Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A arte em tuas mãos. -- 23/02/2003 - 15:46 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Passear pelo fascinante mundo das artes plásticas e apreciar obras de diferentes autores, periodo e estilos, é uma alternativa que não se restringe à poucas pessoas. Voce pode e deve participara, ao contrário do que pensam algumas pessoas, há opção bastante interessante : o circuito das galerias , bienal de artes plásticas, exposições coletivas em vários locais e escritórios de arte museus. Esses espaços não se preocupam apenas com venda, mas também com a difusão da cultura. Além de seus ricos acervos, o visitante pode aprofundar seus conhecimentos em alguns cursos e oficinas, promovidos pelos seus organizadores. Informações sobre história da arte, palestras com artistas fazem parte da agenda cultural. Algumas galerias contam com acervos capazes de fazer inveja a muitos museus de arte. Eu como artista plástico, penso e tenho certeza que o brasileiro não estar habituado a visitar museus e galerias. " Acho que esse quadro está mudando, já que nas mostras de grandes qualidade e de artistas conceituados, a visitação do público é grande. Falo isso nos grandes centros, porque a maioria dos municípios do nosso Brasil não tem uma casa de Cultura ou mesmo um centro cultural. Quando alguém compra uma obra de arte, compra também conteúdo cultural e estético. Por isso a função do educador na área artístico-cultural é importante, seja professor, curador, artista, etc...Mas só para lembrar,- Escultura: segundo o tratado Internacional de Genebra, até 12 esculturas produzidas de um mesmo molde são consideradas peças únicas e são numeradas. Passando disso viram múltiplos, considerados obras de artes, mas de menor importància. Não perdem o valor porque continuam sendo criação do artista.- Gravura : pode ser trabalhado de várias formas e com diversos matérias-primas. Dependendo de como é feita, pode ser chamado de : Xilogravura : desenha em cima da madeira, o processo, em relevos, é entintado com rolo de borracha, mas os sulcos são poupados da tinta e ficam brancos. Calcografia : desenha-se em uma placa de cobre ou zinco com uma ponta de aço, a tinta penetra no sulco, ( ao contrário da xilogravura ). É a técnica mais cara e que oferece o menor número de cópias. Litografia : o desenho é feito em cima de uma pedra calcária com lápis gorduroso e é fixado, exclusivamente, nas partes gordurosas com uma solução de goma arábica com ácido. Serigrafia : usa-se uma tela de seda com trama aberta, recoberta com verniz onde deve ficar em branco. Aplica-se a seda sobre o papel, cobre-se de tinta com um rolo ou pincel, passando-se a tinta onde não há verniz. É uma técnica que oferece o maior número de cópias. Monotipia . gravura com uma só cópia, é original. -Gravura . sempre é múltiplo. -Aquarela : trabalha-se diretamente em papel feito de a base de algodão. As tintas e os pincéis são especiais para aquarela. É uma peça original. -Tela : pode-se trabalhar com acrilico ou óleo, diretamente na própria lona. Também é uma peça única. Colaboração dada pelo artista plástico, José Angelo Cardoso, professor de artes, poeta, contista.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui