro Nacional dos Sem-Terra, depois das ocupações de terras no RS, SC, PR, SP e MS (durante os anos de 1979 a 1983). O trabalho pastoral da CPT foi decisivo para o seu nascimento (apoio principalmente da “Igreja progressista” - católicos e luteranos). O movimento, em sua origem, tinha inegável apelo social, por querer terra para quem quer produzir. O antigo lema “ocupar, resistir, produzir” foi substituído posteriormente por um contínuo enfrentamento da ordem pública, pois seus líderes desejam assumir o poder para lançar uma revolução socialista no país (Che Guevara, Mao Tsé-Tung, Marighela, Marx têm seus nomes ou retratos em todos os acampamentos, incluindo escolas – aliás, Che Guevara é o patrono do MST, há até uma canção famosa, Companheiros de Guevara, de Ademar Bogo). O MST é um Estado à parte, dentro do Estado brasileiro, promovendo atos de vandalismo (como o ocorrido na Fazenda Rio Verde, em Itararé, SP, em 1998) e de banditismo, com saques de caminhões com alimentos nas estradas, especialmente no Nordeste, ocupação de prédios públicos e bancos, onde tomam pessoas como reféns. O Governo Federal mostra-se alheio a esse solapamento da ordem econômica e social, e as Polícias Militares têm medo de executar mandados judiciais de reintegração de posse, para evitar a ocorrência de novos “Eldorados do Carajás”, já que o MST se utiliza de táticas de guerrilha para defesa das terras ocupadas, colocando crianças e mulheres (às vezes grávidas) na “frente de batalha”. Com essa tática de “guerrilha desarmada” - às vezes nem tanto -, promovendo a “pedagogia do gueto”, com cartilhas que pregam a desobediência às leis e incitam à revolução, o MST forma os “balilas” da atualidade (Leia “A pedagogia do gueto”, jornal O Estado de S. Paulo, 11 Jun 1998). “De acordo com os ideais socialistas e coletivos, calcados no princípio da solidariedade, o projeto educacional do MST tem como base teórica Paulo Freire, Florestan Fernandes, Che Guevara, o cubano José Martí, o russo A. Makarenko e clássicos como Marx, Engels, Mao Tsé-Tung e Gramsci” (revista “Sem Terra”, Out-Nov-Dez 1997, pg. 27). A mesma revista do MST afirma, na pg. 28, que existem 50.000 crianças distribuídas em 1.000 escolas primárias e 1.800 professores em acampamentos e assentamentos. O MST está na contramão da produção agrícola: nos EUA, um dos maiores produtores de gêneros alimentícios do mundo, devido à sua alta tecnologia, têm menos de 2% de sua força de trabalho ocupada na agricultura. O MST está para o Partido dos Trabalhadores (PT) assim como o ETA está para o Partido Nacionalista Basco (PNB), da Espanha - a exemplo do ocorrido com o Coordenador do MST no Centro-Oeste, Gilberto Portes, que depois de atropelar e matar a Sra. Marieta Gontijo Barcelos, em Brasília, em cima de uma faixa para pedestre, no ano 2000, fugiu do local e escondeu o carro na vaga de garagem de um prédio ocupada pelo Deputado do PT/RS, Adão Preto. O MST recebeu o prêmio Rei Balduíno, em Bruxelas, no dia 19 Mar 1997 (aniversário do “massacre” de Eldorado do Carajás). Frei Beto, antigo integrante da ALN terrorista de Marighela, é hoje consultor do MST. Um dos ideólogos do MST, Dom Pedro Casaldáliga, foi um dos singnatários de um documento do megaespeculador, George Soros, que pediu à Assembléia-Geral das Nações Unidas, através do seu Centro Lindesmith (ONG pró-legalização das drogas) o fim da guerra às drogas (Cfr. MSIA, 2ª quinzena de 1998, Vol VI, nº 1) O MST recebe recursos do Governo Federal, através do INCRA (nos 8 anos do governo FHC, o programa de assentamento rural consumiu em torno de R$ 20 bilhões), das Cooperativas de Produção Agrícola (CPA), dos assentamentos (famílias assentadas contribuem, compulsoriamente, em dinheiro e em produtos – cerca de 3%), ONGs (Brot für die Welt, Misereor - Alemanha; Vaslenktie-Cebeno - Holanda). Publicações do MST: Revista Sem Terra e Jornal dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. No dia 23 Mar 2002, integrantes do MST invadiram a fazenda dos filhos do Presidente Fernando Henrique Cardoso, localizada em Buritis, MG. Veja Adestramento, Autoritarismo falangista, Balilas, Filhos da Loba, Governo paralelo, Guerra de Movimento, Guerra de Posição, INTEMO, Movimento de massa, Novilíngua, Revolução e Terrorismo. Leia “Revolução na Escola” (revista “Istoé” nº 1498, de 17/6/1998, pg. 63 a 67) e acesse www.mst.org.br e www.sanet.com.br/~semterra.



MSTI - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra Independente. Veja MST.



MSTU - Movimento dos Sem-Terra Urbanos. Veja MST.



MT - 1. Movimento da Terra. 2. Movimento dos Trabalhadores: grupo radical e dissidente do MST; anteriormente, era denominado Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra do PCBR. Veja MST e PCBR.



MTCR - Missile Technology Control Regime (Regime de Controle de Tecnologia de Míssil): o Brasil ingressou no Regime, em 27 Out 1995, com o qual se compromete a controlar a exportação de materiais e tecnologias sensíveis e de não-proliferação de armas de destruição em massa. Pelo Tratado, os países só podem utilizar tecnologia espacial de ponta para fins pacíficos. Veja TNP, SALT e START.



MTM - Movimento por uma Tendência Marxista.



MTNM - 1. Movimento Terrorismo Nunca Mais (Ternuma). ONG formada por militares e civis, que pregam a democracia e combatem o terrorismo. É o contraponto do Movimento Tortura Nunca Mais, que enaltece os terroristas brasileiros das décadas de 1960 e 70. Veja a história recente do terrorismo no Brasil acessando o site do Ternuma (www.ternuma.com.br). 2. Movimento Tortura Nunca Mais: fundado em 1985 por Cecília M. B. Coimbra, psicóloga, professora-adjunta da Universidade Fluminense e doutora pela Universidade de São Paulo. Em 1970, Cecília Coimbra ficou presa durante 4 meses, devido a seu envolvimento no seqüestro do Embaixador Americano no Brasil, Charles Burke Elbrick. O Tortura Nunca Mais, à revelia da Lei da Anistia, faz patrulhamento ideológico contra militares que combateram o terrorismo de esquerda nas décadas de 1960 e 70, interferindo nas promoções ao generalato, acusando muitos oficiais de “torturadores”, sem apresentar provas. Apesar desses atos revanchistas, o Tortura foi considerado de “utilidade pública” pelo Governo Federal (FHC), do qual recebe vultosas somas em dinheiro (acompanhe o Diário Oficial da União). Veja Ação entre amigos, ALN, Desaparecidos políticos, Guerrilha do Araguaia, Medalha Chico Mendes, Politicamente correto e Tortura, e acesse www.torturanuncamais.org.br.



MT-ONUSAL - Missão de transição da ONUSAL. Veja ONUSAL.



MTP - Movimiento Todo por la Patria (Argentina): movimento de direitos humanos, atua através da Comissão de Mães e Familiares de Mortos e Desaparecidos e Detidos Políticos da Tablada.



MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.



MTT - 1. Mao Tsé-Tung. Veja PCCh (Partido Comunista Chinês) e Revolução Cultural. 2. Milicia de Tropas Territoriales (Cuba): o Governo comunista de Fidel Castro possui 1.500.000 milicianos, com 300.000 na reserva; encarregada de ações de armas leves, é considerada a reserva das FAR (Fuerzas Armadas Revolucionarias). Veja CDR. 3. Mozamique Training Team: desde 1986, sua missão é ensinar oficiais moçambicanos. Veja UNOMOZ.



MU - Movimento Universitário. Veja AP (Ação Popular), JUC, UNE e USP.



MUAC - Movimento de Unidade e Ação.



MUB - Movimento de Unidade Bancária (PC do B). Veja PC do B.



MUC - Movimento Universidade Crítica.



MUD - 1. Movimento de Unidade Democrática. 2. Movimento Universitário de Desfavelamento.



Mudança Revolucionária, Modelo de - Segundo a teoria marxista da revolução, o modelo de produção capitalista determina a estrutura das relações sociais, ou seja, o estabelecimento de duas classes: a classe governante ou dominante e a classe dominada. A classe dominante explora a classe trabalhadora, através do lucro, a “mais-valia”, que deveria pertencer unicamente ao trabalhador. A classe governante, através da modernização de seus meios de produção, ocasiona uma exploração cada vez maior. A classe explorada, por sua vez, se torna alienada, exercendo trabalho braçal repetitivo e sem perspectiva de melhoria salarial. Porém, com a consciência de classe da classe explorada, essa se torna unida e provoca a revolução, extinguindo o capitalismo e implantando a ditadura do proletariado. Veja Adestramento, Comunismo, Governo paralelo, Mais-valia, Manisfesto Comunista, Movimento de massa, Marxismo, Revolução, Revolução Cubana e Revolução Russa.



Mudjahedin - 1. Grupo dissidente do Irã, perseguido pelas Forças governamentais revolucionárias instaladas por Khomeini. 2. Guerrilheiros muçulmanos afegãos: organização criada para combater o Governo pró-soviético instalado em Cabul após a invasão da URSS, apoiada pelos EUA. Com a expulsão dos soviéticos, em 1989, os grupos rebeldes passam a aterrorizar o país, com roubos, estupros e assassinatos, até o surgimento do governo dos Talibãs, que impuseram costumes islâmicos medievais. Veja Al-Qaeda e Talibã.



Mudjahedin Kalq - Organização Terrorista Iraniana.



MUF - Muslim United Front: movimento fundamentalista islâmico da Caxemira. Veja Fundamentalismo.



MUI - 1. Movimento Universitário Independente. 2. Movimiento Revolucionario de Izquierda. 3. Movimento da Unificação Internacional: fundado pelo Reverendo Moon em 1954, após retornar à Coréia do Sul. O Reverendo Moon foi libertado do campo de extermínio comunista de Hung Nam, Coréia do Norte, em 1951, por Forças de Paz da ONU.



Mukhabarat al-Ammah - Diretoria das Informações Gerais (Egito): serviço secreto subordinado diretamente ao Presidente da República.



MUNGE - Movimiento de Union Nacional de la Guinea Ecuatorial.



MUP - 1. Movimento de Unidade Progressista. 2. Movimento de União Patriótica. 3. Movimento de Unidade Popular. 4. Movimento Universitário Popular.



MURABITUN - Milícia Muçulmana Sunita (Líbano).



MURB - Movimento Unificado da Revolução Brasileira: pregado por Francisco Julião, no México, onde vivia no exílio após a Contra-revolução de 1964. Veja Ligas Camponesas.



MURD - Movimento Universitário de Resistência à Ditadura. Veja AP (Ação Popular), UIE, UNE e USP.



Muro da Vergonha - Veja Muro de Berlim.



Muro de Berlim - O “Muro da Vergonha”, que dividiu a cidade de Berlim durante a Guerra Fria, foi construída por milhares de operários, na noite de 12 para 13 Ago 1961. O Muro atravessava rios, lagos, canais, e dividia casas, igrejas e ruas ao meio. O lado oriental da cidade, depois da II Guerra Mundial, ficou com os soviéticos, e o setor ocidental com os franceses, os britânicos e os norte-americanos. Além do Muro em si, em alvenaria, havia soldados, cães farejadores, arames farpados, minas e mirantes para impedir a fuga. Entre 1961 e 1989, cerca de 1.000 pessoas morreram na Alemanha tentando atravessar a fronteira, 230 delas ao escalar o Muro. Foram presas 75.000 pessoas, que tentaram fugir do Comunismo implantado na então Alemanha Oriental. No dia 9 Nov 1989, houve a “Queda do Muro”, que permitiu a unificação da Alemanha e prenunciou o colapso da União Soviética, que viria a ocorrer em 1991. A II Guerra Mundial havia reduzido a população de Berlim de 4 milhões para 2,8 milhões, com a destruição quase total do centro da cidade. Veja Instituto 631 e STASI.



Museu do Comunismo - Museu virtual do comunismo, criado pelo professor Bryan Caplan, PhD em Economia pela Universidade de Princeton, EUA (www.gmu.edu/departments/economics/bcaplan/museum/musframe.htm). Veja Livro Negro do Comunismo (O) e acesse www.olavodecarvalho.org/, que possui vários artigos e links relacionados ao assunto.



MUST - Movimento Urbano dos Sem-Teto.



MUT - Movimento Unificado dos Trabalhadores (1945 a 1947).



Mutilação feminina - Khitan: mutilação do órgão sexual feminino (clitóris). Aplicada, principalmente, a mulheres muçulmanas. A mutilação pode ser: 1) clitoridectomia: extirpação total ou parcial do clitóris; 2) excisão: extirpam-se o clitóris e os lábios menores, total ou parcialmente; 3) infibulação: extirpam-se todos os genitais externos e se costura quase todo o orifício vaginal. A ferramenta para a mutilação pode ser um pedaço de vidro, a tampa de uma lata, conchas, pedras, gillette, uma tesoura ou uma navalha; quase não se usa anestesia, apenas água fria para intumescer o local. A mutilação é prática comum na África e Oriente Médio (incluindo cristãos e animistas), e em comunidades de imigrantes em países latino-americanos, asiáticos, europeus, no Canadá e nos EUA. Praticada por mais ou menos 80% da população do Egito, Somália, Mali, Etiópia, Eritréia, Guiné, Sudão, Gâmbia, Serra Leoa e Djibuti. Cresce o número de mulheres com excisão do clitóris em Londres, Paris, Quebec e Los Angeles, devido à emigração muçulmana para essas localidades. A mutilação é associada à castidade e à crença de que diminui o desejo sexual feminino, reduzindo o risco de infidelidade (na infibulação, o mulher “costurada” só é “aberta” para o marido). A prática da mutilação feminina é anterior ao cristianismo e ao islamismo, era praticada pelos “falashas” (judeus etíopes) e não é preceito de nenhuma das chamadas “grandes religiões” (judaísmo, cristianismo e islamismo). A mutilação feminina é combatida no mundo todo por movimentos de direitos das mulheres.



MVC - Movimento Via Campesina (México): ligado a grupos insurgentes, como o EZLN (Chiapas). Veja EZLN e Organizações de “Frente”.



MVD - Ministiérstvo Vnutriênnikth Diel (Ministério do Interior, da Rússia atual): órgão da polícia secreta soviética durante um curto período de 1953. Veja KGB.



MVMB - Monumento Votivo Militar Brasileiro: localizado em Pistóia, Itália, abriga o cemitério dos pracinhas mortos na II Guerra Mundial em solo italiano.



MVP - Movimiento Villero Peronista (Movimento de Favelas Peronista), Argentina.



MVTU - Moskóvskoi Vischeie Tekhnítshskoie Utchilichtch (Escola Técnica Superior de Moscou). Veja UAPPL.



M-X - Peacekeeper ICBM (USA): nome de míssil balístico intercontinental. Veja ICBM, SALT e START.



MZF - Missionszentrale der Franziskaner: ONG alemã, financia o MST. Veja MST.



MZLN - Movimento Zapatista de Libertação Nacional. Veja EZLN.





Arquivos I - Apresentação e Bibliografia:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=936&cat=Artigos&vinda=S



Arquivos I - A e B:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=926&cat=Artigos&vinda=S



Arquivos I - C e D:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=927&cat=Artigos&vinda=S



Arquivos I - E e F:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=928&cat=Artigos&vinda=S



Arquivos I - G, H e I:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=929&cat=Artigos&vinda=S



Arquivos I - J, K e L:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=930&cat=Artigos&vinda=S



Arquivos I - M:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=931&cat=Artigos&vinda=S



Arquivos I - N e O:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=932&cat=Artigos&vinda=S



Arquivos I - P, Q e R:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=933&cat=Artigos&vinda=S



Arquivos I - S e T:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=934&cat=Artigos&vinda=S



Arquivos I - U, V, W, X, Y e Z:



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=935&cat=Artigos&vinda=S





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui