Usina de Letras
Usina de Letras
196 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62269 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O poeta,escritor,artista, J. Angelo. -- 22/02/2003 - 16:38 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Talento se explica ? às vezes, mas nesse caso não : Se sente, se absorve, se admira. Eu como artista plástico, membro do Comite Nacional Brasileiro da Unesco. Poeta, contista, faço a simples observação das minhas obras, que mostra o artista nascer artista. Eu José Angelo Cardoso, conhecedor da área cultural e absolutamente livre. E que a melhor definição que faço, é que eu próprio ofereço, minha produção cultural independente. Não pertenço a grupos, facções ou movimentos. Meus movimentos estão no riscar o carvão, pintar uma tela, criar um objeto, seja ele visual ou literário. Manipular as fantásias, o lúdico, o absurdo, faço isso também na parte literária, e quando escrevo me deparo com a liberdade, num vóo único e solitário. Minha temática principal é a natureza, figura humana, fria e instintivamente esterilizada, a retratar a vida como elea é. A genialidade está em atingir o essencial, o simples, e com isso ressaltar aspectos da realidade em que vivemos, que muitas vezes passam despercebidos à nossa vista. Para o escritor inglês, W. H. Auden ; a formação do poeta percorre três etapas. A primeira e a do poeta do imaginário, que imita a poesia em geral. Certamente o tipo de obra feitas pela maioria dos adolescentes e enamorados. Na segunda etapas o poeta continua imitando, mas agora determinadas poesias em particular, um autor celebre, um poeta preferido. Na terceira etapa enfim, o poeta se encontra consigo mesmo com visão do mundo e linguagem próprias. Deixa de ser um poeta e passa ser o poeta ; esta reflexão vem a tona quando se lê estes poemas de de minha autorias. Assim como a maioria dos poetas Brasileiros, poesia para mim, é ação, tomada de consciência, colocações de posições. Para fazer poesia, o poeta deve viver e estar proximo das pessoas, de seus problemas, de suas lutas, seus amores, de suas poucas alegrias, pode ser um poeta-vidente, mas é também um ser humano. Tenho uma mostra variada da poesia que se faz no Brasil ; de manter-se simples, compreensivo, um intelercutor a nivel de todas as sensibilidade. Em contrapartida, valorizar certas idéias associadas a sentimentos de amor e fraternidade, só faz inaltecer o meu trabalho literário e artístico. Em meus trabalhos de artes plásticas, a genialidade é mostrar o simples, o essencial, o belo. Como Presidente fundador da ACADEMIA GUAIRENSE DE LETRAS. Mostra a minha preocupação com a cultura local, regional e nacional. Acho que meu trabalho é também muito adequado à nossa época, porque nos coloca frente a frente com o veloz mundo do homem urbano, rural. -José Angelo Cardoso.-Poeta, contista, artista plástico.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui