Usina de Letras
Usina de Letras
231 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Balanço em verde e amarelo -- 30/06/2002 - 09:22 (Thelma Regina Siqueira Linhares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É hora de balanço. Balanço em verde-amarelo.

Repensando os últimos trinta dias vividos no Planeta Terra – ou Planeta Bola ? – no evento esportivo da 17ª Copa do Mundo.

O futebol, uma invenção inglesa do final do século XIX, tem suas origens na Antiguidade, em várias civilizações e tempos diversos. Mas foi de lá, que o futebol foi se popularizando em todos os continentes, profissional ou de forma amadora e por lazer. Aqui, no Brasil, é, verdadeiramente, uma paixão nacional.

A Copa do Mundo de Futebol é realizada a cada quatro anos, desde 1930. Por conta da II Guerra Mundial, teve duas edições canceladas, naquela década de quarenta. E, a cada evento, jogadores e torcidas compartilham sonhos e frustrações, na disputa da taça, de fama, de dinheiro e de alegria.

Nesta Copa de 2002, percebi algumas peculiaridades.

O amor pátrio, o orgulho de ser brasileiro, o usar e abusar das cores nacionais, o cantar o hino se refletiam no cotidiano de pessoas de diferentes idades e condições socio-econômicas.

A cobrança da torcida de 170 milhões de brasileiros - técnicos natos – das etapas classificatórias e anteriores ao início do torneio, foi dando lugar à confiança, ao respeito. A obrigação de vencer cedia lugar a alegria de cada bom desempenho da seleção nacional, nem sempre tão convincente....

A atuação e o reconhecimento dos jogadores – individual e no coletivo. Uma humanização dos profissionais sem a preocupação de mitificá-los. E, especialmente, a referência de um nordestino – Rivaldo – quiçá o melhor jogador desta Copa.

O horário dos jogos, devido ao fuso horário, permitiu uma versão mais família, para nós, brasileiros. Talvez, contribuindo para reduzir excessos nas comemorações e contendo índices de violência e acidentes.

Do outro lado do mundo, quanto exemplo a seguir: organização, respeito e carinho às torcidas. Talvez por esses e outros valores, tradicionalmente, tão presentes na cultura oriental.

Hoje, na decisão do 3º lugar, que belo gesto! Vencidos e vencedores, literalmente, dividindo entre si, tristezas e alegrias. Irmanados pelos ideais esportivos... quem dera, que fossem permanentes...

E, faltando poucas horas, as seleções de dois povos, de histórias tão diferentes, estarão vivenciando e proporcionando emoções. Quisera que, o placar seja verde e amarelo. Para alegria de seu povo, que confessando superstições e buscando superações, não esqueceu seu dia-a-dia, a luta pela sobrevivência.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui