Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Composta de palavras -- 05/03/2003 - 00:59 (PEDRO BRASIL JUNIOR) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Composta de palavras
- Pedro Brasil Jr -

Aquela manhã tinha em sí algo de estranho. Embora houvesse um sol bonito e raras nuvens no céu, havia uma estranheza qualquer...
Me debrucei no parapeito da janela, olhei para os lados e ajeitei as venezianas encostando-as junto à parede. Foi aí que descobri a melancolia daquela manhã aparentemente tranquila : o vento!
Sibilava uma canção triste e circulava paulatinamente. Até os cachorros podiam sentir qualquer coisa além dos olhos. Respirei fundo e oxiginei os pontos mais profundos do meu ser. Havia uma jornada pela frente e a melancolia do dia não poderia se apoderar de mim. Foi neste instante que ví se aproximar um desses carrinhos de catadores de papel. Ele chegou em frente de casa, remexeu o lixo, catou alguns papelões, ajeitou do jeito que sabia, tirou da cabeça um boné surrado e deixou à mostra um bom tanto de calvície.
Fiquei observando o homem e, ao mesmo tempo, divagando sobre os porquês da existência dessa gente sofrida que vivem à margem. Mas vivem !
Decidi então doar a ele alguns jornais, umas calças que já não usava, uma blusa e daí, acabou surgindo uma conversa um tanto proveitosa:
- Pois é, doutor ! A gente luta muito, mas vale a pena viver assim mesmo !
- O senhor mora longe?
- Vila Pinto! Conhece ?
- A vila? Claro!
Rimos da colocação, não havia como .
- Pois é, eu sempre vejo vocês pelas ruas, carrinhos abarrotados...dá pra sustentar a família?
- Não é muito o que se ganha. Uns 8 reais por dia. As vezes 10, por aí...
-E sua casa, como é ?
- Ah! O barraco? Tá lá, em pé. Meio pau-a-pique, sabe, mas tá em pé. Aliás coisa que tem que ficá em pé é o pau, o senhor não acha?
- Tenho certeza !
- E sabe? A minha mulher não reclama de nada. Ela sai sempre comigo, mas hoje fiquei sozinho. Ela tá com o mal-dos peitos...
- Coração ?
- Não! Ela disse que foi no postinho de saúde ontem, tava com dor.
- É grave então ?
- Sei não, sabe? Tó achando que é conversa pra boi dormir.
- E o boi neste caso é você ?
- Que é isto, homem? Eu sou burro-sem-rabo. Essa coisa de boi pode pegá mau, né?
- Eu não quiz ofender !..
- Ah! Não se avexe! Eu já sofri do mal-dos-chifres...
- Ih! Então tem disso também ?
- É ! Era outra muié. Não me ajudava, ficava no barraco bundeando, abrindo as pernas à tóa. Aí já viu? Mas passou...
- E teve algum outro mal ?
- Ah! Já sofri do mal-do-veado...
Aí, as gargalhadas não puderam ser contidas. Tava alí alguém muito engraçado, contando, quem sabe? - verdades ou mentiras. Mas estava divertido.
- Mal-do-veado? - É... hemorroida ?
- Hemorroida? Que é isso ?
- Xíííí! Agora complicou. Mas vou explicar.
- Ah! É isso? - Não, não! Que é isso, tá me estranhando ?
- Não! Mas pensei.... de repente, né?
- Mal-do-veado é tétano! Quase me fui !...
- Hummm! Bem, mas já que venceu esta, o que se passa agora ?
- Comigo ?
- É ! Você, a mulher, o mal-dos peitos...
- Ah! Bão... Sabe? Eu tó achando estranho afinal, cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça, né ?
- Então fica dificil trabalhar tranquilo ?
- Ah! Quer saber? Eu nem ligo... as vezes me enrosco com umas outras por aí, sabe como é...
- Hummm! E fora o trabalho, o que mais você faz?
-Quando dá, vou pescar. Mas não sou mentiroso, viu?
- E pesca onde?
- Vou de magrela lá pras bandas de Piraquara .Tem ums rios bons, pesqueiros bons pra gente molhar as minhocas.
- E pega muito?
Ele riu de leve.
- Que é isto doutor - tá me estranhando?
- Peixe né, do que estamos falando?
- Pega pouco, as vezes da pra garantir a mistura da semana. O problema são os espinhos das traíras. O senhor também pesca?
- É raro! Mas prefiro na beira do mar..
- Já pesquei alí também, no mar. Isso foi quando morei em Salvador.
- O senhor é baiano ?
- Sergipano! -Mas lá de cima, todo mundo é gente boa. As lembranças são muitas... E o que o senhor pesca?
- Eu aprecio as pernas-de-moça, as cavalas-verdadeiras..
- Eu também ! E vejo tantas todos os dias...Tem umas dona que ó..caldão!
- Mas eu estou falando de peixe...
- Eu sei, mas é que os seus peixes aí lembraram outra coisa...
- E lá onde o senhor pesca as trairas, tem muito pássaro ?
-Tem uns coleirinhos, uns pintassilgos, umas codornas...As vezes a gente pega algumas...Dá aquela janta!
- Já pegou alguma rola-de-são-josé ?
-Que é isso homem? Tá me estranhando de novo ?
- É só uma pomba, ora!- Mas que soa estranho soa. E depois, a gente vai mesmo é pescar!
- É.. mas o lugar tem outros bichos, daí...
- Tem mesmo ! Já encarei cachorro-do-mato, enxu-da-beira-do-telhado e cobra-de-duas-cabeças. Essa dá medo mesmo!
- Esta nunca ví ! Nem sabia que existia..
- Existe o bicho. Ou melhor, a bicha rasteira...
- Pelo visto o senhor já rodou de norte a sul, conhece das coisas...
- Tó com 54 nas costas. Já me meti em cada matão....Já ví cada bicho feio... Já encarei até homem brabo com facão de mateiro. Um golpe e é buraco na certa.
-Onde foi isto ?
- Lá na Paraíba. Tinha um paraibano que só tomava cachaça curtida com escorpião. O homem era o capeta em figura de gente. Um dia, sem saber da fama do dito cujo, acabei me enroscando com a fera num boteco. Olha, nunca corrí tanto na minha vida. A corrida foi tanta que passei pela divisa de estado. Fui embora, acabei em São Paulo e lá sofri muito. Agora tó aqui, mais velho, mais tranquilo, ou melhor; quase tranquilo pois, como lhe disse, tó meio desconfiado da Das Dor.
- Das Dor ?
- Ah! Minha muié...é o nome dela. Das Dor. E sabe?- Combina com a fia da mãe. Vive com dor aqui e alí. Sei lá...é tanta dor, né?
- Não sei! Nesses assuntos, prefiro ficar de fora!
- O senhor tá certo! E sabe, logo vou pra casa. Se foi o que tó pensando, vou fazer o chico-das-dores trabalhar um pouco.
- Chico-das-dores ? Quem é ?
- O meu chicote, oras !
- O senhor tá louco? E a polícia?
- Dá nada não ! A safada até gosta !
- E se ela for honesta, direita ? E se tiver mesmo doente ?
- Bem; aí vou preparar uma maravilha-do-sertão e ela vai ficar muito boa!
- Maravilha-do-sertão ?
-É um chá ! O danado é feito com as flores da catinga-de-porco. É tiro e queda !
- Mata?
- Não! Pelo menos não pelo efeito do chá. Mas se o sujeito não der no couro, pode saber, vai ficar mortinho, mortinho...
- É ..o senhor é bem milongueiro ?
- Milongueiro ?
- É...uma espécie de feiticeiro, essas coisas..
- A gente faz aquilo que aprendeu, né?
Nesse instante, ele pegou um toco de fumo e começou a picar. Ofereci um cigarro. Ficaria mais fácil. Ele pegou, acendeu, baforou e disse:
- Puta merda ! Como é bom um cigarrinho, né? Espairece. Faz mal mas espairece!.
- É..eu concordo!
- Pois é seu...
- Pedro !
-Pois é seu Pedro, a proza tá muito boa mas sabe, ainda tenho que catar muito papel por aí e ademais, tó mesmo preocupado com a Das Dor. Sabe? Ela é meio esquisita mas na hora do vamo vê, é coisa do outro mundo. Daí a gente se apega, fica querendo mais, essas coisas...
- Mas ... e se ela tiver pulando cerca ?
- Home do céu, agora tó com uma faca de dois gumes. Se ela tivé mesmo pulando a cerca, lá vou eu sofrer do mal-dos-chifres de novo e continuar rodeado pelos amigos-da-onça. Mas se ela não tivé, vou ficar de olho bem aberto, quinem mocho-orelhudo. Nunca a gente sabe de fato se a nossa muié é uma maria-sem-vergonha. O senhor também abra o olho, hein?
E lá se foi o dito burro-sem-rabo para suas andanças. E eu fiquei parado no portão rindo daquela conversa tão esquisita e também, tão engraçada. Até o vento mudou o sibilar e o sentido. Agora, as venezianas abriam e fechavam como se também estivessem a rir da conversa.
-Ctba- 12/set/2002

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui