Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->RESPOSTA A UM VICIADO -- 13/02/2003 - 15:47 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tem sido um pouco comum pessoas me enviarem comentários anônimos. Ontem recebi mais um, que segue abaixo. O endereço webpoint@wh38.terraempresaas.com.br aparece como remetente quando o remetente não tem coragem de aparecer, deixando por isso de preencher o campo e-mail. Pela linguagem percebo não ser aquele mesmo que me enviava várias mensagens agressivas em 2001, a menos que ele tenha estudado bastante, porque as mensagens continham muito mais erros.

De:
Para:
Assunto: Usina de Letras -- Contato do Leitor
Data: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003 17:51

Mensagem referente ao texto ESCALADA DA TOXICOMANIA - MACONHA, O SEGUNDO PASSO - Artigos.
“o senhor fala como um padre careca e horrivelmente despretensioso e bem-intencionado. não me admira que tenhas publicado o teu texto como se fosse uma prece...e, realmente, só um padre ou alguém muito distante de qualquer realidade poderia acreditar que os seres humanos vão parar de usar drogas, depois de milhares de anos fazendo isso. a cocaína, até o século passado, era vendida em farmácias, e nem por isso o seus consumo era maior (era certamente muito menor...) vê se te liga”.

Caro desconhecido,
Imagino que a realidade não seja bem a que você acha. Drogas viraram problema maior depois da disseminação do tabaco. Quando as pessoas nem sabiam quase nada sobre os malefícios da cocaína e outras drogas, ela até foi receitada por Sigmund Freud aos seus pacientes. Mas, quando um de seus pacientes morreu por efeito do tal remédio, é que ele começou a perceber que os efeitos colaterais seriam piores do que os benefícios. Posteriormente os estudos científicos comprovaram seus malefícios.
Entretanto, depois que os americanos disseminaram o tabaco por todo o mundo através dos seus astros do cinema, as coisas pioraram, porque os usuário de tabaco tem mais tendência ao uso e abuso de outras drogas. Todavia, como essas drogas chamadas pesadas são proibidas, seu uso é extremamente menor do que o do tabaco e o do álcool. O tabaco sozinho, segundo dados da OMS, registrados pelo Ministério da Saúde, “causa mais mortes prematuras que a soma das mortes causadas por Aids, Coca, Heroína, álcool, incêndios, acidentes de automóveis e suicídios” (Jornal Pampulha, 16 a 22/11/96, pág. 7). Por aí não é difícil perceber que, se todas essas outras drogas fossem hoje de uso livre como o tabaco, seu consumo seria maior, conseqüentemente maiores seriam os danos à saúde. Por décadas e décadas, apesar dos informes científicos, o consumo de tabaco vinha aumentando. Recentemente, após a novas leis que complicam a vida do fumante, a proporção da população que fuma está cada vez menor. E as restrições irão aumentando. Fumar hoje não traz prejuízo só à saúde. O convívio social está ficando bem mais difícil para os fumantes, porque as leis estão, cada vez mais, protegendo deles os ambientes coletivos. E isso é muito justo, porque é extremamente difícil ficar junto de fumantes, a não ser para quem já perdeu a natural aversão àquele mau cheiro.
Estamos ligados no assunto.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui