Usina de Letras
Usina de Letras
99 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50681)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Poesias-->Sai Baba Me Tocou- Paulo Nunes Batista -- 20/03/2004 - 17:25 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SAI BABA ME TOCOU

Paulo Nunes Batista*



Quando eu ia intervir, mas falar não devia,

A Mão da Paz do Amor tocou-me de mansinho

E eu sentindo da Luz o divino carinho

Vesti-me todo assim de silêncio e harmonia.



Sai Baba me tocou na alta Sabedoria

Que diz ao coração: tu nunca estás sozinho

Deus – a Rosa do Bem – aromatiza o espinho,

E vive a vida a ungir de Beleza e Poesia.



Enquanto o furacão da Maldade desaba

O toque recebi da Estrela de Sai Baba

E minha alma de Paz toda se iluminou.



Não que eu julgue possuir qualquer merecimento,

Mas, só para me dar mais um Ensinamento

Com Sua Mão de Luz Sai Baba me tocou!...



(*)Nono filho do poeta Francisco das Chagas Baptista e da prima deste, Hugolina Nunes Baptista (que na mocidade fora cantora de coro de igreja),nasceu no”rincão pequeno” cidade da Parahyba-atual João Pessoa, capital do estado da Paraíba do norte,no dia 2 de agosto de 1924,Sábado,ás 10 horas do dia-,sob o signo de Leão (traz, portanto,o sol na cabeça e o calor do Nordeste fervendo em seu sangue).; morou em mais de 20 localidades do Brasil entre corrutelas e grandes capitais como: Rio de Janeiro, Belo Horizonte,São Paulo, Recife,Maceió,Goiânia ( não se esquecendo de citar Lagolândia, em Goiás, onde foi “ seu”Coletor em 1969), mas considera-se cidadão do mundo –afirmando alto e bom som que a Terra é sua Pátria e o AMOR sua única bandeira.

Mede só 1,55 m de estatura mas não mede ninguém da cabeça para os pés – mas da cabeça para cima.

Casado com Eulina Silva Batista, é pai de 11 filhos

(de seu conhecimento) 18 netos, 8 bisnetos, e mais os que venham pela graça de Deus.De ateu e à toa tornou-se Espírita E vai muito bem, obrigado, até agora.

Em Belo Horizonte, onde foi jornalista do bravo “Jornal do povo” (PCB) só era conhecido pelo seu nome-de-guerra Pena Brasil ( para, no caso de ser preso, enganar a polícia,

Dizendo que ele não era ele, mas que sentia muita pena do Brasil ( pena, Brasil.; ). Aliás, daqui a 145 dias completa 80 anos de existência sofrida na atual reencarnação, mas Para os da direita ele é esquerdista Para os comunistas ele não é nada Para os espíritas ele é umbandista Para os umbandistas ele é espírita Para os daimistas ele não é do “daime” (embora beba o chá há Mais de 13 anos) Para os escritores e poetas de elite Ele é simples cordelista Para os cordelistas ele é um “acadêmico”. -Não torce por nenhum time de futebol nenhuma escola de samba nenhum partido político não fuma, não bebe alcoólicos, não joga,não mente -não faz parte de nenhuma igreja e sempre foi um livre atirador nas lutas pela Justiça e a verdade. E se lhe perguntam quem ele é possivelmente ficara calado Porque até hoje não sabe Quem ou o que é na realidade Se isto, se gente,ou só uma coisa

Que pensa e que anda, que come, descome, que bebe, desbebe

Que dorme e se acorda Para fazer e desfazer Para viver e morrer até que o espírito de seus O leve ao autoconhecimento através da infinita Vida Como Cordelista. Escreveu, desde 1949, Mais de 300 folhetos e folhas Dos quais mais de 140 editados Mais de 60 publicados na imprensa E tem mais de 100 inéditos ( sendo só no gênero ABC mais de 200) alguns com várias edições e 1 livro. Como poeta e escritor erudito já editou 9 livros e vários opúsculos fora os originais inéditos que dariam diversos volumes È mencionado em mais de 100 obras de outros autores, inclusive antologias, de que consta. Com Dona Loló e Jarbas de Oliveira fundou a ULA –União Literária Anapolina, que aí está dando frutos.

Foi jornalista em Anápolis,Belo Horizonte e São Paulo e colabora Na imprensa do Brasil e de Portugal – em prosa e verso – desde os idos de 1941. Foi preso político em São Paulo e em Recife No saudoso ano de 1952 quando o governo federal o obrigou a ser seu hóspede e vestir o macacão de detento sem ter cometido nenhum crime a não ser o de desejar um Brasil melhor para todos sem desemprego, sem miséria, sem fome mas com muita liberdade,saúde,alegria,cultura,educação para o povo.

Foi jornaleiro, poeta profissional ambulante, escriturário, cobrador de Ônibus,corretor de imóveis,professor,auxiliar de consultório médico, Funcionário público, cavougueiro, é formado em Direito –mas nunca advogou –E não sabe porque o elegeram para a Academia Goiana de Letras, O Instituto Histórico e Geográfico de Goiás É para sócio-correspondente de algumas Academias de Letras do Brasil, inclusive a Academia Paraibana de Letras, Porque acha que nada fez para merecer tais honrarias. Finalmente, Recebeu da Câmara Municipal de Anápolis O Título de Cidadão Anápolino E existe na cidade No Bairro polocentro I A Rua Poeta Paulo Nunes Batista Homenagem do Dr. José Epaminondas Costa em Loteamento seu, devidamente aprovado e que constado mapa urbano de Anápolis reproduzido em lista telefônica. Tomou posse na AGL com discurso rimado, caso único nos anais da Academia. Nada disso o envaidece porque s abe de suas muitas limitações e de seus nenhum méritos mas agradece a bondade de todos e Sabe que nada disso acontece por acaso pois o nome Anápolis já estava – com todas as letras –Escrito em seu nome Paulo Nunes Batista. Como é Importante Saber que vai viver para sempre A despeito de tudo o que dele disserem. E Deus é o espírito Como afirmam a Bíblia cristã E todas as bíblias de todos os povos do Mundo A quem ama e só deseja o Bem Até que o Infinito se acabe Com as bênçãos de Jesus o Cristo e do Baghavan Sri Sathya Sai Baba AMÈM.

AGL.(Academia Goiana de Letras )







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui