Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->41. NA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA -- 09/05/2003 - 06:31 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Juvenal não aceitou a recomendação do tio e foi logo buscando uma clínica que pudesse ajudá-lo quanto à frieza com que encarava os males que alcançavam as pessoas. Nunca hesitara em atirar contra os coitados que se atravessaram em seu caminho. Temia, contudo, vir a ser descoberto por Macedo, de forma que as teses espíritas colidiam com seu interesse em preservar a liberdade de ação.

Raciocinava confusamente, sem estabelecer direito o que queria da vida. Via-se premido por forças malignas terrenas, gente da organização criminosa que se dava ao direito de gerenciar-lhe os interesses e guiar-lhe a conduta. Sabia que não escaparia das garras desses pseudo-protetores, que lhe prometiam luxo e riqueza a troco da prestação de serviços absolutamente incompatíveis com os princípios morais que os espíritos exigiam dos indivíduos para galgarem um nível mais adiantado na escala evolutiva.

Ia para o tratamento com o intuito de se tornar um cidadão comum e não um aleijão social. Se se tornasse uma pessoa de bem, acabaria não servindo mais para os quadrilheiros internacionais. Aquela gente só se interessou por ele em virtude de sua liderança criminosa. Contudo, conhecia os riscos que iria correr quando solicitasse permissão para desistir. Imaginou que pudesse comprar a liberdade, tendo em vista que quase nada sabia a respeito das atividades deles. Eles, sim, é que tinham conhecimento de seus crimes, tendo o controle de todos os que pertenceram ao seu grupo. Os rapazes, com certeza, mantinham a boca de fumo noutro endereço. Além do mais, lhe haviam prometido eliminar os assassinos de Lutécia, o que o preocupava sobremaneira, porque acabaria definitivamente nas mãos deles.

Pensava nos cuidados com que Armando, comparsa e companheiro, se cercava para atender-lhe as solicitações, precisando ambos combinar na calada da noite tudo o que ainda tinham em comum, sem se encontrarem, todavia, porque os encontros estavam proibidos.

O episódio da arma devolvida o deixou revoltado com a petulância dos malfeitores. Embora não se assustasse com tal poder, não queria já passar pela vida sem realizar algo que pudesse ser levado em conta de generosidade e desprendimento. Simplesmente, havia tomado consciência de que a fortuna que o pai lhe deixara, acrescida de muitos dólares que ele mesmo reunira com o tráfico, lhe daria todo o conforto a que se habituara.

Tais ondas de boa vontade se chocavam, entretanto, contra os rochedos de um ódio entranhado contra a mãe. Mesmo quando divagava o pensamento pelas regiões da suprema felicidade dos espíritos mais evoluídos, conforme as sugestões que lera nas obras de Kardec, não se via ali, porque se punha a perseguir aquela criatura que o gerara e que o abandonara, com toda a certeza por razões da mais perversa lascívia, prostituta que fora.

E Juvenal não dava a ela nenhuma condição para atenuar a culpa, como se corresse pelas veias de Terê aquele mesmo sangue contaminado que o tornara isento de sentimentalismo.

Agora que começava a entender a influência exercida sobre os encarnados pelas entidades espirituais, fato que negara peremptoriamente quando abandonou o terreiro após freqüentá-lo por cerca de um ano ou mais, achava ser possível entender os mecanismos psíquicos tendo como base as existências anteriores. Sendo assim, caracterizava a personalidade da mãe como de uma inimiga que fora forçada pelas circunstâncias a agasalhá-lo no ventre, até despertar para a possibilidade de causar-lhe o pior dos sofrimentos, através do abandono e do menosprezo.

Neste ponto das reflexões, buscava embutir nos refolhos da mente perversa da mãe a figura de Lutécia, sem atinar a razão de tão meiga criatura ter sido considerada tão descartável quanto ele. Sabia que o pai havia exercido forte pressão para manter os filhos junto a si e que declarara perante o juiz qual tinha sido o passado da mulher. Mas a desavença que acontecera entre o casal ficara mais ou menos encoberta para as crianças, compreendendo Juvenal tardiamente que a mãe fora acusada de traição conjugal.

Eis, em resumo, o que levou o rapaz ao médico em sua primeira entrevista, omitindo, é claro, os atos violentos contra a vida, velando o mais que pôde as atividades no ramo dos tóxicos, deixando de mencionar por completo a ascendência que os bandidos exerciam. Insistiu em ser examinado fisicamente e não mentalmente, sugerindo que estivesse com algum tumor no cérebro com o fito de ser submetido a testes científicos avançados, conforme ouvira os professores na escola e os cientistas nos programas de televisão.

O Doutor Moacir, lente universitário dos mais renomados em sua especialidade, ouviu com muita atenção a longa exposição do moço, sem apartear nem demonstrar nenhuma reação emocional que denunciasse qualquer estado de espírito alterado. Finalmente, manifestou-se:

— Vamos realizar todos os exames necessários para atendê-lo em sua reivindicação. São exames que, se executados em clínicas particulares, irão ser muito dispendiosos. Você está disposto a fazer um depósito de vinte mil dólares em nome da clínica?

Sem pestanejar, Juvenal efetuou uma rápida multiplicação e preencheu um cheque com o valor equivalente em reais, esclarecendo:

— Eu bem sei que este dinheiro poderá desfalcar-me significativamente, contudo, não posso ficar na dependência da boa vontade do serviço público de saúde, onde os prazos se estendem e o atendimento deixa muito a desejar. Quero concluir tudo o mais depressa possível, sabendo que, por mais rápidas sejam as instituições, ainda assim irei ter de enfrentar alguns meses de tratamento, porque eu quero me sentir deveras curado.

O médico recolheu o cheque, passando imediatamente um recibo, enquanto ia explicando:

— Se o seu caso for simples, devolveremos o saldo após abatermos as despesas e emolumentos médicos. Mas é preciso que você fique desde já prevenido quanto às implicações decorrentes dos resultados dos exames, o que poderá encarecer sobremodo o tratamento. A nossa empresa possui vínculos com clínicas dos Estados Unidos e da Europa, de sorte que, se os recursos que temos aqui não forem suficientes, apelaremos para os centros mais adiantados. Nunca, porém, você ficará sem saber a quanto montam as despesas, porque é sumamente desagradável para as famílias sentirem-se lesadas. Sendo assim, uma vez por semana, lhe passaremos um extrato de sua conta.

Juvenal impacientava-se mas considerou que era preciso dar absoluta segurança ao médico para agir da melhor maneira possível. Por isso, ouviu a lengalenga sem se perturbar, respondendo ao final:

— Estou ciente de tudo. O senhor pode ficar tranqüilo que minhas posses cobrirão os gastos. Se precisar de fiador...

— É claro que a fórmula do depósito evita tal figura. Mas vamos iniciar com um simples exame de rotina. Por favor, tire a camisa e sente-se na maca.

Foi uma longa auscultação médica acompanhada de inúmeras perguntas relativas aos hábitos do paciente. Enquanto ia examinando e perguntando, Moacir preenchia um formulário minuciosíssimo na tela do computador.

Ao sair do consultório, Juvenal levava as solicitações de dezoito exames diferentes e uma série de endereços. O que o deixou bastante contente foi o fato de que todos os exames tinham sido marcados com horários que respeitavam o deslocamento e a necessidade de jejum. Era uma verdadeira maratona clínica para os próximos dez dias.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui